24/04/2019
Postado em: Conteúdo

A qualidade no atendimento ao cliente é peça-chave para que o seu negócio construa uma boa imagem junto ao público. Por isso, as empresas dedicam tanto esforço no recrutamento e treinamento de colaboradores.

Contudo, será que apenas esse tipo de esforço é suficiente? A resposta é não. Isso devido às mudanças tecnológicas que fizeram com que o relacionamento entre marca e cliente ficasse mais estreito.

Se você quer entender como o marketing digital pode ajudar a melhorar o atendimento ao cliente que a sua empresa oferece, leia este artigo até o final.

 

Resolvendo dúvidas simples com o atendimento ao cliente

Imagine a seguinte cena: um indivíduo que comprou uma televisão chega irritado à loja, dizendo que o televisor não funciona e que ele foi enganado. O atendente testa o produto e percebe que não há defeito, mas que o cliente não soube instalar a TV de forma adequada.

Nesse nosso exemplo, coube ao funcionário o papel de garantir a qualidade no atendimento ao cliente. Esse tipo de dificuldade na instalação de um eletrônico era muito comum nas décadas passadas, mas não faz muito sentido hoje. Isso porque o cliente com dificuldades procuraria ajuda em sites de busca ou em um tutorial do YouTube, por exemplo.

O Marketing Digital pode descongestionar as linhas de atendimento do seu SAC, ajudando o freguês com questões pontuais. Isso representa economia de recursos e melhor uso do seu pessoal. Mas como fazer isso?

 

Educando o cliente com Marketing de Conteúdo

Quando buscamos por informações na internet, estamos procurando conteúdo relevante. Já há algum tempo, as empresas perceberam que poderiam criar essas informações e que isso melhoraria as suas vendas. Artigos para blogs, posts em redes sociais, fotos, vídeos, infográficos, e-books etc. Tudo isso pode ser gerado para fazer com que uma pessoa esteja informada.

Voltando ao nosso exemplo anterior, é provável que todas as informações sobre a instalação da TV estivessem no manual de instruções. Contudo, é preciso reconhecer que nem todas as pessoas leem esse informativo.

Agora, imagine um post no site da loja com o seguinte título: “10 coisas que você deve saber na hora de instalar a sua TV!” Trata-se de uma forma mais interessante de educar sobre o produto, prevenir aborrecimentos e melhorar o trabalho dos seus funcionários.

 

Resolvendo crises nas redes sociais

Hoje em dia, os desentendimentos entre uma empresa e o seu cliente podem se tornar públicos — o que gera grandes prejuízos à marca caso ela não esteja pronta para lidar com essa situação.

Em primeiro lugar, a empresa precisa entender que, se tratando de qualidade no atendimento ao cliente, as redes sociais devem obedecer a uma estratégia que alie marketing e comunicação. Um erro comum de negócios de pequeno e médio porte é acreditar que esses canais de conteúdo podem ser gerenciados por qualquer pessoa. Não podem!

É necessário que a marca tenha pelo menos dois planos bem-definidos. O primeiro relacionado à geração de conteúdo dos perfis da empresa e o segundo à gestão de crises. Ambos são táticas presentes no Marketing Digital.

 

Analisando um case

Vamos exemplificar esse conceito observando a experiência da marca Carrefour. Recentemente, a empresa foi alvo de críticas de internautas devido à morte de um cão em seu estacionamento. O animal fora agredido por um segurança que prestava serviços à companhia.

Em primeiro lugar, é importante entender que o cliente está mais exigente quanto às questões relacionadas ao meio ambiente. Talvez, há 20 anos, as pessoas não pediriam da empresa uma resposta sobre o caso. Hoje isso é diferente. Outro ponto de atenção está na velocidade com que as informações são propagadas. O supermercado ficava em Osasco e a crise de imagem atingiu a marca nacionalmente.

Ainda que você seja um empreendedor local, deve se atentar ao marketing digital, uma vez que a internet derruba fronteiras. Isso pode ajudá-lo a vender para o país inteiro, mas também exige que você pense para além do seu bairro.

Nesse caso específico, especialistas ouvidos pela Exame afirmaram que o Carrefour errou ao tentar se esquivar da responsabilidade sobre o caso, atribuindo-a ao segurança, além de demorar muito para se posicionar pela internet.

Uma reportagem da IstoÉ Dinheiro mostrou que essa polêmica aconteceu em uma semana especial para a empresa, na qual seus executivos comemoravam crescimento no lucro.

Surpreende o fato de uma marca desse porte não ter conseguido reverter esse escândalo. A lição que fica para o empresariado como um todo é: o marketing digital deve ser usado para atrair clientes, mas também para evitar que a empresa os perca.

 

Automatizando o atendimento

Para finalizar, falemos de uma novidade que pode aumentar a qualidade no atendimento ao cliente: o uso de bots em sites e redes sociais. Como dito anteriormente, é comum que as queixas dos clientes estejam relacionadas às dúvidas simples. Nesse caso, telefonar para o serviço de atendimento pode criar uma experiência desagradável.

Isso se torna ainda mais evidente se a necessidade de dar o telefonema ocorrer porque a pessoa não conseguiu as informações que desejava pela internet. Ademais, isso passa ao consumidor a sensação de que aquela marca está atrasada e que, portanto, seus produtos também podem ser obsoletos.

Ao usar bots que respondem de forma automática, a empresa consegue resolver a demanda do cliente imediatamente, direcioná-lo ao canal correto de atendimento quando necessário e obter dados para a geração de relatórios.

 

Usando métricas

Todas as informações obtidas por meio do Marketing Digital podem ser analisadas. Isso faz com que a companhia consiga avaliar o desempenho de uma ideia, corrigindo-a se for necessário. Ademais, esses dados fornecem insights valiosos para a equipe de vendas, melhorando os leads.

Como vimos neste artigo, a qualidade no atendimento ao cliente tem muito a ganhar com o Marketing Digital. É verdade que as empresas precisam se preocupar com demandas que antes não existiam, mas as oportunidades para fazer negócios também cresceram muito. Contudo, muitos empreendedores ainda não perceberam isso.

 

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude os seus amigos a refletirem sobre a importância da internet no mundo dos negócios.