09/01/2019
Postado em: Conteúdo

Empreender exige a capacidade de tomar decisões corretas. Em alguns casos, essas escolhas precisam ser feitas rapidamente. Temendo os prejuízos causados por erros no processo de tomada de decisões, as empresas investem cada vez mais em pesquisas. Você sabe como fazer uma pesquisa de mercado?

Existem muitos métodos de desenvolver esses estudos. Contudo, o empresário precisa ficar atento à forma correta de realizá-los. Para ajudá-lo a entender mais sobre esse tema, escrevemos este artigo. Leia e aperfeiçoe suas decisões empresariais!

 

Como fazer uma pesquisa de mercado: defina uma pergunta

Empresários inexperientes podem ficar ansiosos com a quantidade de coisas que precisam ser feitas em seus negócios. Em alguns casos, eles começam a desempenhar tarefas sem nem mesmo entender a importância delas. Isso acontece muito com as pesquisas mercadológicas.

Antes de direcionar recursos para a elaboração de um estudo, defina o que ele deverá responder. Por exemplo: um empresário que pretender abrir um restaurante chinês em uma cidade do interior decidiu fazer uma pesquisa para saber se os moradores têm interesse nesse tipo de serviço.

Ele elaborou um questionário com as perguntas que serão listadas a seguir.

  • Você já comeu comida chinesa?
  • Se sim, você gostou?
  • Se não, estaria disposto a experimentar?

Nesse caso, estamos tratando de uma pesquisa de público-alvo. Seu objetivo é mostrar ao empresário se a sua ideia de negócio atende à necessidade do cliente. As questões desse questionário querem revelar se os moradores da cidade conhecem o produto, gostam dele ou se já o experimentariam. Até aí, tudo certo.

O problema dessa pesquisa é que ela foi divulgada nas redes sociais do empresário. Ele não mora na cidade em que deseja investir, mas em São Paulo. Por isso, o resultado desse estudo é inválido e o investidor tomará decisões erradas caso se baseie nessa pesquisa. Portanto, além de saber o que é necessário perguntar, o pesquisador precisa garantir que sabe para quem perguntar.

Esse tipo de erro é bem comum e ocorre porque as pessoas têm o hábito de confundir pesquisa de mercado com uma simples enquete. Se você não se sente apto para realizar esses estudos, contrate um profissional para realizá-los. Marqueteiros, publicitários e jornalistas são alguns exemplos de pessoas capacitadas para desenvolver esse tipo de estudo.

 

Conheça os vários tipos de pesquisa de mercado

 

Análise de público-alvo

Tem como objetivo identificar características do consumidor. Esses estudos podem revelar se a faixa de preço do produto está adequada, quais os canais de divulgação deverão ser usados, como a distribuição deverá ser feita etc.

É muito importante ter um estudo como esse nos primeiros momentos da empresa, pois ele pode revelar se sua ideia de negócio precisa ser modificada.

O questionário é uma forma de fazer uma pesquisa, mas não é única. O empreendedor pode oferecer amostras do seu produto a um grupo de teste. Em seguida, pode anotar e verificar a reação dessas pessoas para avaliar o desempenho do produto. Esse exemplo de estudo é chamado de Grupo Focal.

 

Análise de concorrência

Esse tipo de estudo mostra como os seus concorrentes de mercado atuam, quais são as suas dificuldades e pontos fortes e quais são as oportunidades de negócio que ainda não foram exploradas.

Voltando ao nosso exemplo do restaurante: ao analisar a concorrência, o empreendedor pode notar que nenhum restaurante oferece um serviço de entregas. Assim, essa passa a ser uma oportunidade que pode ser convertida em lucros. Por outro lado, a mesma pesquisa revela que muitos restaurantes fecham as portas em menos de um ano.

Além disso, analisar a concorrência também pode ajudar na precificação correta dos produtos e na criação de ideias que tornem a futura empresa mais interessante para o cliente — tomando distância dos serviços já existentes.

A forma mais simples de fazer uma análise de concorrência é visitando essas empresas e consumindo seus produtos para conhecê-los. Avalie todas as etapas da compra: publicidade, atendimento, entrega, pós-venda etc.

 

Análise de mercado

Se uma pessoa te chamasse para ser sócio de uma fábrica de fita cassete, você aceitaria? A menos que você seja um investidor que não tem o menor medo de prejuízos, a resposta deve ter sido não. Isso porque, em plena era dos serviços digitais de música, parece pouco provável que alguém esteja disposto a ouvir música em um toca-fitas.

Esse é um exemplo de um dado mercadológico. Ele não fala sobre uma marca específica, mas sobre todo um mercado. Existem empresas de inteligência que desenvolvem estudos sobre os mais diversos mercados existentes.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é um exemplo. No site nacional e nas versões estaduais, o Sebrae oferece relatórios valiosos sobre os mais diversos segmentos. É possível encontrar estudos que vão de microempresas a startups.

Associações de empresários também costumam divulgar pesquisas de mercado valiosas. Empresas especializadas em inteligência, como Kantar IbopeDatafolha e IBGE, também podem apresentar insights interessantes. Aliás, o Google tem um site exclusivo para divulgar pesquisas mercadológicas desenvolvidas pela empresa.

Sites das escolas de negócios das principais universidades do país costumam desenvolver estudos sobre empreendedorismo regional. Vale a pena fazer uma consulta.

Nesse tópico, é importante que você compreenda o seguinte: antes de direcionar recursos para fazer uma pesquisa de mercado, verifique se um estudo semelhante já foi feito.

 

Use a internet para aperfeiçoar a pesquisa de mercado

Para criar e distribuir questionários, o empreendedor pode usar as seguintes ferramentas:

Para analisar o comportamento do consumidor, é importante estudar as métricas dos perfis da empresa nas redes sociais e criar relatórios. Além disso, realizar pesquisas de satisfação com o atendimento, por exemplo, é uma boa opção.

Portanto, estudos mercadológicos não são exclusividades de empresas que estão iniciando suas operações. Empresários devem recorrer às pesquisas sempre que precisarem entender algum aspecto do mercado e de seus fregueses.

Como fazer uma pesquisa de mercado? Bem, agora você já sabe! O mais importante desse estudo é estruturá-lo de forma adequada para que os resultados sejam confiáveis. Dessa forma, você conseguirá conquistar cada vez mais clientes.

 

Falando nisso, quer saber quais são as melhoras maneiras de atrair cada vez mais pessoas para a sua empresa? Nós criamos um artigo especial sobre o tema. Leia agora mesmo!