Um bom negócio é aquele que possui um alto LTV (LifeTime Value). Ou seja, aquele que possui recorrência de compra, onde um cliente conquistado adquire seu produto mais de uma vez.
Muitos empresários acreditam que qualquer cliente é um bom cliente, afinal, ele está realizando uma compra. Porém, quando consideramos o LTV, percebemos que não é bem assim. Não existem clientes ruins, mas existem clientes de maior valor, frequência e receita.
E é nesse perfil de cliente que você precisa investir para escalar sua empresa. O aumento de consciência sobre esse padrão trará mais previsibilidade e visão estratégica.
Ok, mas o que é o Cohort, afinal?
Esse termo ainda é pouco difundido na internet, e muitos gestores esquecem de aplicá-lo em suas empresas. Cohort significa ter um corte do seu público, mantendo as análises sempre atualizadas de quanto este público deixou de receita no tempo em que comprou de você.
É possível realizar esse cálculo de uma forma mais simplificada, dividindo por mês a quantia de clientes e o valor do ticket de faturamento médio por cliente.
Ou, então, desenvolver um método mais aprofundado de análise, olhando para cada canal de origem de clientes, investigando quais canais estão obtendo um número maior de clientes e de onde vêm os clientes com maior LTV.
Com essas informações em mãos, você pode aumentar seus investimentos nos canais que trazem maior lucratividade e recorrência, a fim de conquistar novos clientes deste perfil.
Por que preciso saber o meu Cohort?
Sabendo qual é o seu Cohort, você consegue traçar planos assertivos para conquistar clientes com maior previsão de LTV.
Isso também está relacionado com a retenção de clientes. Conhecendo o perfil de público que permanece mais tempo, você pode desenvolver estratégias que auxiliem no aumento dessa recorrência.