15/08/2022
Postado em: Conteúdo

Quando o assunto é marketing digital, a retenção de clientes é um objetivo em comum para quem quer decolar suas vendas. No processo, a retenção está no final da linha, mas isso não significa que é o fim. Na verdade, é o começo da próxima venda.

 

Logicamente não existe fórmula mágica, é preciso saber como tratar esse cliente e tentar ao máximo fidelizá-lo. Continue lendo e descubra como fazer isso.

 

O que é retenção?

 

É simplesmente um conjunto de ações estratégica elaboradas para evitar que os clientes saiam do negócio ou deixem de comprar.

 

Você investe tempo e dinheiro para atrair clientes e vender, mas e depois? É preciso manter um relacionamento com o cliente, para continuar sendo a opção ideal para ele. O cliente que compra uma vez e não volta, é um desperdício de esforço e dinheiro. O ideal é buscar a fidelização.

 

Fez a venda? Ok, agora vamos manter este cliente no radar e oferecer outras possibilidades, para que ele não nos esqueça.

 

A importância da retenção

 

Mais do que uma nova compra, precisamos encantar este cliente, fazendo com que ele nos indique para outros possíveis clientes.

 

Além disso, a retenção tem custo muito inferior se comprado a conquista de novo cliente. Mas isso não significa que devemos parar de buscar novos clientes, o ideal é manter as duas abordagens para termos uma escalada de vendas.

 

Como reter clientes?

 

O primeiro passo é compreender o que é persona e o que é funil de vendas. Depois veremos as estratégias.

 

Persona é um personagem, criado através da obtenção de dados dos sus clientes. Possui características próprias, com gostos e preferências.

 

Funil de vendas é um modelo utilizado para definir as fases de atração de clientes. No topo estão as pessoas em fase de descoberta, no final, as que estão em decisão de compra.

 

Agora, conheça algumas estratégias para reter clientes:

 

Atendimento

Para negócios online, o atendimento pode ser interpretado como a experiência do usuário dentro do site, que precisa ser simples, para que o cliente não se perca na sua jornada de compra.

 

Logicamente, o atendimento segue importante em um canal de comunicação direta, esclarecendo duvidas e respondendo rapidamente o cliente em potencial.

 

Esteja sempre em contato

Nunca deixe o cliente se esquecer de você. Envie e-mails, mensagens, postagens ou mesmo uma ligação. Só não exagere.

 

Seja ativo nas redes sociais

É aqui que nasce o engajamento, por isso mantenha suas redes sociais ativas, gerando conteúdo relevante.

 

Experiência de compra

Uma boa experiência pode gerar novas compras e também as tão desejadas indicações.

 

Valorize sua marca

Deixe seus diferenciais sempre em evidência. Faça com que o público lembre do que faz você ser único.

 

 

Retenção é garantia de sucesso

É obvio que não é simples, mas é extremamente importante reter clientes. Dá trabalho, mas também dá resultados. A principal vantagem é conseguir trazer novos clientes, ao mesmo tempo em que os mantêm como seus clientes.

 

Isso é o que chamamos de LTV (lifetime value); ou seja, a relação que o cliente mantém com a marca por um período de tempo.

 

As estratégias de marketing são focadas em 4 steps: tráfego, engajamento, conversão e retenção. Nenhum deles é descartável, e se conseguir mantê-los em pleno funcionamento simultaneamente, você – com certeza absoluta –  terá muito sucesso!

 

Quer saber mais sobre como decolar suas vendas? Entre em contato com a gente!