31/07/2015
Postado em: Conteúdo

Apesar da cautela do mundo econômico, os investimentos em publicidade no país somaram aproximadamente R$ 60,1 bilhões no primeiro semestre deste ano. Esse valor representa um aumento de quase 1% em relação ao mesmo período no ano passado, de acordo com dados do Ibope Media.

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Você deve estar pensando: “Só 1%? Isso é muito pouco!”. Ok, então vamos analisar o cenário de 2014. No ano passado tivemos o mega evento da Copa do Mundo e, por conta dele, um crescimento de quase 20% nos investimentos em publicidade só na América Latina (http://glo.bo/1DcJiVb). Ou seja, os valores continuam estáveis mesmo após um dos maiores picos de investimentos no segmento, permanecendo no mesmo patamar de um ano de Copa do Mundo.

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Mesmo com a estabilidade, ocorreram algumas mudanças no ranking dos gigantes anunciantes. Pela primeira vez, uma empresa que não faz parte do segmento de varejo ou de bens de consumo apareceu na liderança.

O laboratório mexicano Genomma (do segmento de Higiene Pessoal, Beleza e Farmacêutica) foi o maior anunciante no Brasil, chegando a investir R$ 2,13 bilhões em mídia, um crescimento de 34% em relação ao ano anterior. Em 2014, o laboratório apareceu em 3º no ranking.

A Via Varejo, dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio, ficou em segundo lugar na primeira metade do ano, com R$ 2,11 bilhões em mídia, indicando uma alta de 4% em comparação com o mesmo período no ano anterior.

Já a Unilever, líder invicta no ranking do ano passado, totalizou R$ 1,93 bilhões de investimento, uma queda de 21% em relação ao 1º semestre de 2014.

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No ranking dos setores, Comércio e Varejo segue na liderança, representando 19% dos investimentos destinados em mídia (R$ 11,6 bilhões). Logo em seguida, temos o setor de Serviços ao Consumidor, com R$ 6,39 bilhões e o de Higiene Pessoal e Beleza, com R$ 6,36 bilhões.

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E onde tudo isso foi veiculado? Entre os meios monitorados, a TV aberta segue com a maior fatia do bolo publicitário, com R$ 33,1 bilhões. Somados os investimentos destinados ao merchandising, o veículo obteve 60% de participação no total investido no período, seguido por jornal (13%) e pela TV por assinatura (10%).

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Bom, se você é um empreendedor nato, já compreendeu a mensagem, mas se por acaso, os números exorbitantes confundiram a sua mente, nós explicamos: no ano passado os investimentos em publicidade cresceram 20% em relação ao mesmo período de 2013. E nesse ano, mesmo com a crise, escândalos, imagem ruim do país no exterior, falcatruas, instabilidade, insegurança e tudo de ruim que tem acontecido, ainda assim os investimentos em publicidade continuaram em alta. Isso porque as grandes empresas sabem que se não investirem, além de não crescer, vão acabar perdendo espaço. O que temos agora é uma oportunidade para quem está preparado para crescer. Foi isso que General Motors, IBM, FedEx e Proctor & Gambel e outras empresas, que hoje são gigantes, fizeram. Aproveitaram o momento ruim da economia para conquistar seu espaço no coração do consumidor. Ok, isso foi há muito tempo. Mas a oportunidade, às vezes, surge mais de uma vez. Trabalhe com a Hey e aproveite-a.

Fonte: G1