13/02/2019
Postado em: Conteúdo

A concorrência exige cada vez mais que as mercadorias e os serviços se adequem às expectativas e preferências do consumidor. Atentas a essa tendência, as empresas têm investido em estratégias que buscam agregar valor ao produto.

O design é um desses elementos que podem fazer toda a diferença nas vendas. Ele vai muito além de uma mera questão estética ou beleza de um produto. Devido à sua importância, ele já se tornou um item de atenção fundamental dos empreendedores que querem obter resultados positivos e sucesso nos negócios.

Pensando nisso, vamos explicar como o design atua nas formas de agregar valor aos produtos vendidos, ajudando na valorização de marca e na distinção da empresa perante o mercado. Acompanhe a leitura!

 

Quais as principais funções do design?

O design envolve a execução de diversas funções. Ele desponta no processo de criação do produto, é moldado por meio de reuniões estratégicas da equipe até que fica pronto no momento de lançamento da peça no mercado.

Durante todas as fases, são avaliadas questões como os logos das embalagens, as suas cores e as melhores maneiras de garantir a usabilidade com conforto e praticidade.

Isso significa que é criada uma identidade visual da marca que estará presente no ambiente corporativo e que serve como uma forma de competitividade no seu segmento de atuação.

Um design com traços atrativos e uma ação publicitária criativa chama a atenção dos clientes pela novidade, fazendo com que eles se sintam atraídos a experimentar o produto.

 

Como o design atua com o Marketing e a Comunicação?

Você percebeu como o design atua em complementaridade em relação às outras áreas do marketing e comunicação? Entenda mais como isso funciona.

Quando o gestor prioriza o design como uma maneira de facilitar a vida dos consumidores, essa estratégia também pode ser adaptada para outras áreas de atuação como o Marketing e a Comunicação.

Desse modo, apresentar a ideologia e a política da empresa para o público pode ser uma boa forma de estabelecer laços de confiança e melhorar o relacionamento com o cliente.

 

O design de produto pode ser considerado marketing e comunicação?

A aparência que um produto apresenta exerce influência direta sobre os consumidores. Existem diversos modelos parecidos de várias marcas no mercado. Contudo, aquela interface diferenciada e atraente poderá fazer toda a diferença para conquistar o público-alvo.

O design é feito por meio de pesquisas de mercado que procuram coletar dados sobre os anseios, preferências e necessidades dos clientes. O resultado dessa informação é usado para fazer um trabalho de design eficiente e atrativo. Toda a jornada que o design percorre consiste em uma vertente do marketing das empresas e é uma das estratégias para aumentar as vendas.

Além do mais, um bom design ajuda a passar a mensagem da empresa para os seus consumidores, promovendo, assim, o sucesso da marca. Um trabalho bem feito gera impactos positivos para o consumidor final, que se torna um cliente fidelizado, ajudando a criar um relacionamento com a empresa.

Por outro lado, caso alguma etapa não seja executada de maneira correta, a empresa poderá sofrer queda nas suas vendas e prejuízos inesperados. Podemos citar como exemplo casos em que os consumidores não conseguem abrir uma embalagem. Nessa situação, eles desistirão do produto e comprarão do seu concorrente. Logo, as chances de eles voltarem para comprar na sua empresa são muito pequenas. Acabam optando por um concorrente que pareça mais prático na próxima compra.

 

Quais são os benefícios do design como agregador de valor ao produto?

A identidade visual da marca presente no design tem um valor agregado ao produto. Ela revela uma mensagem e é imprescindível para manter o relacionamento com o consumidor, quando ele mantém contato visual com aquela mercadoria.

Vamos apresentar, a seguir, quatro benefícios do design como um fator que dá valor ao produto final. Veja.

 

Valorização da marca

O valor do produto está diretamente ligado à percepção que o cliente tem dela, ou seja, a maneira que a empresa apresenta a sua marca para o público.

Antes de tudo, é importante coletar os dados sobre as preferências e as necessidades do cliente, e, então, estudar as melhores maneiras de criar um design que atenda aos anseios dessas pessoas. Dessa forma, você acaba atraindo o interesse do consumidor e agrega mais valor para a marca.

 

Diferenciação no ponto de venda

A ação realizada diretamente no Ponto de Venda é uma forte estratégia para aumentar o alcance de uma marca. Elas são feitas por equipes de promoção que passam por um treinamento para promover um produto ou serviço, divulgando, assim, uma ação de marketing.

Essa medida ajuda a conhecer melhor os clientes e colher informações que serão estudadas e vão servir para melhorar o design.

 

Criação de vínculos do cliente com o produto

O elemento subjetivo é muito valorizado nas estratégias de design. Esse fator psicológico pode se tornar o grande diferencial que vai influenciar o cliente a optar por um produto e não por outro, principalmente porque hoje em dia eles guardam muitas semelhanças.

Nesse sentido, manter um laço direto com os consumidores ajuda a fidelizá-los e permite que os produtos ganhem um valor agregado suficiente para garantir a compra.

Para isso, podem ser usados métodos de interação em redes sociais, que criam um engajamento entre ambas as partes, por exemplo. Além de tudo, clientes satisfeitos ajudam a promover a sua marca.

 

Oferecimento de novas soluções para os problemas

A inovação é sempre um fator importante no ciclo de uma empresa. Por isso, o desenvolvimento de novos produtos com designs mais modernos e úteis ajuda a oferecer novas soluções para os problemas dos clientes. Dessa forma, é possível suprir as necessidades deles, o que torna a venda quase certa.

 

O design realmente funciona?

Na prática, o redesign da embalagem pode fazer toda a diferença no aumento das vendas e no faturamento, sem que tenham ocorrido, de fato, alterações no produto. Vamos ver alguns cases de sucesso.

 

Marca Mu-Mu

A Agência Bendito Design trouxe modernidade para a marca Mu-Mu. O  novo design das embalagens usou cores diferenciadas e ajudou na introdução de uma nova linha de produtos da marca, os seus chocolates.

 

Marca Batavo

O redesign nas embalagens da Batavo trouxe um visual moderno para a marca, com cores mais leves e fundo de aquarelas e a camponesa holandesa, que faz parte da marca. Além disso, o posicionamento dos produtos adquiriu a categoria premium.

 

Marca Elegê

A empresa BRF redesenhou  a apresentação do leite Elegê para transmitir modernidade aos clientes, sem que o produto perdesse a sua identidade. Dessa forma, o ícone de identificação de marca (fundo xadrez) permaneceu, mas a empresa investiu em ações positivas com mensagens do tipo: ” Amor em Movimento” e “Um Gesto, Dois Sorrisos”.

 

 

Um design bem elaborado e consciente ajuda a agregar valor ao produto de forma a atender os anseios e propósitos dos seus clientes. Ele traduz a confiança e a imagem da empresa, ao mesmo tempo que transmite eficiência e qualidade. Além disso, o design deve sempre ser sólido e coerente. Isso faz com que ele não perca a sua identidade em relação à proposta de valor do negócio.

 

E aí, entendeu a importância do design para agregar valor ao produto? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que ele chegue até mais pessoas!