21/03/2019
Postado em: Conteúdo

Toda estratégia de marketing tem como objetivo melhorar os resultados das vendas. Contudo, existem muitas formas de fazer isso. Uma delas é usar o marketing local.

O marketing local é um belo exemplo de uma técnica de vendas que se aperfeiçoou com o tempo, ganhando precisão conforme a tecnologia foi avançando.

Portanto, é importante entender como usar esse método da maneira correta, atualizando-o sempre que necessário. Se você ficou curioso para entender como isso deve ser feito, é simples. Basta ler este artigo até o fim.

 

Conceito de marketing local

Ao segmentar o público-alvo, considerando o aspecto geográfico como critério prioritário, já temos o conceito de Marketing Local. Com o objetivo de aumentar as vendas, o comerciante estabelece a meta de se manter cada vez mais forte e influente em uma região. É claro que a localização também é considerada em outras formas de fazer marketing, mas aqui ela é prioridade.

O primeiro passo para ter sucesso no marketing local é entender o bairro e os hábitos de consumo de seus moradores. Desse modo, você poderá aperfeiçoar sua comunicação e evitar prejuízos. O ideal é dar atenção a esse estudo no começo do negócio, enquanto ele ainda está sendo desenvolvido.

Imagine um empresário que abriu uma academia de artes marciais em um bairro cuja maior parte da população não tem interesse nesse serviço. O fato de não ter considerado o perfil dos vizinhos da empresa pode prejudicar o negócio, fazendo com que investimentos relacionados à escolha do ponto, campanhas de publicação e divulgação tenham sido criadas de maneira equivocada.

Portanto, se você ainda não parou para pensar no modo como a sua empresa impacta a vida dos moradores locais, está na hora de refletir sobre esse assunto.

 

Marketing local na era da internet

Talvez você esteja pensando que não há espaço para usar o marketing digital em uma estratégia local, uma vez que é possível impactar o cliente de outras maneiras, não é mesmo? Se você concluiu isso, saiba que esse pensamento está errado.

Coloque-se no lugar do cliente. É provável que, antes de ter efetuado sua última compra on-line, você tenha dedicado muito tempo pesquisando sobre o produto em um site de buscas como o Google. Você encontrou alguma empresa vizinha nessa pesquisa?

O mesmo vale para as redes sociais. Você segue alguma marca local para saber de ofertas e novidades? Cada ferramenta digital abre uma nova possibilidade de se fazer marketing local.

 

Marketing local e o Google

Entendendo o comportamento do internauta, que costuma pesquisar no Google sobre um produto ou empresa antes de efetuar uma compra, torna-se muito importante estar bem ranqueado nessa ferramenta, mas como fazer isso?

Uma alternativa é aliar o Marketing de Conteúdo ao Marketing Local. O objetivo dessa escolha é transformar a empresa em referência de informação para o seu cliente, tirando dúvidas sobre o produto, informando-o sobre novidades do mercado etc.

Quando feita de modo adequado, considerando o SEO, o Marketing de Conteúdo ajuda o site ou blog da empresa a aparecer entre os primeiros resultados de busca em sites como o Google.

Para isso, o profissional que está desenvolvendo a estratégia deve estudar a maneira como o cliente pesquisa na internet para poder escolher as melhores palavras-chaves. É provável que uma delas esteja relacionada à localização, como o nome do bairro ou da cidade. Imagine que uma pessoa esteja buscando um dentista, Ela provavelmente pesquisaria algo como “dentista no centro da cidade”.

Todavia, é importante esclarecer que existe outra maneira de aparecer como resultado para o seu freguês: anunciando no Google. O valor do anúncio requer um investimento muito menor que o necessário para aparecer em outras mídias, como jornais, rádios ou programas de tevê. Ainda assim, é muito importante que essa ação conte com a orientação de um profissional experiente para evitar erros.

 

Marketing local e as redes sociais

Usar as mídias sociais é uma excelente forma de fortalecer o marketing local porque estabelece uma comunicação direta entre a empresa e o cliente. Além disso, essas ferramentas oferecem métricas que mostram o comportamento do internauta, ajudando o empresário a entender melhor o seu público-alvo.

Assim como no Google, anúncios em plataformas como Facebook e Instagram podem trazer excelentes resultados a um investimento relativamente baixo.

Outro ganho é a possibilidade de aperfeiçoar o atendimento ao cliente por meio das páginas oficiais da empresa. Com o Messenger, do Facebook, é possível automatizar alguns processos de atendimento usando um bot. Informações que antes eram solicitadas por meio de telefonemas podem ser esclarecidas rapidamente em uma conversa automática pela rede social.

 

Como vender mais

 

Marketing local e o atendimento ao cliente

Todo empreendedor sabe que ser recomendado por clientes antigos é uma forma segura de conseguir aumentar a margem de vendas. Quando se atua em mercado com foco geográfico, esse pensamento se torna questão de sobrevivência. Por isso, é muito importante prezar por um atendimento de excelência que encante os clientes. Isso fará com que sua marca seja reconhecida como autoridade no segmento em que seu negócio atua.

Estratégias de Marketing de Guerrilha também podem ser interessantes na hora de divulgar novos produtos. De modo simples, podemos definir o Marketing de Guerrilha como uma forma de obter os melhores resultados usando a menor quantidade de recursos possível.

Muitas marcas consideram esse conceito como uma das maneiras de potencializar o marketing local. Por exemplo: em vez de anunciar em uma página dupla de um jornal local, a equipe de marketing de um supermercado decidiu espalhar cupons de desconto perto da loja, engajando seus clientes e fazendo com que eles postassem sobre o concurso em suas redes sociais.

Como vimos neste artigo, pensar em estratégias de marketing local permite que a sua empresa amplie a relevância da marca em uma região estratégica para os seus negócios. É possível aliar outras formas de marketing à meta de aumentar as vendas localmente desde que o empreendedor defina os objetivos da sua estratégia.

 

Agora que você entendeu o que é e como fazer marketing local, que tal aprender o que é inbound marketing? Preparamos um artigo especial sobre esse tema!