03/04/2019
Postado em: Conteúdo

De modo geral, podemos definir o marketing como uma área de estudos que analisa diferentes maneiras de criar soluções em vendas. Com as mudanças no mundo e a evolução das tecnologias de comunicação, surgiram outros jeitos — cada vez mais criativos — de se vender um produto ou serviço, o que inclui duas categorias bem conhecidas atualmente: inbound e outbound marketing.

Para ajudá-lo a entender esses dois conceitos na teoria e conseguir imaginá-los na prática, escrevemos este artigo com todos os detalhes pertinentes sobre o assunto. Se você está interessado em alavancar as suas vendas, siga lendo!

Entendendo o inbound marketing

De maneira bem resumida, o grande objetivo dessa técnica é atrair clientes utilizando todas as ferramentas digitais disponíveis. Por isso, algumas pessoas acreditam que inbound marketing é sinônimo de marketing digital — mas estão redondamente enganadas.

Enquanto o marketing digital vende produtos por meio da internet, o inbound marketing tem como meta criar um relacionamento com o cliente. Trata-se de uma opção que trabalha com um plano de médio e longo prazo.

Para organizar essa lógica, existe o conceito de “funil de vendas”. No topo desse funil, o seu cliente ainda não tem informações suficientes para decidir se deve ou não comprar o seu produto (aliás, ele talvez nem saiba que a sua empresa pode oferecer algo que ele precisa). Nessa fase, o inbound marketing irá atraí-lo e educá-lo sobre a sua marca, criando conteúdos como artigos, infográficos, e-books e vídeos.

No meio desse funil, o seu leitor talvez já tenha interesse na sua marca, entendendo que ela pode atender a uma demanda que ele tenha. Por isso, é importante que a produção de conteúdo continue falando com ele, apresentando informações para tentar convencê-lo a conhecer a sua marca.

A partir desse ponto, o inbound marketing contribui para a geração de leads, uma vez que o leitor fornece informações como e-mail e telefone para continuar tendo acesso gratuito ao conteúdo publicado.

No fundo desse funil, o inbound marketing age para efetuar vendas, incentivando o cliente a comprar online, visitar sua loja física, falar com um consultor ou qualquer outra ação relevante para a conversão do lead.

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

Talvez você esteja pensando: “Isso não é Marketing de Conteúdo? ”. Olha, não exatamente. Na verdade, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia dentro do escopo do inbound que pode ser aliada a várias outras, como aplicação de técnicas de SEO para ranquear bem em sites de buscas, criação de posts em redes sociais e análise de métricas das redes para conhecer melhor o seu público.

Vantagens do inbound marketing

Devido à segmentação, essa estratégia consegue ser mais certeira ao entregar o conteúdo para o público escolhido. Além disso, ela gera uma grande quantidade de métricas, seja no site, em redes sociais, leads gerados, taxa de abertura de e-mails ou qualquer outro aspecto pertinente. Todos esses dados mostram ao empresário o que ele está acertando e o que deve ser modificado.

O custo também é mais baixo quando comparamos o inbound com outras formas de impactar o cliente, como os anúncios em jornais e rádios.

Compreendendo o outbound marketing

Se você chegou até aqui, talvez esteja se perguntando como as empresas vendiam antes da internet — especialmente quem, digamos, não tinha como lançar mão de alguns segundos no horário nobre. As técnicas utilizadas sempre foram adaptadas às tecnologias disponíveis e algumas delas seguem sendo usadas, como o telemarketing, os panfletos, os outdoors e os anúncios publicitários.

Todas essas opções são interessantes e podem trazer resultados ao negócio (desde, claro, que sejam bem executadas). O problema é que elas não são acessíveis a todos os empresários, representando um grande investimento até mesmo para companhias líderes em seu segmento.

Ademais, essa técnica age de forma invasiva. A pessoa que recebe a mensagem via telefone, SMS, propaganda, panfleto e outros meios outbound pode não ter qualquer interesse no que você tem a oferecer. O objetivo, no entanto, é impactar o maior número possível de pessoas.

Ao contrário do inbound, o outbound oferece o produto de imediato. Trata-se de um plano com objetivos a curto e médio prazos. No inbound, o cliente procura o conteúdo e encontra a sua marca. No outbound, você procura o cliente e oferece o seu produto.

Isso, contudo, não significa que não existam estudos e análises no outbound. Empresas só anunciam em veículos onde sabem que encontrarão os seus potenciais clientes.

Depois do investimento realizado, relatórios revelam qual a taxa de sucesso da estratégia e se ela trouxe os resultados imaginados, se a taxa de retorno do investimento foi adequada etc. Não existe tiro no escuro quando o assunto é marketing.

Inbound e outbound: definindo qual deles é melhor

Vamos ao que é novidade para muitas pessoas: sim, sua empresa pode fazer uso de ambos. É essencial ter em mente que a sua estratégia de marketing deve ser adaptada às realidades do seu negócio. Não adianta tentar copiar um plano de marketing que deu certo para outra empresa sem entender o que a sua própria precisa.

Por isso, analise os objetivos a curto, médio e longo prazo para definir o seu plano de ação. Outro ponto fundamental para o seu sucesso é contar com profissionais capacitados na hora de executar as ideias de marketing escolhidas.

Vamos a um exemplo: um empresário decidiu abrir um restaurante de comida tailandesa. Ele dividiu sua estratégia de marketing em ações que envolviam inbound e outbound e, então, contratou uma agência de marketing digital que criou um site para que ele vendesse online.

Além disso, foi desenvolvido um blog que publicou artigos sobre a culinária tailandesa. Dessa forma, possíveis resistências do leitor eram quebradas. Com redes sociais que distribuíam esses textos e estratégias de SEO que os ajudavam a figurar nas primeiras páginas dos sites de buscas, esse restaurante se tornou uma referência para quem queria conhecer o tema.

Contudo, essa empresa precisava chamar atenção da cidade para a sua inauguração. O empresário resolveu anunciar em um jornal local e distribuir panfletos informando o endereço e telefone da empresa.

Esse exemplo ilustra que não há uma estratégia superior a outra, mas aquela que atende às suas necessidades e orçamento. É claro que não faz muito sentido que, em pleno século XXI, qualquer negócio (independentemente do seu tamanho) ignore a comunicação digital, mas é fundamental manter todas as portas abertas.

Agora que você entendeu as diferenças entre inbound e outbound, que tal aprender ainda mais sobre o tema? Escrevemos um artigo especial sobre todas as vantagens do inbound marketing. Leia agora mesmo!