13/08/2015
Postado em: Conteúdo

Conselhos populares a parte, todos nós julgamos os livros por suas capas. No caso de produtos não é muito diferente. As embalagens tem uma expressiva responsabilidade nas decisões de compras, e questões como qualidade do produto e confiança na marca são imediatamente remetidas quando o consumidor enxerga uma das peças que pretende adquirir.

Uma embalagem possui as funções básicas de transporte e proteção. Quando uma marca supera essas funções e investe nas características visuais, ela transforma sua embalagem numa ferramenta de publicidade, que destaca e diferencia seu produto dos produtos dos concorrentes. É aquela história: sem a publicidade, uma lata é apenas uma lata.

E parece que entre os brasileiros a importância dada às embalagens é ainda maior que em outros países. Foi o que mostrou o Packaging Matters, estudo feito pela MeadWestvaco Corporation (MWV), multinacional americana líder no mercado de embalagens. De acordo com os dados, 31% dos ouvidos pelo estudo afirmaram que a embalagem é muito ou extremamente importante para a satisfação geral com os produtos. Isso em nível global, pois quando se observa os números nacionais, o índice sobe para 52%.

As embalagens funcionais motivaram 55% dos brasileiros a comprarem um novo produto. Já a atratividade do pacote conquistou, e fez com que o produto saísse da prateleira para o lar doce lar de 51% dos consultados no país. Outro estudo, realizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), mostrou que 75% das empresas que investiram em design de embalagens registraram aumento de suas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir os seus custos.

É um campo a se explorar pelas marcas, já que segundo o Packaging Matters, em escala global, 83% dos entrevistados estão, pelo menos, moderadamente satisfeitos com as embalagens. No entanto, apenas um em cada dez ouvintes está completamente satisfeito. Bingo para as marcas que optarem por investir no casco de seus produtos, pois ao que parece, o que importa não é apenas o que se tem por dentro.

010203-20304050607

Fonte: http://bit.ly/1NdW7ki