13/03/2019
Postado em: Conteúdo

O aumento da concorrência e a exigência dos clientes têm feito com que muitos empresários busquem alternativas para que o seu negócio se destaque no mercado e consiga atrair mais clientes, tonando-se referência no setor.

Nesse cenário, investir em marketing para restaurantes pode ser a solução para aumentar os resultados e garantir um ótimo retorno. Para isso, é preciso ter atenção ao planejamento, à imagem que a marca passará e ao atendimento que será oferecido aos consumidores. Dedique-se a esses fatores e administre bem o negócio; com certeza ele sairá  à frente dos concorrentes.

Neste artigo, apresentamos  algumas estratégias para elaborar um plano de marketing para restaurantes. Essa é a hora de inovar e crescer. Por isso, confira as nossas dicas!

 

Tenha um site otimizado

Com o avanço do meio digital e a popularidade da internet, marcar presença no ambiente online tem feito toda a diferença para as empresas que querem ser percebidas pelo público e alcançar uma fatia maior do mercado, além de ganhar mais autoridade.

Por isso, crie uma página online com uma usabilidade e navegabilidade eficientes e com uma interface clara e simples, que direcione o usuário para os dados que ele realmente busca. Publique informações sobre a localização do restaurante, cardápio oferecido, atrativos como música ao vivo, estacionamento, facilidade no pagamento, descontos, entre outros.

Mantenha um site responsivo que se adapte a vários formatos de tela, como dispositivos móveis e tablets. Isso é importante, uma vez que, atualmente, a maioria das pessoas usa mais o seu celular do que computadores.

Da mesma forma, crie um blog com conteúdo útil e interessante que ajude o leitor de algum modo. O inbound marketing está a pleno vapor e é muito utilizado nessa estratégia de marketing. Para isso, conheça melhor qual é o perfil do seu cliente, pesquise quais são as suas necessidades e expectativas.

Além disso, invista nas técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca). Trata-se de uma estratégia que visa a aperfeiçoar sites e blogs de forma que eles consigam um ranking orgânico elevado, o que faz com que  ocorra mais tráfego e eles apareçam nos primeiros resultados em plataformas de busca, como o Google.

 

Faça promoções no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos anos; e é uma excelente ferramenta de marketing para restaurantes.  Antigamente, essa plataforma funcionava com um mero aplicativo de publicação de fotos. Até que ela foi se desenvolvendo, e hoje comporta a publicação de vídeos e permite o compartilhamento desse conteúdo, possibilitando uma interação muito mais ativa com os seguidores.

Crie um perfil no Instagram e faça dele uma vitrine virtual que mostre os diferenciais do seu restaurante. Tire fotografias dos pratos que são servidos, do ambiente, dos funcionários e de tudo mais que você entender que agrega valor à marca.

Capriche nos cliques, mas evite exagerar e divulgar imagens com muitos efeitos e com o uso de programas de edição em que o resultado não condiz com a realidade do estabelecimento. Os clientes percebem quando “a maquiagem” da fotografia é  excessiva e podem se frustrar quando forem visitar o local. Isso pode trazer uma publicidade negativa para o seu negócio.

Além disso, aproveite as funcionalidades do aplicativo. Faça sorteios entre os seguidores para comemorar alguma data especial como o Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Dia dos Namorados. Essas promoções geram engajamento entre os usuários e aumentam a visibilidade do empreendimento, atraindo mais frequentadores.

Sugestões? Que tal premiar o vencedor com um jantar gratuito? Ou então oferecer descontos para o filho que levarem a mãe para almoçar no domingo do Dia das Mães? Uma boa ideia é pedir para os usuários compartilharem uma foto com a mãe e marcar a hashtag do restaurante; e apresentar essa publicação quando forem até o estabelecimento. Não é simples?

 

Como vender mais

 

Crie um diferencial

Os clientes gostam de novidades, algo fora do lugar comum. Isso porque o mercado anda saturado com os serviços convencionais oferecidos em restaurantes. Então, pense diferente! Ofereça aquilo  que fará a diferença  perante a sua concorrência.

Você pode criar o seu próprio aplicativo, desenvolvido para dispositivos móveis, para fazer pedidos delivery e que apresente todo o menu que é disponibilizado pela casa. Ou então, poderá cadastrar o seu restaurante em aplicativos famosos como o iFood. Além de trazer mais conforto e comodidade aos clientes, o retorno é praticamente garantido, uma vez que a atividade comercial ganhará mais visibilidade junto ao público.

 

Invista no marketing de indicação

Também conhecido com o famoso boca a boca, o marketing por indicação funciona tanto no meio online quanto no offline. Trata-se de uma forma de o cliente expressar que gostou do atendimento e dos serviços prestados por um restaurante, e, assim , indicá-lo para outras pessoas.

Para isso, tenha atenção no momento de fidelizar clientes. Uma boa ideia é conceder promoções e descontos com frequência e incentivá-los a divulgar o local. Em troca, você pode conceder abatimentos para cada cliente que trouxer um novo consumidor.

 

Tenha uma base de clientes fidelizados

É importante investir na fidelização de clientes. Eles funcionam como verdadeiros embaixadores da sua atividade, defendendo e ajudando na divulgação do restaurante para o mercado. Assim, aposte na eficiência do serviço e na qualidade dos pratos oferecidos.

Construa um banco contendo dados pessoais sobre os clientes. Assim, será fácil verificar quem costuma frequentar ao espaço com mais frequência. A partir dessas informações você poderá criar programas de fidelidade para consumidores assíduos e mantê-los sempre por perto, com promoções exclusivas, por exemplo.

Gerenciar é um desafio constante. É fundamental mesclar estratégias de marketing para restaurantes no meio online e offline para aumentar a visibilidade do negócio e atrair mais clientes. Para isso, faça promoções nas redes sociais, crie um site otimizado, conceda descontos, tenha cuidados com a fidelização de clientes; enfim, seja um diferencial no seu segmento comercial.

 

Quer investir em campanhas de marketing, mas não sabe por onde começar? Somos uma agência de publicidade que desenvolve estratégias por meio do core business.  Entre em contato conosco. Nós podemos ajudá-lo a melhorar os resultados do seu negócio!