24/07/2019
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Antes da era digital, existia uma forma muito popular de fazer a divulgação de um serviço ou produto: por meio do marketing boca a boca. Sabe quando você vai a um restaurante e gosta muito da comida? Antigamente, uma das formas de ajudar na publicidade do estabelecimento, era falando para os seus amigos e parentes.

Hoje, com as redes sociais, essa tarefa ficou muito mais fácil, pois é possível verificar a qualidade da marca por meio das famosas avaliações. Mas será que com o surgimento da web, essa forma de marketing é mais eficaz? É possível que as duas estratégias de divulgação se complementem e ajudem as pequenas e médias empresas?

Se as perguntas acima também fazem parte do seu dia a dia, você está lendo o texto certo! Vamos falar sobre as características do marketing boca a boca e trazer a resposta desses questionamentos. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

 

O que é marketing boca a boca?

Também conhecido como marketing de indicação ou referral marketing, o “boca a boca” é quando você consegue que os próprios clientes comentem do seu negócio para outras pessoas.  Isso pode acontecer mesmo que você não faça nenhum investimento na área. Se realizar a criação de produtos ou serviços que sejam valiosos e comercializá-los, é bem provável que comentem sobre eles.

Como o marketing em geral, esse é um processo orgânico e vai acontecer independentemente do seu envolvimento. Pelo menos alguma vez na vida já falamos para as pessoas do nosso meio social sobre experiências de compra, né? Sendo assim, é importante aumentar o boca a boca e trazer a garantia de que mais pessoas vão falar sobre a marca. Isso vai envolver a realização de alguns incentivos, mas também alguns desafios — dentre eles, garantir que as interações sejam sempre relevantes e úteis.

Normalmente, os clientes indicam o negócio à outras pessoas que eles acreditam que também vão se interessar na empresa. Essa ação representa menos esforço para encontrar o alcance do público alvo. O fato é: se cada recomendação gerar um comprador e eles começarem a compartilhar coisas sobre seu negócio com todos os amigos, mais pessoas vão falar da sua marca.

 

Quais as suas vantagens?

Pense na seguinte situação: você está em busca de boas referências de um confeiteiro para sua festa de aniversário. Em quem vai confiar mais: em uma indicação da sua avó ou de alguém que escreveu um elogio na internet?

Podemos apostar que escolheu a primeira opção, certo? Isso acontece porque geralmente não confiamos na empresa e sim nas outras pessoas. Então, além de trazer mais confiabilidade à sua marca, o marketing boca a boca traz vantagens como:

 

Ser direcionável

A gente sabe que não existe uma formula certa para isso. Mas a partir do momento em que você aproveita seus clientes como uma forma de divulgar naturalmente o seu anúncio, ele vai acabar conversando com pessoas de perfis parecidos.

 

Ter mais alcance

Em tempos passados, era muito mais tranquilo conversar com o público. Com o grande número de propagandas, era mais fácil acontecer o esquecimento de falhas ou defeitos. Agora, com o surgimento da internet e das redes sociais, o cliente passou a ter voz ativa sobre aquilo que consome. A opção de compartilhamento age como um fogo aceso no mato seco, espalhando velozmente as mensagens.

 

Traz influência

O marketing boca a boca é um tipo de estratégia certeira para quem quer adiantar os processos de compra. Se a pessoa vê anúncios e se interessa pelas soluções apresentadas pela empresa, ao perceber que um amigo está indicando, é mais do que provável que também se torne um cliente.

 

Mas, ele ainda funciona?

Já contextualizamos o marketing boca a boca e mostramos as suas principais vantagens. Mas na prática será mesmo que funciona? E ele consegue ser relacionado no meio digital? Nós garantimos que SIM!

Apesar de muitas vezes mal utilizado ou até mesmo ignorado, esse tipo de estratégia funciona e pode ser muito bem alinhada aos requisitos oferecidos pela internet. A questão para ter sucesso é entender como desenvolvê-lo da forma positiva para a sua marca:

 

Invista em pesquisas

Existem diferentes públicos por aí e cada um deles reage a estímulos de formas distintas. Você sabe qual o meio de fazer seus clientes darem bons relatos sobre a sua empresa? Não? Então, esse é o primeiro passo a ser tomado. Pesquise o que faz eles reagirem positivamente ou negativamente para poder trabalhar com ambos e promover o desenvolvimento da sua marca.

 

Tenha planejamento

O planejamento dentro do marketing boca a boca é essencial. Saiba como e o que abordar em um bate papo com os consumidores. Caso contrário, não vai conseguir o objetivo principal: que é os clientes repassarem a propaganda. Procure trabalhar bem a mensagem para que ela não pareça apenas uma coisa repetitiva.

 

Seja constante

Não basta apenas fazer uma ação em um determinado momento. O público acaba percebendo rapidamente quando a empresa atua de uma forma apenas para conseguir aumentar as vendas e os clientes. Além de ter uma sensação de que foram enganados, eles passam a fazer a publicidade de forma negativa.

 

Como aplicá-lo?

Agora que mostramos que é possível usar o marketing de indicação e que existe formas de alinhá-lo com a mídia online, é hora de descrever como fazer isso. Portanto, pegue papel e caneta para anotar essas dicas. Vamos lá?

 

Invista em marketing de relacionamento

Desenvolver e manter um relacionamento positivo com a clientela é muito eficaz.  Faça investimentos em formas contínuas de como oferecer benefícios para quem escolhe a sua empresa diante dos concorrentes. Quando se sentem valorizados e estão felizes com a qualidade do produto ou serviço oferecido, é quase certa a fidelização desse consumidor.

 

Produza conteúdos virais

Contribua para que a sua mensagem seja espalhada. Como? Torne ela simples e surpreendente, fuja do da zona de conforto — elas não representam perigo, mas também não levam a nenhum lugar.

Uma boa aposta é investir no audiovisual, pois além de trazer o entretenimento, os vídeos prendem mais a atenção quando postados nas redes sociais. Sendo assim, trazem mais chances de cliques, curtidas e compartilhamentos.

 

Foque na experiência do processo de vendas

Para poder falar bem, ele precisa ter uma boa experiência com a sua marca, concorda? Para isso, é necessário ter agilidade na resolução de problemas, responder os questionamentos e saber oferecer benefícios.

Essa é uma dica muito preciosa para quem quer investir no marketing boca a boca: descobrir como está a jornada do seu cliente e dar a ele uma vivência proveitosa.

 

Realize um bom atendimento

Já pensou o quanto sua marca pode perder ao não fazer investimentos para melhorar o atendimento ao cliente? Tudo pode ser um meio para a empresa mostrar ao cliente o quanto ele é importante.  Procure seguir estratégias de conteúdo e de marketing digital, utilizando as redes sociais dar agilidade nas consultas e vendas.

Faça uso de ferramentas de avaliação como as pesquisas de satisfação do consumidor. Isso vai fazer com os compradores tenham a certeza de que estão fazendo a escolha certa apostando em você e não nos concorrentes.

 

E aí, conseguimos responder todos os seus questionamentos sobre o marketing boca a boca e a sua funcionalidade nos tempos de mídias digitais? Acreditamos que o conteúdo não deixa dúvidas: é favorável investir na estratégia e alinhá-la as redes sociais, principalmente para pequenas e médias empresas. É só seguir direitinho cada dica que foi dada, investir em qualificação e buscar os resultados positivos!

Está em busca de alguém que possa auxiliar nessa tarefa? Então, entre em contato conosco! Temos a melhor estratégia para ajudá-lo à alcançar seus objetivos!

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