25/11/2019
Postado em: Conteúdo

Você não precisa ser um fã de tecnologia para saber da importância do Facebook, não é verdade? Só no Brasil, essa rede social tem mais de 127 milhões de usuários! Sendo assim, se ainda não sabe, está na hora de você aprender a vender pelo Facebook.

Ao contrário de outras redes sociais — como o Snapchat, LinkedIn e o Twitter, por exemplo — o Facebook tem uma estrutura bastante sólida quando o assunto é gerar negócios. Seja qual for tamanho da empresa, ela pode se beneficiar dessa ferramenta, convertendo os usuários da rede em clientes do seu negócio.

E aí, quer aprender a fazer isso? Basta acompanhar as dicas deste artigo!

1. Vender pelo Facebook: use o marketplace!

Um marketplace é um espaço virtual usado para comprar e vender produtos. Sites como o Mercado Livre e o OLX são bons exemplos desse tipo de sistema. É como se ele fosse um shopping center em que diversas pessoas oferecem seus produtos aos visitantes, só que na internet. Assim, sua principal vantagem é que o vendedor vence a barreira geográfica, aumentando suas possibilidades de lucro.

Usar o marketplace do Facebook é vantajoso por dois motivos principais: a estabilidade do sistema, uma vez que ele é administrado por uma das maiores empresas de tecnologia que existe no mundo, e a grande quantidade de pessoas que já estão conectadas à rede social.

É importante entender que nem todo mundo está acostumado com compras pela internet. Há pessoas que sequer sabem que sites como OLX ou Enjoei existem. Por outro lado, é muito difícil que alguém que tem acesso à rede não conheça o Facebook.

Então, usar esse marketplace é como pegar carona na credibilidade do site para vencer possíveis resistências que alguns segmentos da sociedade ainda têm. Além disso, o seu anúncio estará muito bem indexado, já que estará publicado na maior rede social que existe atualmente.

Aprendendo a usar essa ferramenta

Em primeiro lugar, é preciso acessar o link da ferramenta e logar na sua conta do Facebook. Uma vez lá dentro, você perceberá que a maioria dos anúncios é feita de forma amadora, sem um cuidado com a imagem do produto e com textos rasos, pouco esclarecedores. Mas não é isso que você quer!

Portanto, capriche nas imagens do seu produto e redija uma descrição adequada (ou contrate um redator para isso), informando o preço, a forma de pagamento e outros dados importantes para que o cliente entre em contato. Lembre-se também de avaliar a logística de entrega e incluir o preço desses custos no produto final, para evitar prejuízos.

Se você ainda não vende pela internet, usar esse sistema pode ser um bom ensaio antes de dar passos maiores com a sua empresa.

2. Crie uma página profissional

Outra forma de vender pelo Facebook é manter uma página profissional nessa rede. Mas o que isso significa, exatamente? Significa evitar amadorismos e encarar o fato de que o marketing digital pede estratégias baseadas em estudos de comunicação.

Talvez você não saiba, mas nas universidades, em cursos relacionados à Comunicação e Marketing, as redes sociais são profundamente estudadas. E esses estudos geram insights valiosos — indicando, por exemplo, qual é melhor tipo de conteúdo para gerar engajamento com o seu público.

Sendo assim, não crie uma página sem ter em mente os conceitos básicos de social media. Dessa forma, a sua iniciativa não será útil para vender pelo Facebook. Então, vamos aprender umas dicas para criar posts mais eficazes?

Capriche nas imagens

Assim como as fotos usadas no seu marketplace, as imagens que serão publicadas na sua página devem ser criadas com cuidado. No caso das fotografias, garanta que elas estão focadas, nítidas e sem granulação. Já com relação às artes, evite posts confusos, com cores e fontes que não combinam.

Ainda que o seu leitor não seja especialista em design, ele consegue sentir quando algo não está visualmente correto, e isso pode afastá-lo de você. Pense nisso!

Se possível, crie vídeos

Pequenos vídeos chamam muito a atenção dos usuários, o que ajuda a sua empresa a reduzir chances de ter o seu conteúdo ignorado. Por isso, evite publicações muito longas e capriche nos primeiros segundos, já que serão eles que prenderão a atenção do seu cliente.

Crie mais conteúdo do que anúncios

Os anúncios são uma ótima maneira de vender pelo Facebook (falaremos mais sobre isso a seguir), mas ninguém vai curtir uma página que só publica anúncios. Da mesma maneira que ninguém assiste tevê apenas para ver comerciais, não é mesmo? Nesse caso, uma boa proporção é dispor de 20% de anúncios e 80% de posts de conteúdo.

Lembre-se de que você está criando conteúdo, portanto, as suas publicações devem ser interessantes e pensadas para entreter o público que gosta da sua marca. Assim, elas interagirão com o post, e ele será exibido, de forma natural, para mais pessoas.

Evite “textões”

A maioria dos usuários tende a ignorar esse tipo de publicação, pois ela não tem apelo suficiente para prender a atenção do leitor. Se você precisa publicar um artigo, faça isso no blog da sua empresa — inclusive, o Facebook é uma ótima ferramenta para promover esse material.

3. Desenvolva excelentes anúncios

As dicas relacionadas ao tópico anterior também valem para os anúncios (fotos, vídeos etc.). Todavia, eles precisam de mais alguns cuidados.

O primeiro deles é o conhecimento sobre o seu público-alvo: analise as métricas da sua página e outros estudos de mercado, para conseguir definir a linguagem mais adequada dessas peças publicitárias, evitando erros e polêmicas.

Outra dica é segmentar o anúncio por dispositivos. Afinal de contas, a maior parte dos usuários do Facebook o acessa pelo celular, como mostra esta reportagem da Exame. Ademais, lembre-se de usar a função “público semelhante” — com ela, o seu anúncio será exibido para pessoas com o mesmo perfil daqueles que já curtem a sua página.

Enfim, como vimos, vender pelo Facebook é uma ótima maneira de incrementar os resultados do seu negócio, além de ser um ótimo começo para as empresas que estão engatinhando no marketing digital. Agora que já viu as nossas dicas, não se esqueça de ter um bom planejamento, pois a sua empresa precisará ganhar a atenção do internauta!

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