06/02/2019
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O Google realiza 2,3 milhões de pesquisas por segundo, volume altíssimo em que os sites brigam pelas primeiras colocações nas buscas. Mas como ele faz para organizar e distribuir os 1,5 bilhões de sites na world wide web?

Nesta era de marketing digital, muitas têm sido as palavras que temos de aprender. Neste post, você conhecerá os conceitos de SEO e SEM. Tem alguma noção do que seja isso? Se não? Entenda agora mesmo, mas primeiro conheça a relevância do marketing digital.

 

Qual a importância do marketing digital?

Nesta era online em que vivemos, mesmo quem não trabalha com marketing digital precisa conhecer um pouco de como tudo funciona, para saber aonde quer chegar, afinal, é impossível viver fora desse ambiente.

Segundo Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, no RD Summit de 2016, havia 16 milhões de empresas no Brasil naquele ano, mas apenas 10 mil utilizava soluções de marketing digital. São apenas 0,06% das empresas que investem nessa estratégia para o desenvolvimento de um negócio.

Ao contrário do marketing offline, no digital temos a segmentação, que traduz uma comunicação mais precisa e direta aos potenciais clientes.

O custo para fazer anúncio na televisão, rádio, mídia impressa ou em outdoors ficou alto. A maioria das empresas não consegue dar conta de bancar. Além disso, quando você imprime e distribui panfletos, não sabe quantas pessoas que os receberam foram até sua empresa comprar.

Já o marketing digital é mais barato e, hoje, ocupa grande parte das estratégias de divulgação de grandes negócios, pois as ferramentas analytics trazem os resultados das suas estratégias nos mínimos detalhes.

Assim, a mensuração de dados tornou muito mais precisos os investimentos nessa área, com a certeza dos resultados das campanhas e de quanto dos anúncios foi revertido em compras. Porém menos de 1% das empresas investem em marketing digital e saem na frente de seus concorrentes.

Com o monitoramento preciso dos usuários no site, há também o desempenho dos anúncios, das postagens nas mídias sociais e o caminho feito entre uma pessoa conhecer sua marca e se tornar um cliente. Comece aplicando o SEO e o SEM de forma correta.

 

O que é SEO: Search Engine Optimization?

Significa otimização para ferramentas de busca. Isso quer dizer que existe um conjunto de sistemas para indexar (organizar) e posicionar os sites nos buscadores do Google, Bing e Yahoo, por exemplo.

Os algoritmos usados pelos buscadores aproximam o público dos sites por meio de fatores diversos, como:

  • uso de palavra-chave;
  • velocidade de carregamento das páginas do site;
  • estabilidade e navegabilidade do site;
  • número da taxa de rejeição;
  • meta tags e descriptions;
  • título da página;
  • URL;
  • links que direcionam para o site;
  • se ele é responsivo.

 

A partir da análise desses itens, dentre outros, o site será classificado nas primeiras posições de forma orgânica (gratuita). É o que você faz todos os dias ao pesquisar nos buscadores. No entanto, não é somente isso que vai te garantir um bom posicionamento, o SEO verifica também o volume de acesso e o tempo porque o público permanece no site.

Apesar de ser bem exigente em sua forma orgânica, o SEO traz inúmeras vantagens para as páginas:

  • é de graça;
  • os resultados vêm com os acessos às páginas do site;
  • os usuários preferem os resultados orgânicos aos pagos, pois eles consideram que os pagos não passam tanta credibilidade, porque, independentemente do serviço ou produto, foi usado dinheiro para estar ali;
  • no orgânico, a pesquisa é segmentada porque os usuários buscam informações que realmente os interessam;
  • o crescimento do site se torna gradativo e consistente.

 

O que é SEM: Search Engine Marketing?

Marketing para mecanismo de busca. Como assim? São técnicas de marketing direcionadas para a internet promovendo o site no Google, Bing ou Yahoo. Porém, essas técnicas utilizadas são pagas (links patrocinados), diferente do SEO.

Por exemplo, ao anunciar no Google, o link ficará no topo da página ou do lado direito. Ambas usam palavras-chave, mas, no SEM, há um lugar específico para os anúncios, considerando a segmentação, otimização e o assunto abordado.

É indicado para empresas que estão começando seu marketing online ou aquelas que querem reforçar sua presença digital. Os anúncios podem ser por tempo determinado e são facilmente mensuráveis.

Mesmo que a busca por meio do SEO seja maior, não se pode menosprezar o SEM, pois ele dará destaque ao anúncio, trazendo um número maior de leads, conversões e novos clientes. É uma maneira de ampliar a visibilidade online do site, fazendo com que mais pessoas conheçam o trabalho daquela determinada empresa ou pessoa em curto e médio prazo.

