01/10/2014
Postado em: Conteúdo

 

Comunidade Orkut copy

De 2004 pra cá foram 10 anos de Orkut, em tempos de Internet isso é quase um século. Para o bem ou para o mal, o Orkut moldou os brasileiros quando falamos em redes sociais e, ao mesmo tempo, foi moldado pela gente. Vejamos agora algumas coisas que vão deixar saudades, e algumas que já vão tarde:

BEST

1)     10% de comunidades realmente úteis: Você queria comprar um dispositivo novo, ou precisava de um tutorial esperto para aquele programa? O Orkut era o lugar certo pra perguntar. As comunidades repletas de aficionados eram o ambiente ideal para um iniciante, ou mesmo um expert tirar as suas dúvidas

2)     90% de comunidades inúteis: Não serviam para absolutamente nada, mas eram divertidas; não eram poucas as comunidades como: “Nunca morri nessa vida”, “Deve ser chato ser uma árvore” ou mesmo “pensei que era sorvete mas era feijão”. Achar uma com a sua cara era muito fácil, difícil era entre tantas bizarrices conseguir ter uma ideia inovadora para criar a sua.

3)     Aplicativos: Farmville, Buddypoke e outros tantos deram início a uma febre que perpetua até hoje no Facebook. Claro, tiveram seu lado negativo, mas divertiram muitos usuários por longas horas. Triste é lembrar que todas as moedas do Buddypoke se perderam pra sempre. 😛

 

WORST

1)     Depoimentos: Começou como uma ideia legal, você poderia deixar uma recomendação para alguém que você realmente gostasse, mas logo virou um segundo mural de recados deixando o visual meio esquisito, além de depoimentos pra lá de vergonhosos.

2)     L33T: Escrever o Nick e textos com letras e números misturados era uma febre, o que pouca gente se ligava era como ficava difícil encontrar alguém fazendo uma busca quando o Nick da pessoa era quase ilegível.

3)     Gifs animados no Mural: Provavelmente foi o que gerou a expressão “orkutização” que ainda mete medo em alguns usuários do Face. Os gifs pulando e brilhando na tela normalmente eram as armas preferidas daquela tia que te manda powerpoints com música pelo e-mail.

Agora é possível acessar somente um museu online das comunidades mais relevantes da rede social. Tenha uma “sessão nostalgia”.