21/08/2019
Postado em: Conteúdo

Nem sempre oferecer o melhor produto ou serviço será suficiente para fazer a sua empresa se destacar. É necessário que o seu negócio busque um diferencial competitivo.

Isso é ainda mais evidente quando o empresário investe em mercados muito concorridos, pois a necessidade de chamar a atenção do cliente se torna ainda maior para que o negócio sobreviva.

Por isso, decidimos explicar os principais pontos desse conceito, de modo que você consiga entender a importância de desenvolver um diferencial competitivo para o seu empreendimento o mais rápido possível. Então, leia com atenção este artigo!

 

Entendendo o que é diferencial competitivo

Quando observamos uma competição esportiva, vemos que tudo ali é mensurável. A vitória e a derrota podem ser medidas por pontos, tempo etc. Podemos levar essa ideia para o mundo dos negócios, percebendo que um diferencial competitivo deve, de preferência, ser mensurável.

O que diferencia a sua empresa dos concorrentes é o preço? O quão mais barato é o seu serviço? Nem sempre o cliente precisa saber dessas informações, mas o seu negócio deve conhecê-las.

Ademais, o diferencial competitivo de um empreendimento deve ser necessário — é aqui que muitas empresas erram. Voltando ao mundo dos esportes, você já deve ter lido matérias que listam os(as) atletas mais bonitos(as) da competição, não é mesmo?

A verdade é que essa particularidade é pouco relevante, uma vez que ela não ajudará a definir o vencedor e não levará ninguém ao pódio. Da mesma forma, o diferencial da sua empresa deve ajudá-la a atingir suas metas.

Do que adianta um empreendimento se gabar de oferecer os produtos mais requintados, sendo que essa característica torna o item muito caro para o público-alvo desejado?

Nesse caso, essa característica não é relevante e nem ajuda a empresa a melhorar os seus resultados, prejudicando-a, na verdade.

 

Aperfeiçoando os processos de trabalho

É comum que o diferencial competitivo de uma marca esteja na modernização de seus processos de trabalho. Por exemplo: uma fábrica que troca o seu maquinário para reduzir custos, cortar desperdício de matéria-prima e produzir mais produtos pode ter atingido dois diferenciais interessantes: qualidade e preço menor.

Isso porque oferecendo mais produtos e mostrando que eles têm qualidade, a empresa se destaca em relação aos concorrentes.

Ainda falando sobre qualidade, podemos citar o design de produtos e/ou embalagens, já que eles facilitam a usabilidade do item e, em alguns casos, contribuem para tornar a marca única.

O design da marca e o desenvolvimento de sua identidade visual também são fundamentais em uma estratégia de diferenciação, pois ajudam a empresa a ser lembrada pelo cliente, contribuindo para a criação de uma relação em médio e longo prazos.

Ainda sobre os processos de trabalho, podemos falar sobre como a logística é fundamental na criação de um processo de diferenciação. Por exemplo: um restaurante pode ter a sua estratégia de vendas por delivery impossibilitada se o trânsito de determinada região for muito lento ou se o empreendimento estiver mal localizado.

Essa consideração pode fazer com que a escolha de um ponto comercial seja feita de maneira mais acertada, evitando erros e prejuízos.

Como vimos, existem muitos pontos que podem ajudar a empresa a alcançar o diferencial competitivo, mas como identificar o mais recomendado ao seu empreendimento? Veremos isso no próximo tópico.

 

Identificando demandas

Quando comparamos o desempenho dos atletas ao desempenho das empresas, isso não foi em vão. Quando um treinador cria um programa de treino para o seu treinando, ele o faz com base nas necessidades e características do esportista.

No caso das empresas, podemos trocar a palavra “necessidade” por “oportunidade” — e essas oportunidades são identificadas por meio de estudos mercadológicos.

O mais óbvio deles é a pesquisa de público-alvo, mas atenção: essa pesquisa não se resume a criar um questionário on-line e compartilhá-lo nas redes sociais!

As questões devem ser bem estruturadas e precisam responder aos questionamentos do negócio. Sendo assim, contrate um profissional experiente para desenvolvê-las e aplicá-las. Caso isso não seja possível, vale a pena dar uma lida em alguns livros que descrevem esse método.

Os resultados dessa pesquisa apresentarão insights ao empresário, como novas oportunidades de negócio ou chances de se diferenciar dos concorrentes.

Por exemplo: você pode descobrir que seus fregueses consideram o atendimento oferecido pelos seus colaboradores muito impessoal, principalmente quando comparado aos concorrentes.

Isso seria algo fácil de ser contornado, mas que, se não fosse descoberto, poderia causar danos à imagem do negócio. Sendo assim, a empresa pode criar um programa de treinamento para os colaboradores, de modo a melhorar esses indicadores e fazer com que o bom atendimento se torne um diferencial competitivo.

 

Outro estudo importante é a análise de concorrência. Quando o empresário passa a olhar de maneira analítica para os seus concorrentes, ele percebe o que eles fazem de positivo e onde estão errando.

Assim, fica mais fácil entender o que ainda pode ser feito para se diferenciar e alcançar um mercado que não está sendo bem atendido.

Quando olhamos as redes de fast-food, percebemos isso. Entre os principais diferenciais, está o fato de a comida ser rápida. Outro ponto que merece atenção é a existência de brinquedos para as crianças brincarem no local — dando aos pais a oportunidade de deixarem os filhos se divertindo em segurança por alguns momentos.

Hoje, nós vemos com clareza essas características como comuns nesse tipo de restaurante, mas, no passado, alguém percebeu que apenas oferecer comida, em alguns casos, não era mais suficiente.

 

Como vimos, o diferencial competitivo é aquilo que faz com que algo se destaque e atinja os melhores resultados possíveis. Esse conceito deve ser baseado em estudos e precisa ser medido, ou seja, não há como criá-lo de forma abstrata.

É importante que você pare para refletir sobre a necessidade de estabelecer o diferencial competitivo do seu negócio, inclusive quando a ideia ainda está em seus estágios iniciais.

Se tudo isso for feito de forma correta, sua empresa terá boas ferramentas para poder vender mais. Falando nisso, você sabia que nós publicamos um e-book que pode fazer com que o seu negócio atraia mais clientes? Se você quiser ler esse material, basta baixá-lo gratuitamente.