 

Vantagens dos links patrocinados

 

Segmentação de público

Pode filtrar o perfil das pessoas para quem você quer que seu anúncio seja exibido, por localização, interesses, idade etc.

Orçamento controlado

Na opção de custo por clique (CPC), você só paga se o usuário clicar no seu link do anúncio. Assim, é possível ter controle do investimento feito e de quanto será gasto por dia.

Crescimento de conversões

Usando a palavra-chave correta para seu anúncio, quando o usuário for fazer uma pesquisa, a chance de sua empresa aparecer e ele clicar no link são maiores.

Posicionamento de marca

Os anúncios são exibidos para milhares de pessoas nos buscadores, então, poderão ser vistos muitas vezes. Com isso há mais possibilidade de conquistar novos clientes ou até mesmo de os clientes já existentes voltarem para consumir seu conteúdo ou comprar um produto. Mesmo que eles não acessem o anúncio, sua marca ficará na memória deles, pois a verão outras vezes.

 

Como unir os dois conceitos de forma adequada?

Tanto o SEO quanto o SEM são igualmente importantes para atrair mais clientes para o site. Com o SEO, o trabalho será mais a longo prazo, já o SEM poderá alavancar mais rapidamente a visibilidade da página. No entanto, os dois são formas complementares de atingirem o mesmo objetivo. Analise:

  • aumento de visitas para todas as palavras-chave que fazem parte do seu nicho, até as mais importantes, melhorando o ranking. As campanhas de SEM permitem que as empresas concorram de igual para igual, trazendo tráfego qualificado e constante;
  • marketing de conteúdo pode ser direcionado para um público específico por meio de palavras-chave tanto no SEO quanto no SEM;
  • os dados obtidos pelo SEM podem ser aproveitados para fazer sua estratégia de SEO, direcionando mais visitantes para o site;
  • o contrário também ajuda — SEO pode auxiliar a campanha do SEM. Se seu site é relevante para determinada palavra-chave, ela terá um custo menor nos anúncios. Trabalhe as palavras-chave para diminuir seu custo por cliques.

Essas são algumas vantagens de unir SEO e SEM para seu site ganhar destaque, lembrando sempre que tudo precisa de um bom planejamento e boa utilização dos mecanismos de busca.

 

É possível burlar os mecanismos de busca?

Há diversas ferramentas para tentar enganar o mecanismo de busca, conhecidas como black hat — nome que faz referência aos filmes de faroeste, em que o mocinho usava chapéu branco, e o bandido, preto. Porém, quando isso é descoberto, o Google pune o site.

A partir de 2000, o Google vem modificando constantemente o seu algoritmo para identificar essas técnicas que tentam burlar seu sistema. Assim, tem priorizado conteúdos que ofereçam qualidade, relevância e procura.

Sites que se utilizam dessas artimanhas e são descobertos recebem punição do Google conforme a gravidade da infração: queda brusca de posição no ranking de resultados e até banimento do buscador, prejudicando o crescimento e planejamento do site.

 

Conheça as principais técnicas usadas como black hat:

  • Keyword Stuffing: spam de palavras-chave no conteúdo da página, tentando aumentar a densidade das palavras-chave visadas — com as mudanças do algoritmo, porém, menos é mais;
  • Invisible Text: o texto fica escondido do leitor, com as palavras-chave da mesma cor da página, pois, assim, ninguém as enxergará, e isso aumenta a relevância na pesquisa;
  • Cloaking Page: página camuflada, em que uma é apresentada para o mecanismo de busca para ganhar posição no ranking usando as técnicas de SEO, e a outra, para o visitante, sem muita importância e baixa qualidade;
  • Doorway Page: parecido com a página de camuflagem, tem a diferença de utilizar o javascript ou meta na página do visitante. Quando este acessa o site, encontra textos genéricos ou que não têm nada a ver com o que foi buscado;
  • Link Farms: desenvolvimento de diversas páginas com links para vários sites que participam daquele grupo. Suas páginas não têm conteúdo relevante e ainda estão cheias de links direcionando para outras páginas;
  • Over-Submitting: ferramentas de divulgação automatizadas, levando muitos envios para um mesmo local;
  • Duplicated Content: duplicação de conteúdo — evite o copia e cola. O mecanismo de busca preza por textos originais;
  • Misrepresenting Content: técnica de apresentar conteúdo diferente daquele que o usuário buscou, para enganar o visitante.

 

 

Quais são as melhores dicas para aplicar SEO e SEM?

