30/01/2019
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Ter um logo de empresa reconhecido instantaneamente é o objetivo de muitos negócios. Quanto mais popular for a identidade visual da marca, mais fácil será alcançar o reconhecimento do público. No início do empreendimento, o primeiro logo procura sempre representar com exatidão os propósitos da marca. Contudo, com o passar do tempo, é natural que a marca mude seu posicionamento, exigindo uma nova identidade.

O fato é que todo empreendedor morre de medo do momento da mudança do logo. A última coisa que alguém pode querer, depois de muita luta e dedicação para o negócio prosperar, é ter um logo que não represente de maneira fiel os valores do negócio. Sem falar no apego comum que muitos têm com a sua marca.

De qualquer forma, nós compreendemos que mudar nem sempre é fácil, mas é preciso. Saber a hora de iniciar o processo de renovação do logo da empresa é imprescindível para manter a imagem do seu negócio sempre atual. Quer saber os 5 sinais que essa hora chegou? Confira a seguir!

 

1. O logo da empresa está ultrapassado

Ter um logo que parece ter saído do século passado pode prejudicar — e muito — a habilidade da sua marca atrair novos clientes. Se, ao observar a identidade visual do negócio, a sensação que você tem é de que seus dias de glória terminaram, não fuja para as colinas. Procure um parceiro para ajudá-lo a revitalizá-la.

Desenvolver uma nova marca é uma excelente forma de mostrar aos consumidores a capacidade do negócio de se adaptar e se reinventar mesmo com o passar do tempo. Para isso, lembre-se de analisar bem o mercado e a concorrência.

Tão ruim quanto ter um visual datado é ter um que parece ter sido copiado. Aproveite os insights provenientes dessa busca exploratória para se inspirar e pensar nos diferenciais que sua marca tem a oferecer.

 

2. A marca apresenta poluição visual

É comum que o dono do negócio não escute os conselhos do time de marketing ou da agência de branding. Mesmo optando por atualizar sua marca, acrescentar elementos duvidosos ou desnecessários ao logo da empresa não é recomendável.

O bom senso é a principal regra para julgar o layout do logo quando o assunto é poluição visual. Lembre-se: menos é mais! Opte por designs simples e diretos. Quando ficar em dúvida, conte com a ajuda e conselhos de uma agência especializada.

 

3. O layout simplesmente é ruim

É preciso aceitar a derrota. Por vezes, o logo simplesmente não funciona. Os consumidores não conseguem se relacionar com ele ou demoram para compreender sua proposta. Não existe empatia nem identificação.

Porém, nem sempre é fácil identificar que ele não está funcionando. Talvez seja hora de dizer adeus à sua marca antiga e um hey ao seu novo logo caso ele:

  • Tenha mais de três cores: muita informação pode torná-lo complexo e de difícil memorização. Além disso, quando ele for impresso pode perder a cor original e sua identidade.
  • Use elementos de banco de imagens: assim, fica difícil evitar comparações com os concorrentes e se manter inovador e irreverente.
  • Seja complexo: uma das aplicações do logo é no ambiente online e em tamanho pequeno. Se ele tiver muitos detalhes, não ficará atraente em menores escalas e será mais difícil será para o público identificá-lo.
  • Tenha mais de duas fontes: manter a tipologia uniforme torna o texto mais legível.
  • Não apresente variações: o ideal é que o seu logo seja apoiado por um manual de marca que defina como ele deve se comportar tanto na horizontal quanto na vertical, entre outras indicações.
  • Siga uma tendência: não há problema se você optar por algo que veio para ficar. Contudo, isso raramente acontece. A regra da originalidade vale ouro aqui e você precisa deixar o conservadorismo de lado.

 

4. O logo não representa o momento atual do negócio

Se você está se comunicando com uma nova audiência, mudou o modelo de negócio ou expandiu as operações, pode ser o momento de inovar o logo da empresa.

A criação de uma linha de produtos, por exemplo, pode ser um momento legal para que a identidade da empresa mude. Evoluções significativas no portfólio exigem uma adequação ao modo como a empresa se comunica com a audiência.

Contar com ajuda especializada é importante por se tratar de um cenário delicado. É preciso ter em mente que as mudanças estratégicas visam a aquisição de um novo público, assim como a sua retenção. O desenho a ser desenvolvido precisa ser a combinação perfeita entre o que a empresa foi e o que ela será.

Uma dica importante: ao buscar por uma empresa ou agência que ofereça o serviço de criação do logo, evite exigir muitas opções. A razão é simples: se a sua empresa tem um foco específico, não faz sentido apresentar inúmeras soluções que estejam à mesma altura. Ao demandar vários modelos de logo, você corre o risco de receber opções genéricas que podem prejudicar a sua tomada de decisão.

 

5. A identidade visual é incoerente

A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos e símbolos que representam os valores e princípios de uma organização. Para que ela funcione, é preciso que haja um bom diálogo entre as cores, o logo e a tipografia da marca com os produtos, cartões de visita, portfólio e material promocional.

Se o logo destoa quando colocado ao lado de todos esses elementos, ele precisa ser repensado. As regras para fazer isso de forma efetiva são:

  • repense a fonte;
  • foque na simplicidade, removendo elementos desnecessários;
  • escolha cores fundamentais para a identidade da sua empresa e que estejam próximas em uma paleta;
  • lembre-se de que ele precisa manter-se bonito em preto, branco e cinza;
  • conte com uma ajuda especializada;
  • mantenha um tamanho adequado para escalas menores;
  • evite fontes comuns, como Comic Sans e Calibri.
  • garanta sua legibilidade, tanto escrita quanto visual.

Por outro lado, procure refletir se os demais materiais de comunicação precisam se adaptar ao novo logo da empresa — situação bem mais recorrente.

 

O logo é o rosto da sua empresa. É a primeira impressão que o cliente tem ao entrar em contato com a sua marca. Por isso, o seu design é extremamente importante. Quando bem feito, ele é um dos maiores bens que uma empresa pode possuir.

Entendeu como o logo é uma estratégia importantes para sua empresa crescer, conquistar novos clientes e vender mais? Se você está em um momento de inovação e quer contar com um parceiro que atenda às suas necessidades, assista a esse vídeo!