19/06/2019
Postado em: Conteúdo

Tempo se tornou um importante ativo nos dias de hoje. É cada vez mais comum perceber que as pessoas não querem mais ficar horas realizando tarefas que não gostam. Entre essas tarefas está o ato de cozinhar. Pensando nisso, é muito importante que todo empresário do ramo de restaurantes entenda como vender no iFood.

De acordo com uma reportagem da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, o iFood tinha cerca de nove milhões de usuários no Brasil em 2018. A expectativa é que esse mercado cresça mais de 18% em 2019. Só em nosso país, o mercado de entrega de comida on-line já movimentou R$ 10 bilhões por ano.

Se esses números deixaram você com água na boca, não deixe de ler este artigo até o final para entender como o seu restaurante pode se beneficiar deles.

 

iFood é um exemplo de marketplace, mas o que é isso?

Você já deve ter notado que os smartphones vivem nas mãos dos usuários, não é mesmo? Isso devido à praticidade que as empresas, por meio de aplicativos, oferecem a eles.

Um exemplo dessa comodidade são os aplicativos de marketplace. Eles funcionam como um shopping digital. Toda infraestrutura necessária para que as vendas ocorram ficam a cargo do desenvolvedor. Para vender seus produtos nesse sistema, o empresário concorda em pagar uma taxa pelos serviços — da mesma forma que um lojista paga o aluguel no shopping. Será que essa parceria vale a pena?

 

Quais as vantagens dessa parceria?

Em primeiro lugar, a sua empresa fará parte do mercado bilionário citado no começo deste artigo. Além disso, a sua companhia se beneficiará de toda a estrutura de comunicação do iFood.

A empresa investe pesado em publicidade em rádio, tevê e internet. Isso significa que um usuário pode baixar o app por curiosidade, depois de ver uma peça publicitária, e, assim, conhecer o seu restaurante ao usar o sistema. Investir em publicidade na televisão é inviável para a maioria dos restaurantes, devido ao alto custo dessa operação, mesmo assim, o seu comércio pode se beneficiar desse tipo de marketing ao vender pelo IFood.

Outra vantagem é a terceirização do serviço de entregas. Se você está tendo algum problema com a sua equipe de entregadores ou se a sua empresa já não consegue arcar com essa despesa, saiba que o iFood oferece a entrega aos seus restaurantes parceiros, por meio de uma taxa que é paga depois de um número determinado de vendas serem realizadas. É importante lembrar que essa parceria não está disponível em todas as cidades.

Por fim, podemos destacar outra vantagem: atingir um público maior e mais jovem. Empresas tradicionais podem ter dificuldade para se tornarem atraentes para esses clientes tão acostumados com o mundo digital. Incluir o seu negócio em um app de delivery resolve esse problema.

 

Quais as desvantagens de vender no iFood?

O aplicativo cobra uma comissão de 12% por venda. Além disso, se o pagamento pela comida for feito por cartão de crédito, dentro da plataforma do aplicativo, é cobrado mais 3% pelo negócio. Ou seja, o app pode ficar com até 15% da sua venda.

Por isso, é importante que o restaurante tenha margem para trabalhar e desenvolver um leque de produtos que compense o pagamento dessas taxas. A maioria dos restaurantes não se importa com esse pagamento, uma vez que experimentam um aumento nas vendas.

Todavia, é recomendado que a parceria com os aplicativos seja mais uma alternativa de divulgação para o seu negócio, mas não a principal — pelo menos até que você entenda os impactos do delivery na sua empresa.

Portanto, permaneça com a sua estratégia de mídias sociais, panfletagem e seu site próprio. Não tire a visibilidade da sua marca, apostando todas as suas fichas no aplicativo.

 

Como vender no iFood?

Comece se cadastrando na plataforma. Para isso, acesse o site do aplicativo e clique em “fazer parte”. Depois, preencha um formulário simples com os seus dados e o de seu restaurante. Se você for um microempreendedor individual, não se preocupe, pois o app aceita esse tipo de formalização, desde que o CNPJ do seu estabelecimento esteja em situação regular. Depois que o cadastro é preenchido, é só aguardar que a empresa entre em contato para iniciar a inclusão do seu estabelecimento no app.

 

Como ter sucesso no aplicativo?

Lembre-se de descrever o seu produto adequadamente, já que o usuário não terá um atendente para tirar as suas dúvidas. Além disso, venda aquilo que o seu restaurante tem capacidade de entregar e capriche na armazenagem, garantindo que a comida chegue em bom estado para o seu freguês.

Outro ponto importante é pensar na forma com que o cliente vai pesquisar os pratos. Assim, você pode usar palavras adequadas na descrição, garantindo que o seu produto será encontrado.

O usuário do app dará uma nota ao seu estabelecimento. Quanto maior a sua pontuação, melhor os outros consumidores perceberão a sua empresa, sentindo-se mais confiantes para realizar a compra.

Caso muitas pessoas reclamem do seu serviço, o seu estabelecimento pode ser banido da plataforma.

Uma dica para vender mais: ofereça combos de produtos, brindes ou descontos promocionais. Esse tipo de estratégia sempre atrai a atenção dos clientes e incentiva a fidelidade à marca. Não se esqueça de fazer um cálculo sobre esses custos para evitar prejuízos com as promoções.

No entanto, não ignore o bom e velho “marketing boca a boca”. Hoje em dia, ele também é feito pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. As pessoas se sentem mais seguras comprando algo que já foi testado por seus amigos, então encante o seu cliente para que ele possa recomendar o seu restaurante.

 

Agora que você aprendeu como vender no iFood, prepare a sua melhor receita, capriche no atendimento e comece a vender! Caso você ainda tenha alguma dúvida, teste o sistema pedindo uma refeição. Assim, você terá a mesma experiência do seu cliente.

 

Se você gostou deste artigo, não deixe de seguir a gente nas redes sociais! Publicamos textos sobre comunicação, marketing e dicas para o seu negócio. Você não vai querer perder, né? Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn Twitter.