As coisas mudam rápido demais, não é mesmo? Muita gente não sabe que já houve um tempo — não muito distante — em que o design de embalagens simplesmente não existia. O embrulho não passava de um pedaço de papel grosseiro usado temporariamente para acondicionar e transportar objetos da loja até a casa.
Pois bem, já estamos cientes de que a realidade atual é completamente diferente. Se você pretende dar relevância ao seu produto, não tenha dúvida, aposte na embalagem. Ela é tão importante quanto o conteúdo e tem um poder enorme de transferir valor e posicionamento às marcas.
Assim, é possível melhorar a rentabilidade fixando preços justos e compatíveis com o valor do que está à venda. Neste post, demonstraremos como um bom design de embalagens pode influenciar a precificação de produtos, conquistar o consumidor e impulsionar as vendas. Confira!
Crie embalagens com design atrativo
Quem nunca se encantou com um livro pela capa, ou levou algum objeto para casa só por causa da caixinha cheia de referências emotivas? Isso está cada dia mais comum. Muita gente compra um produto e espera ansioso pela embalagem.
O cultuado design atrativo já é bem conhecido do público mais antenado, porém, aqueles não tão ligados assim já estão começando a perceber a diferença entre as coisas comuns e as que têm um algo mais.
As pessoas procuram experiências diferentes durante o processo de compra e isso se estende ao produto em si. É aí que as marcas podem explorar a criatividade na produção de embalagens surpreendentes. A atratividade desse item, tão menosprezado em outras épocas, deve usar e abusar dos sentidos do consumidor, seduzindo pela visão, pelo tato, olfato, paladar e até a audição.
Essa estratégia consegue valorizar uma marca e conectá-la ao seu público. As grandes empresas já fazem isso há tempos, lançando edições especiais com foco na embalagem e dão um salto nas vendas de produtos que não mudam nada na essência. Agregam valor ao preço e renovam o que já existia antes.
Foque no público-alvo
O público-alvo, após devidamente definido, deve estar na mira das suas preocupações, afinal, é ele quem consumirá o seu produto, fará um marketing boca a boca, voltará a comprar e se apaixonará pela sua marca.
Com todas essas questões em vista, trate de desenvolver propostas pensando nessas pessoas, nas suas necessidades e expectativas, sempre atento ao óbvio: a embalagem é o primeiro contato do público com o produto, portanto, tem que conversar com ele e ser irresistível.
Não esqueça da qualidade
Ok, o seu produto reúne todos os benefícios que o cliente espera e a embalagem é um show à parte. No entanto, preste muita atenção na qualidade do material usado para a produção desse item. A procedência conta muito, tanto para os projetos mais sofisticados quanto para os mais simples. É necessário garantir a segurança do conteúdo em termos de durabilidade e resistência.
Além disso, o acabamento e a impressão são fatores indispensáveis para assegurar o conjunto da qualidade. Falhas como fotos de baixa resolução, erros de grafia e de montagem são imperdoáveis e a clientela não esquecerá tão fácil. Lembre-se, ainda, de que quanto mais requintado for o produto, maior será o impacto negativo dos erros de branding, portanto, não vacile.
Preocupe-se com o meio ambiente
O investimento na qualidade da embalagem pode, ainda, ser aproveitado nas questões envolvendo sustentabilidade. O consumidor de hoje está muito atento ao consumo consciente.
Convenhamos, nas últimas décadas, a indústria criou problemas insolúveis com o excesso de plástico utilizado principalmente nas embalagens. Isso criou problemas gravíssimos para o meio ambiente.
A solução encontrada é o retorno ao uso do vidro, papéis recicláveis, reutilizáveis e outros materiais que, além de não agredirem o ambiente, possam ser reaproveitados até que o descarte seja inevitável.
No mundo atual, um projeto de embalagem ecologicamente bem elaborado influencia diretamente na imagem das marcas. Logo, um bom processo de branding não pode perder a oportunidade de adotar esse tipo de ação em sua estratégia de marketing.
É importante atentar para o conceito de cidadania empresarial, que tem sido levado muito a sério em diversos segmentos do mercado. O acesso do público a toda a espécie de informação está muito fácil, os canais digitais estão aí para isso também.
Essas intervenções transformam o seu cliente em formador de opinião. Isso faz dele um influenciador na decisão de compra de muita gente que confia nas suas dicas e opiniões sobre determinados serviços e produtos.
As pessoas — principalmente o público jovem — estão engajadas e têm consciência do seu papel na sociedade, por isso, procure alcançar um alto padrão de qualidade demonstrando responsabilidade ecológica. As empresas que assim agem, adquirem um diferencial e se mantêm à frente da concorrência.
Use o design de embalagens como um meio de comunicação
Parece claro que todas as condutas anteriores apontam para a mesma direção: a comunicação imediata e impactante. Se a embalagem precisa encantar, significa que ela é a porta de entrada perfeita para a comunicação mais direta e clara possível.
Por meio dela, o consumidor poderá entender o funcionamento do produto, seus atributos, além de dados como: outros itens oferecidos, valores que norteiam o negócio e ações realizadas pela empresa.
O projeto de uma embalagem adequada é vital para criar uma boa experiência de compra. Clientes satisfeitos e bem informados oferecem muito mais chances de tornarem-se fiéis à sua marca.
Transforme a embalagem em item colecionável
Não existe nada que indique melhor o valor de uma embalagem que o status de item colecionável. É aquele objeto que você deseja mais que o próprio conteúdo. Muitas empresas usam essa tática para lançar edições limitadas e conseguem grandes feitos no quesito encantamento. Com isso, recuperam clientes afastados e ganham novos.
A sensação de poder usar uma embalagem para outra finalidade é muito boa, ainda mais quando ela passa a nítida impressão de que foi feita para essa nova função.
É o caso de algumas edições, como as embalagens colecionáveis do Leite Moça Light, lançada pela Nestlé. O projeto dos rótulos das latas foi desenvolvido para criar um vínculo emocional maior com o público, com o objetivo de propiciar um envolvimento da marca no cotidiano das pessoas. Assim fazem muitas marcas de perfume, bebidas, cosméticos e até de alimentos, como o exemplo acima.
Edições especiais são muito eficientes e, assim como a mudança total nas embalagens, funcionam bem em uma estratégia de branding. Toda vez que uma empresa decide se reinventar lançando uma nova embalagem para um produto já conhecido ou inédito, cria-se uma oportunidade perfeita para alavancar as vendas.
Esse campo, antes não explorado, se transformou em um nicho à parte. O público está mudando seus hábitos mais facilmente e aprendendo a apreciar coisas novas. O design de embalagens pode ser considerado algo relativamente novo e ainda tem muito potencial a ser descoberto no mercado. Tudo é uma questão de abrir brechas e não economizar na criatividade.
E você, já pensou em usar as embalagens como forma de precificar melhor os seus produtos? Acesse mais conteúdo para aprofundar-se nesse assunto!