28/02/2019
Postado em: Conteúdo

Alavancar as vendas é o objetivo de toda empresa. Contudo, para chegar a resultados positivos, é necessário passar por um longo caminho que envolve a adoção de estratégias eficientes para que, assim, consigam conquistar uma parcela maior do mercado e obter vantagem competitiva perante a concorrência.

Diante desse cenário, é essencial que os gestores e empresários entendam melhor o que é marketing de relacionamento, uma vez que investir nessa ferramenta melhora a relação com os consumidores e faz toda a diferença no processo de conquista e fidelização dos clientes.

Pensando nisso, neste artigo, você conhecerá o que é marketing de relacionamento e todas as questões que envolvem essa estratégia de mercado. Acompanhe a leitura!

 

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento consiste em um conjunto de estratégias que as empresas adotam com o intuito de manter uma relação positiva com os clientes, por meio da criação de valores e imagem da marca e a sua divulgação para o público.

O objetivo do marketing de relacionamento é conquistar e fidelizar clientes por meio do investimento na ligação afetiva entre a marca e o consumidor. Dessa forma, a empresa constrói um vínculo mais sólido com os clientes e pode se destacar perante a concorrência. Com isso, ela será mais respeitada e valorizada.

 

Como funciona o marketing de relacionamento?

Por meio do marketing de relacionamento, a empresa consegue ganhar excelência no assunto e virar referência no mercado. Dessa forma, você conseguirá manter os consumidores atraídos pelos produtos e serviços oferecidos. Ele está presente nas etapas de prospecção, conversão e fidelização de clientes.

Contudo, para que essa estratégia dê resultados positivos, é essencial fazer um planejamento adequado e conhecer melhor o perfil dos clientes que você deseja atingir. Além disso, é importante saber melhor quais são as preferências e necessidades da persona que compra os seus produtos e como a relação entre vocês pode ser mais concreta e duradoura.

 

Quais são os benefícios do marketing de relacionamento para as empresas?

O marketing de relacionamento é um instrumento que permite que a empresa se destaque perante os concorrentes e conquiste o cliente. Confira alguns benefícios do marketing de relacionamento.

Foco no público segmentado

O foco do marketing de relacionamento é fazer a segmentação do público, de forma que haja um alinhamento entre ele e a empresa. Dessa forma, a empresa conseguirá conhecer melhor os desejos, necessidades e anseios daquela persona. Assim, ela poderá se relacionar melhor com os clientes e entregar um conteúdo condizente com aquilo que o público tem interesse.

Otimização do funil de vendas

A segmentação dos leads reduz o ciclo de compra e faz com que eles avancem mais rapidamente ao longo do funil de vendas. Isso ocorre porque o público que tem maiores chances de apresentar resultados positivos para a empresa já foi selecionado. Dessa forma, há uma maior probabilidade de aumento da taxa de conversão e conquista de novos clientes.

Maior retenção de clientes

A retenção consiste no processo de fidelização dos clientes. O foco vai muito além das vendas e adentra no aspecto de cultivar relacionamento com o consumidor, como forma de estimular a lealdade deles para com a empresa. Isso pode ser feito por meio de um atendimento personalizado e atenção ao pós-venda.

Melhor índice ROI

O ROI (Retorno Sobre o Investimento) envolve a quantidade de lucro obtida partindo de um investimento que foi feito. Dessa forma, prestar atenção ao público e estimular a retenção de clientes é a melhor maneira de aumentar esse índice. Dessa forma, com o faturamento maior, a empresa tem mais possibilidades e oportunidades fazer novos investimentos.

 

Como vender mais

 

Como criar estratégias de marketing de relacionamento?

Confira algumas das estratégias que são adotadas pela equipe responsável pelo marketing de relacionamento.

Ofereça atendimento de qualidade

Um atendimento bem-feito é um fator que fará toda a diferença no momento de conquistar um cliente ou fazer com que ele desista de consumir os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Por isso, crie canais ágeis que proporcionem o contato dos clientes com a empresa. Da mesma forma, invista em cursos de especialização e capacitação que façam com que o profissional aprenda técnicas de diálogo e de postura durante todo o atendimento dos clientes.

Adote Programas de fidelidade

Trata-se de uma excelente ideia para manter o cliente interessado na sua marca. Geralmente, esses programas de fidelidade trabalham com o acúmulo de pontos. Assim, o consumidor fica entretido em fazer mais compras para aumentar a sua pontuação e trocar por prêmios.

Essa ação costuma trazer bons retornos. Para isso, é importante elaborar um planejamento eficiente que leve em consideração o perfil do cliente e recompensas que o atrairiam.

Interaja nas redes sociais

Hoje em dia, grande parte do público está conectado. Diante disso, marcar presença online tornou-se praticamente uma obrigação para as empresas que querem ser reconhecidas e alcançar maior parcela do público.

Por isso, crie um perfil nas redes sociais onde estão os seus clientes. Mas não é só isso. É essencial fazer publicações com frequência, apresentando conteúdo de qualidade (por meio do inbound marketing) e com informações úteis para a persona. No mesmo sentido, invista no engajamento da marca com o público. Para isso, interaja com os usuários, responda dúvidas e comentários, crie enquetes, faça sorteios etc.

Envie mensagens especiais em datas comemorativas

Épocas especiais como aniversário, Natal, Páscoa e Dia das Mães são excelentes oportunidades para demonstrar que a sua empresa se preocupa com o bem-estar do cliente. Para isso, envie uma mensagem simples desejando felicitações pela data. Se quiser potencializar ainda mais essa estratégia, pode oferecer descontos ou sorteio de brindes.

 

Entender o que é marketing de relacionamento e comoele funciona é o primeiro passo para conseguir se comunicar com os leads e atrair o público. Nesse contexto, para que as ações sejam bem-sucedidas, é importante manter uma base contendo os dados e informações armazenadas dos clientes. Dessa forma, é possível conhecer melhor essas personas e, a partir daí, pensar na melhor maneira para conquistá-las.

Atualmente, estar conectado virou uma necessidade para as empresas. Quer saber mais sobre como fazer marketing nas redes sociais e alavancar os resultados dos seus negócios? Leia este artigo!