19/07/2019
Postado em: Campanha

O objetivo do Maio Amarelo é fazer do trânsito uma pauta diária, conscientizando a população e auxiliando na redução do número de acidentes causados pela imprudência ao dirigir. O nome Maio Amarelo, vem justamente da cor do semáforo que significa atenção.

 

O Briefing

O briefing enviado pelo cliente solicitava uma campanha abordando os principais causadores de acidentes no trânsito. Um direcional muito importante que seguimos para esse material, foi o de produzir uma campanha de baixo custo, mas com o máximo de impacto no espectador.

 

O Objetivo

“Precisamos alertar as pessoas sobre os perigos da falta de atenção no trânsito” foi o que o cliente nos pediu. Por isso, entendemos que deveríamos criar uma campanha integrada que atingisse um público muito amplo, tendo como estratégias de mídias a TV, as mídias outdoor – com painéis rodoviários – posts orgânicos em mídias sociais e Ads em Facebook, Instagram, YouTube Pre-roll e Google Display Network.

Com isso, a campanha visava a construção de marca.

 

Para o orçamento extremamente enxuto, nossa solução foi construir cenas com elementos simples e trabalhar a dramaticidade no color grading e no áudio. Nas mídias outdoor e mídias sociais, utilizamos recursos visuais que representavam diversos tipos de direção irresponsável, como sob o uso de álcool, com sono e em alta velocidade.

 

O resultado dessa campanha você confere abaixo:

 

A campanha

 

Banners para Mídias Sociais

 

Painéis Rodoviários

 

Filmes

 

 

 

 

Os Resultados

Nos últimos dois anos, a QSL vêm trabalhando a construção de uma marca próxima não apenas do caminhoneiro, mas de todas as pessoas. Não é à toa que as pessoas cantam sem parar o seu jingle “grande amiga do caminhão”. E essa simpatia com o público tornou-se ainda maior com a campanha Maio Amarelo.

 

A campanha veiculou por um período de 25 dias com segmentação abrangendo Guarapuava e raio de 29 Km – um público potencial médio de menos de 300 mil pessoas.

 

YouTube

Impressões: 79.857

Visualizações 100%: 34.698

Custo por visualização: R$ 0,03

Investimento: R$ 1.000,28

 

Facebook e Instagram

Impressões: 157.625

Visualizações 100%: 28.104

Alcance: 45.421

Custo por visualização: R$ 0,02

Investimento: R$ 500,00

 

Resumo dos Resultados

Investimento total em mídia online: R$ 1.500,00

Público potencial: Cerca de 300.000 usuários

Impressões: 237.482 – 79% do potencial

Visualizações 100% em vídeos: 62.802 – quase 21% do potencial

 

Além disso, no mês em que a campanha acontecia, a QSL Autopeças lançaria uma filial. A loja, com atendimento exclusivo para a marca Iveco, já existia e estava em uma situação não muito favorável. Entretanto, fomos surpreendidos quando, semanas antes da inauguração, vazou a informação de que a loja seria da QSL e, em um sábado que parecia normal, uma fila de caminhões formou-se em frente à loja e, aos apuros, equipe se viu obrigada a antecipar a inauguração.

 

É por isso que acreditamos em algo que gostamos de chamar de criatividade estratégica. Unindo estratégias de performance com boas ideias, conseguimos melhores resultados.

#EspalheIdeias