16/01/2019
Postado em: Conteúdo

Você já considerou a possibilidade de terceirizar os serviços de propaganda e design com uma agência de publicidade? Em um país com o maior nível de direitos e encargos trabalhistas, tomar conta de todo esse trabalho pode ser mais complicado e custoso do que realmente aparenta. Muitas empresas não levam isso muito sério e não entendem a complexidade dessa função, além disso não fazem as contas do custo para contratar um funcionário ao invés de uma agência de publicidade.

Conhecimento de planejamento, habilidades em edição de imagens e vídeos, marketing de conteúdo, design gráfico e outras especialidades raramente poderão ser encontradas nas mãos de um ou dois profissionais para trabalhar internamente e dar conta de tudo perfeitamente.

É nesse ponto que a agência entra para resolver todas essas questões com profissionalismo e qualidade. Neste post, você entenderá quais serviços vale a pena terceirizar e que vantagens essa estratégia oferece. Acompanhe!

 

Design/identidade visual

Muitas empresas ainda se deparam com dilemas associados à identidade visual da própria marca. Isso acontece muito em razão da resistência dos empresários para entregar a tarefa de lidar com essa questão nas mãos de uma agência de publicidade. Insistem em manter uma linguagem desconexa e sem expressão sob o argumento de que o público já está acostumado com aquele padrão.

O medo da mudança produz estagnação e, hoje, sabemos quanta diferença faz uma comunicação visual bem estudada e orientada para o público-alvo certo. Empresas de médio porte, por exemplo, crescem baseadas no talento dos proprietários, que estão acostumados a centralizar tudo por acreditarem que apenas eles conseguem traduzir a cultura da empresa. No entanto, a competência para assuntos de design e marketing requer pessoas qualificadas, e é aí que as organizações erram.

Continuam mantendo em sua equipe funcionários atuando, na maioria das vezes, em todas as funções ao mesmo tempo (marketing, design gráfico, planejamento etc.) sem especialidade alguma e nenhuma autonomia para promover mudanças e realizar um trabalho mais completo.

É importante ficar atento à impressão que a imagem da marca causa no consumidor e confiar esse trabalho de identidade ao profissional habilitado para isso. Lembre-se de que é o bom design, coeso e bem posicionado no mercado, que fará o público lembrar da sua marca onde ela estiver, impactando diretamente no seu sucesso.

 

Marketing digital

Essa área vem ganhando espaço no mercado e ajuda muito as empresas a alcançarem resultados que antes demoravam muito ou nunca aconteciam. A internet proporciona essa facilidade, mas nem por isso é recomendado sair postando textos ou imagens nas redes sociais sem um planejamento adequado.

Para essa função, já existem agências especializadas que atuam especificamente com produção de conteúdo para blogs, redes sociais, plataformas de divulgação de serviços/produtos e afins.

São profissionais treinados para empregar estratégias que elevam a sua marca ao status de autoridade e referência em conhecimento da área na qual você atua. Essas agências agregarão valor à imagem da sua companhia e a vincularão mais fortemente aos seus clientes, criando fidelidade.

 

Mídias sociais

Muita gente ignora o tamanho da complexidade de uma gestão de redes sociais. Ao contrário do que parece, esse trabalho exige muito tempo, dedicação e pesquisa, afinal, é preciso criar o conteúdo certo para o público de cada canal com suas diferentes finalidades. A linguagem deve ser cativante e manter essa relação de via dupla demanda esforço e certo “feeling” que nem todos têm.

Além disso, é necessário acompanhar as páginas, responder as dúvidas do público, monitorar o que estão falando sobre a sua empresa, mensurar os dados periodicamente a fim de continuar melhorando o atendimento e promover adaptações aos interesses e às expectativas do consumidor. Não é pouca coisa para gerenciar, portanto, a terceirização de uma equipe para tratar desse espaço já é um ganho enorme.

