08/06/2017
Postado em: Conteúdo , Design

“Se tá na internet, então é verdade” é o que dizem por aí, e precisamos concordar: se sua empresa está na internet, ela existe para bilhões de pessoas. Mas não basta estar, é preciso ser visto e ser relevante, e para isso, nada como um site com layout bonito, bem programado e funcional.

Por isso, aqui vão nossos pontos principais para ter um site que, além de bonito, atrai seus clientes.

 

Seja confiável

A não muito tempo atrás, vivemos um episódio bastante estranho na minha família. Depois de muito tempo insistindo para que minha vó, no auge de seus 60 anos, entrasse para o mundo da internet, ela decidiu comprar um smartphone. Não satisfeita, ela queria um smartphone e um tablet. Indicamos diversas marcas e modelos que, acreditávamos, atendiam as necessidades da vovó. Pouco tempo depois, a vó pediu pra que minha tia pagasse um boleto de um smartphone e um tablet que ela teria comprado em um site, sem ajuda de ninguém. O desfecho você já sabe: os gadgets nunca chegaram e ela não quer ouvir nem falar sobre a internet.

A internet está cheia de sites fraudulentos (palavra difícil detected) e, a maioria deles, tem um visual bem feio, como aquela famosa pop-up que premia com um carro zero o visitante número um milhão.

A regra aqui é simples: se você quer que seu site passe confiança, faça por merecer. Além de layout e de um texto bem escrito, ter selos de garantia (quando aplicáveis) é essencial.

 

Aqui vão quatro dicas básicas:

  • Apresente-se o mais rápido possível, como fizemos no site da Maria Macia (imagem abaixo);
  • Mantenha os dados atualizados: endereço, telefone e e-mails em dia garantem que você existe no mundo físico;
  • Tenha fotos do seu negócio: afinal, uma imagem vale muito;
  • Garanta uma boa posição nas buscas, mas falaremos sobre isso daqui a pouco.

 

No site da Maria Macia há um resumo da página “quem somos” logo na homepage.

 

Seja bonito

Sabe aqueles sites que você entra e pensa “cara, que site bonito”? O seu precisa ser um desses.

Você quer que as pessoas naveguem na sua página, certo? Então elas precisam se sentir bem. É como um lugar qualquer, uma praça ou uma casa: quanto mais agradável, mais você quer ficar lá.

Além de harmonioso e respeitando às regras básicas do design, como alinhamento, contraste, balanço e consistência, a criação de conteúdo para web exige alguns cuidados específicos. Usar fontes adequadas à internet é obrigatório para que a página seja compatível e leve. Além disso, as cores e tamanhos dos textos e elementos determinam o grau de acessibilidade da página e se ela oferecerá uma boa experiência a partir de smartphones. Aliás, isso é extremamente importante, já que uma maioria esmagadora dos acessos à internet acontecem a partir de celulares, inclusive por redes móveis.

O site da Anila é um dos nossos atuais queridinhos, pois além de bonito, ele divide-se em três, um para cada empresa do Grupo e ainda mantém a unidade visual.

 

Além de bonito, o site da Anila é integrado e prático.

 

Seja prático

Nada é mais decepcionante que procurar algo em um site e levar um tempão para encontrar, ou nem encontrar. Não esconda as coisas, deixe-as visíveis e ao alcance de um clique.

Aqui vai uma consideração pessoal: menus escondidos são úteis em mobile, mas em desktop são irritantes em uma grande perda de tempo.

A imagem abaixo é de um site desenvolvido por nós que exemplifica muito bem esse tópico: quando o conteúdo está à mão, o usuário mantém o interesse. Conheça o site da Kopanski.

Navegação simples e funcionalidade são as palavras-chave do site da Kopanski.

 

Seja encontrado

Isso é o que todo mundo quer: ser o primeiro na busca do Google. Na teoria, todo mundo sabe que utilizar bem as técnicas de SEO é essencial para uma boa posição nas buscas, mas na prática isso é mais complexo do que parece.

Aqui vai uma dica: SEO vai muito além de tags e anúncios no buscador. A estrutura e conteúdo do site precisam ser relevantes e certeiros, por isso é importante ter um site profissional e bem desenvolvido para garantir que sua empresa seja encontrada na internet e isso se converta em negócios e vendas.

E aí, está pensando em criar seu site ou o site da sua empresa? Então conte com a Agência Hey! para espalhar suas ideias pela internet.