Marketing para pequenas empresas: sua marca e seu atendimento podem te trazer muito mais lucro

As grandes empresas já foram pequenas. Adivinhe porque agora são grandes.
18/12/2017
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dez

Conhecer os 4P’s não é o suficiente. Nem os 5S os 9T’s ou qualquer outro número seguido de uma letra. É preciso estudar, compreender, planejar e colocar o marketing pra funcionar.

Hoje a gente traz pra você 6 dicas super fáceis de implementar e que trazem grandes resultados. Não existe fórmula mágica, mas existe planejamento, mensuração e metas. Esses itens estão atrelados e dependem uns dos outros. Em poucas palavras, as ações de marketing pedem complementos, ações que quando atuam em sintonia, promovem grandes resultados. E não se esqueça: para grandes resultados, faça planos ousados.

Vamos às dicas:

 

1. Invista nas redes sociais.

Mas é preciso investir com objetivos determinados. Se você criar uma fanpage lembre-se que haverão comentários que precisam de respostas. Para isso, você deverá ficar atento a tudo, treinar um profissional para atender as demandas de comunicação e, principalmente, gerar conteúdo relevante.

Lembre-se: as redes sociais são vias de mão dupla. As pessoas vão falar com sua empresa e desejam respostas rápidas e satisfatórias.

 

2. Uma marca forte é fundamental.

Parece incrível, mas ainda existem empresas que negligenciam a sua própria marca. A criação da identidade visual da marca vai muito além do logo. Existem vários elementos que compõe a identidade da marca, como fontes, cores, etc. Esse é o básico. Mas vamos considerar que você já tem tudo isso.

Uma marca forte tem reconhecimento no mercado que atua. Mas como? Através de funcionários treinados, que têm clareza sobre a imagem da empresa. Missão, visão e valores são imprescindíveis, mas precisam ser conhecidos e, principalmente, aplicados no dia a dia da empresa.

 

3. O básico nunca foi tão importante.

A impressão que seu cliente tem da sua empresa pode ser muito diferente daquela que você divulga. Mais uma vez o responsável por isso pode ser o seu funcionário. Sua comunicação é simpática e seu funcionário não é. Agora adivinhe: qual a imagem da sua empresa?

Ele precisa atender com qualidade a pré-venda, a venda e no pós-venda. O atendimento ao cliente nunca termina.

 

4. Retorno do Marketing: calcule e analise.

Existem vários métricas, desde relatórios elaborados até uma boa olhada no caixa. Seja qual for a sua, antes de colocar uma ação em prática, entenda quem é seu público e qual o efeito esperado com essa ação.

Mantenha uma planilha organizada para comparar números anteriores ao início da ação com os que você obterá. Todas as informações são importantes, como: número de atendimentos, telefonemas, vendas, ticket médio, fluxo na loja, etc.

 

5. Sem planejamento não há marketing. Então planeje!

O planejamento de marketing é tão importante quanto o seu plano de negócios.

Tudo começa com a análise dos fatores externos e internos que podem influenciar o desenvolvimento da empresa. Fique atento ao comportamento de compra do cliente, atuação dos outros players do segmentos (comunicação, estratégias, preços, condições, atendimento, etc. Isso é benchmarking!). A partir daí é possível estabelecer o seu posicionamento, as estratégias, objetivos e também as metas.

E não esqueça de um cronograma bem claro, apontando os responsáveis por cada ação.

 

6. ES-TU-DE!

Você acha que os grandes empresários não frequentam aulas, palestras e workshops?

É preciso manter-se atualizado e sempre buscar conhecimento. Isso não significa que você deverá fazer uma faculdade, pós ou mestrado (se tiver tempo e disposição, faça!), mas você não precisa se tornar um mestre em administração ou PhD em sei lá o quê. Livros ajudam muito. A bibliografia disponível é incrível. Então leia, leia, leia e leia. Leia muito.

 

Colocando essas dicas em prática você já estará um passo a frente de vários dos seus concorrentes e quando você for líder de mercado não deixe que isso suba pra cabeça. Continue traçando metas ousadas e planeje como e quando alcança-las.

#EspalheIdeias