13/06/2018
Postado em: Design , Identidade Visual

Cada novo trabalho que fazemos para a Rede de Escolas Aldeia do Sol é uma nova experiência. O curioso é que esta é exatamente a proposta da rede: um ensino com estruturas física e pedagógicas diferenciadas, com atividades práticas e imersivas, em contato com a natureza e animais, com arte, música, esporte e diversas atividades que proporcionam um aprendizado livre e criativo que busca sempre colocar o aluno em contato com o tema. Tanto na Aldeia do Sol, que fica em uma área que lembra uma fazenda, quanto a Anjo Sapeca e a Bambini, ambas focadas em alunos de maternal e jardim de infância, são as escolas mais indicadas por pais em grupos do Facebook. Isso representa a confiança que os pais têm nas escolas, por isso entendemos que a mudança seria aceita com tranquilidade.

 

O Briefing

O briefing, na verdade, era muito simples: a nova marca deveria unificar as três escolas e representar a filosofia da rede, que fala de um ensino de qualidade e que vai além dos livros e da sala de aula, mas coloca o aluno em contato com a realidade, atuando em conjunto com a família no desenvolvimento da criança. Não era obrigatório, mas seria agradável que o tema sol estivesse na marca.

O sol é a representação da rede. Por isso, depois de um rápido brainstorming, entendemos que ele deveria ser mantido, mesmo que apenas nas entrelinhas, mas não teve jeito, decidimos torná-lo o centro da nova marca e essa foi uma ótima decisão.

 

Solaris: a marca visual

Partimos em busca de um símbolo que traduzisse evolução e alegria, e que tivesse um reconhecimento imediato e intuitivo e inspirasse as pessoas. O ponto de partida foi a paisagem presente no logo antigo, que foi simplificado diversas vezes até chegar numa versão minimizada.

O conceito do logo é o sol representando a escola como sendo o epicentro da vida da criança nesse período, unindo conhecimento, alegria e desenvolvimento social.

As cores escolhidas são tons de azul, amarelo e verde. São cores que transmitem otimismo, confiança e crescimento. Como a marca foi pensada para atender a necessidade de três escolas, cada cor e elemento aplica-se sempre a uma das escolas da rede.

 

O Lançamento

Para inserir a nova marca no mercado, pensamos em uma campanha que traduzisse esse momento de forma simples e direta, e que demonstrasse a preocupação da rede com o desenvolvimento da criança e adolescente e o quanto respeita e honra a confiança que os pais colocam na rede. Chegamos, então, em um conceito dupla-face – que pode ser inserido de duas formas – e que, no primeiro momento, será trabalhado como slogan da rede: aprender vivendo / viver aprendendo.

 

Abaixo você confere algumas peças da campanha, assim como o filme veiculado na televisão e internet, e mais algumas peças do desenvolvimento da marca.

 

 

 

A gente curtiu demais o resultado deste trabalho, e você?

Se você também precisa de logo para a sua empresa, fale com a gente e vamos juntos espalhar suas ideias por aí.

 

#EspalheIdeias