No item acima, foi explicado o que não se deve fazer. Agora, serão apresentadas 15 boas atitudes para o SEM e o SEO na prática:

  1. use palavras-chave específicas mais extensas, denominadas long tail, pois seu volume de busca e concorrência não é tão alto;
  2. se você tem um estabelecimento físico, cadastre-se no Google Shopping para aparecer no mecanismo de busca, colocando também imagens de sua empresa;
  3. nunca use black hat, para seu site não ser penalizado e perder a credibilidade;
  4. conforme as informações são fornecidas pelo Google Analytics, faça mudanças nos artigos, posts e anúncios, melhorando-os. São informações relevantes para atingir sua persona;
  5. acompanhe sempre o que sua concorrência está fazendo por meio das palavras-chave tanto nos links patrocinados, quanto na busca orgânica. Assim, seu site poderá sair na frente, com mais informações fornecidas para sua persona;
  6. pense sempre no usuário, nos problemas que ele pode ter e nas soluções que você pode dar a ele. Seu conteúdo precisa ser relevante para seu leitor;
  7. sempre faça uma chamada para ação (CTA), pois isso será um diferencial para o crescimento de seu site ou campanha;
  8. utilize a palavra-chave na title tag, para que seu artigo seja encontrado tanto pelo usuário quanto pelo mecanismo de busca. O tamanho de title tag é de, no máximo, 63 caracteres;
  9. determine uma URL clara e que tenha a ver com seu conteúdo. Endereços fáceis de serem encontrados são bons para o ranqueamento do Google e para ser compartilhados nas redes sociais. Se precisar corrigir uma URL que já está indexada ao Google, lembre-se de fazer um Redirect 301, para não ter problemas com a página;
  10. meta descriptions são os textos que aparecem abaixo dos links quando você faz uma busca. Uma descrição bem-feita chama a atenção de seu leitor, levando-o a abrir sua página;
  11. misture conteúdos audiovisuais, ofertando mais informação e uma maior interatividade. Uma dica para as imagens é colocar a palavra-chave nelas e também use o alt text, na legenda, explicando o que é foto. Isso otimiza o tráfego e ajuda o leitor que não consegue abrir a imagem. Para vídeo, incorpore o link conforme as técnicas de SEO para YouTube;
  12. seu site também precisa ser visto pelo celular. Para isso, o design tem de ser responsivo, ou seja, com páginas e sistema fáceis de ser carregados pelo usuário mobile. Hoje, o número de pessoas que acessam a internet pelo celular é superior ao de usuários de desktop, o que revela a tendência até mesmo para a criação de lojas virtuais direcionadas somente para os telefones;
  13. o Google também avalia os links que você coloca em seu conteúdo, o que é chamado de link building. Estes precisam ser direcionados para páginas que já tenham autoridade sobre o assunto que está sendo abordado, os chamados links externos. Já os internos direcionam seu usuário para conteúdos já produzidos dentro do seu site, aumentando, assim, a permanência do mesmo em seu blog e diminuindo a taxa de rejeição;
  14. nas páginas dos seus conteúdos, coloque os ícones para que seu artigo possa ser compartilhado nas redes sociais, pois isso aumenta em até 700% a taxa de social sharing. Não se esqueça de sempre usar um CTA;
  15. faça uma boa revisão de gramática e ortografia, para que seu conteúdo tenha credibilidade, seja de fácil leitura e escaneabilidade.

 

 

Como complementar o trabalho de SEO e SEM?

Além de todas essas práticas, você pode implementar outras para ajudar a aumentar o tráfego do seu site. Neil Patel, considerado um dos gurus do marketing digital, dá algumas orientações:

  • nos anúncios patrocinados, é importante dar a devida atenção à segmentação e ao design do mesmo;
  • as plataformas têm características próprias de segmentação, por exemplo: para um B2B, encontre as pessoas responsáveis pela tomada de decisões nas empresas por meio do LinkedIn. No B2C, o Instagram pode ser melhor para seu trabalho;
  • há também o guest blogging, que são ferramentas para gerar visitantes para seu site. O interessante é encontrar sites que aceitem o guest post (escrito por outra pessoa, que não o dono do website ou blog, convidando o usuário a leitura e a conhecer o outro blog relacionado a seu mercado), sendo esta uma das estratégias de link building;
  • outra coisa é criar um trecho de conteúdo convincente para o site para o qual você vai escrever;
  • ou então escrever uma experiência pessoal, um estudo de caso, demonstrando sua experiência e o que conquistou com isso;
  • faça comentários em outros blogs do seu nicho, mas seja ético e não comente em blogs de concorrentes e nem deixe links. Demonstre autoridade, e a pessoa, com certeza, acessará seu nome para saber mais de você e, com isso, conhecer seu site;
  • nas redes sociais, abra uma conversa e peça para as pessoas conhecerem seu site. Se elas gostarem, retornarão para acompanhar seu conteúdo.