 

Criação de sites

Criar e gerenciar um site requer muita técnica e conhecimentos específicos se você procura um trabalho original, com a cara da sua marca. É mais um serviço que vale muito a pena entregar nas mãos de especialistas.

Além de deixar a parte operacional para uma equipe capacitada planejar e executar, ainda será possível desfrutar de dicas diferenciadas de pessoas que estão vendo o seu negócio de fora, por isso enxergam coisas que você não vê.

 

Produção de vídeos

Qual empresa não precisa de um vídeo institucional para apresentar seu negócio adequadamente, com detalhes e atrativos que só um filme consegue transmitir? Pois, esse serviço também merece ser terceirizado aos cuidados de quem realmente entende.

 

Criação de peças publicitárias e institucionais

Material de papelaria, cartazes, folders, banners impressos e digitais, cartões de visita e uma imensidade de materiais gráficos são as inúmeras possibilidades de investimento para dar visibilidade ao seu negócio. Terceirizar tudo isso para uma agência de publicidade poupará um tempo precioso para pensar na gestão da empresa de forma mais estratégica e concentrada.

Além disso, o serviço terceirizado abrirá um leque de alternativas, uma vez que haverá uma equipe exclusiva para cuidar desse setor e promover ações de maneira personalizada.

Você que chegou até aqui já percebeu a quantidade de benefícios que a terceirização é capaz de proporcionar. Mesmo assim, vale a pena frisar mais alguns separadamente para não restar dúvida!

 

Versatilidade

Uma das maiores vantagens da terceirização é a chance de contar com profissionais das mais variadas áreas de atuação, como: redatores, jornalistas, designers, editores, publicitários e outros que cuidarão da sua imagem de forma especializada. Colocando na ponta do lápis fica fácil notar a economia que se faz ao contratar uma agência de publicidade em vez de investir em expertises de diferentes áreas, ou pior, pessoas sem especialidade alguma.

 

Atualização

Normalmente, as agências de publicidade e comunicação são mais atualizadas que equipes de marketing interno das organizações, sem generalizar, é claro. No entanto, as agências têm obrigação de se manterem sempre de olho nas tendências, nas novidades e nas ferramentas mais indicadas ao negócio de cada cliente.

O atendimento prestado a empresas de diferentes segmentos, a participação em eventos e o contato com colegas da área são ingredientes que garantem uma bagagem sólida e útil para usar nas campanhas das empresas contratadas.

 

Infraestrutura e custo-benefício

Nem todo empresário pode ou deseja investir em uma estrutura ampla de ferramentas e equipamentos para realizar serviços de marketing e design dentro da companhia, e os motivos podem variar muito. De qualquer forma, ao terceirizar esse pacote de serviços, você também se livra da necessidade de investir em infraestrutura e equipamentos.

Além disso, com a terceirização, você não se compromete com os inúmeros benefícios e encargos trabalhistas exigidos das empresas toda vez que é necessário contratar um funcionário, que, na maioria das vezes, oferece um serviço incompleto, tornando seu custo alto para a agência.

 

Economia de tempo

Já citamos esse benefício ao longo do post, mas é sempre bom ressaltar algo dessa importância, considerando as urgências do dia a dia. O seu tempo será muito mais bem aproveitado se a sua empresa não precisar gerir novos funcionários para operarem as inúmeras tarefas que o marketing e o design demandam. Dessa forma, ao contratar uma empresa especializada, o seu tempo será direcionado para melhor praticar a gestão dos negócios.

O trabalho de uma agência de publicidade é a melhor alternativa para criar a estratégia ideal em cada segmento de negócio e em diferentes níveis de maturidade. Essa tarefa é possível e, muitas vezes, necessária, uma vez que dificilmente é viável cobrir todas as situações que o marketing moderno alcança sem um auxílio externo e especializado. Escolha o seu fornecedor de confiança e delegue o que for mais adequado para a sua empresa.

 

Se você precisar de auxílio para melhor estruturar o marketing da sua empresa, entre em contato conosco. Estamos sempre dispostos a ajudar!