 

 

Como trabalham as agências que oferecem esse serviço?

As agências que desenvolvem o serviço de SEM e SEO trabalham técnicas para otimizar sites, blogs e e-commerces para que sejam encontrados facilmente na web, por meio de palavras-chave ou frases no Google, Bing e Yahoo, aumentando, assim, o tráfego tanto para busca orgânica quanto paga. Essas agências são chamadas de SEMs.

O trabalho delas, porém, não se reduz a isso, visto que os mecanismos de busca têm feito alterações constantes em seus algoritmos. A prestação desse tipo de serviço engloba profissionais de marketing, design e tecnologia da informação, além, claro, dos produtores de conteúdo, que precisam fazer os textos com as técnicas corretas para que eles sejam encontrados. O serviço é bem complexo.

Mas há aquelas empresas que querem fazer todo o trabalho de forma interna, in-house. Nessa situação, as SEMs podem oferecer consultoria, além das técnicas de SEM e SEO.

Agora, quando uma agência é contratada, ela definirá, primeiro, a persona ou as personas por meio de estudos dos consumidores que acessam o site do cliente, para poder embasar suas estratégias de marketing digital. O cliente participa desse processo mostrando à agência as ideias que tem e se são viáveis. É uma troca de informações para obter boas práticas e atuação mais sólida.

É realizada uma análise da concorrência, como ela está agindo para fidelizar os seus usuários. O site do cliente também passa por análise criteriosa em sua estrutura, verificando páginas de produtos, categorias, conteúdos, tudo que faz parte do mesmo.

Feito o raio-X, são levantados todos os problemas encontrados, como um diagnóstico que a agência faz para o cliente, apresentando conteúdos que devem ser trabalhados com as respectivas palavras-chave para conferir qualidade e otimização ao site. Isso já vai posicionar melhor a página na web no momento da pesquisa pelo usuário.

A agência precisa saber posicionar essas palavras dando destaque a elas em títulos e subtítulos, por exemplo, como também saber quais têm mais procura, quais devem ser links internos e externos, acrescentar os bullet points nos textos etc., todos elementos responsáveis pelo bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Isso feito, é hora de começar a analisar os resultados. Periodicamente, são apresentados relatórios ao cliente demonstrando os avanços conquistados com as técnicas de SEM e SEO e o que deve permanecer e ser ampliado ou trocado, dentre as ações de marketing digital.

 

Como escolher uma agência de marketing digital?

Você já tem noção, agora, do trabalho de uma agência de marketing digital, mas, para contratar uma, é necessário pesquisar, certificando-se de que estará trabalhando com profissionais sérios e competentes. Alguns critérios para essa decisão são:

  • analise a autoridade que a agência tem junto ao mercado em que atua;
  • pesquise nos buscadores e em redes sociais, para ver o que as pessoas falam sobre essa agência;
  • veja se a agência pratica técnicas de black hat para SEO;
  • entre em contato com ela e faça uma sondagem dos resultados que você pode obter e em quanto tempo eles garantem isso;
  • pergunte como a agência monitora os resultados, quais técnicas ela utiliza para ganhar autoridade, onde você verá sua empresa inserida;
  • entre em contato com alguns clientes da agência, para saber a satisfação deles quanto ao trabalho prestado;
  • o que a agência lhe promete é real ou bom demais para ser verdade? Pense nisso;
  • pergunte se agência tem código de ética.

 

Se você já achou confuso gravar SEO e SEM, saiba que as siglas não pararam por aí. Ainda existem: a SMO, que é Social Media Optimization, ou seja, Otimização para Mídias Sociais, um método de otimização de sites que visa ampliar o número de visitantes únicos em qualquer mídia social; e o SMM, Social Media Marketing, ou Marketing de Mídias Sociais, que é responsável pela estratégia de marketing nas mídias sociais, criando conteúdo de qualidade e incentivando os usuários a compartilhá-lo na internet.

É preciso entender a importância de todas essas siglas do mundo online para seus negócios. Esse conhecimento permite melhorar o entendimento entre os profissionais e os clientes e também direcionar as ações de marketing de forma mais clara e objetiva.

Outro detalhe é que, com um pouco de conhecimento, você saberá se a agência que pretende contratar tem ou não capacidade para prestar um serviço de qualidade e se seu investimento lhe retornará em lucro.

Conseguiu entender o que são SEO e SEM, como trabalhar os dois conceitos, erros a serem evitados e a importância de uma agência para o bom desenvolvimento de seu site? Caso tenha alguma dúvida, queira saber mais a respeito ou mesmo contratar esse serviço, entre em contato conosco.