Com ações, eventos e debates chamando a atenção da sociedade para questões como a segurança no trânsito e a sustentabilidade dos meio de locomoção, o mês de maio é considerado um mês para se discutir a mobilidade urbana.
Um dos maiores movimentos do mês é o Maio Amarelo, uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil que coloca em pauta a segurança viária e mobiliza a sociedade a discutir o tema e engajar-se na luta por um trânsito mais justo e abrangente. Para saber mais sobre o Maio Amarelo, acesse http://maioamarelo.com/ .
(Fonte: https://www.facebook.com/maioamarelo)
(Fonte: https://www.facebook.com/maioamarelo)
(Fonte: https://www.facebook.com/PrefsCuritiba)
Em paralelo com as ações do Maio Amarelo, diversos países celebram o Bike to Work Day, ou seja, o Dia de ir De Bike ao Trabalho. A campanha tem o objetivo de promover a bicicleta como um meio de transporte ecológico, que estimula a prática esportiva, e ainda diminui congestionamentos no trânsito. Muitas cidades brasileiras estão celebrando o Bike to Work Day em dias independentes do mês de maio, e nessa sexta-feira (15/05) é a vez de Guarapuava. A Kopanski, uma das mais tradicionais lojas de artigos esportivos da cidade, decidiu entrar na onda e lançou o desafio “De Bike No Trabalho“, a loja irá premiar os que forem trabalhar de bicicleta no dia 15. Para saber como participar da ação da Kopanski, acesse: http://on.fb.me/1K4wfXx .
(Fonte: https://www.facebook.com/bikes.kopanski)
Mas hoje queremos aproveitar o embalo dos pedais das bikes de maio e falar de outro recurso que tem objetivo semelhante: as ciclovias e trilhas do Google Maps.
Desde o início do ano, no Brasil, o Google Maps está testando um novo recurso para mostrar ciclovias, faixas exclusivas para ciclistas e até mesmo trilhas de várias cidades brasileiras. São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Curitiba são algumas das cidades que já é possível mapear as pistas de bike. No entanto, a opção de definir rotas ainda não está disponível para os adeptos das magrelas.
(Fonte: https://www.google.com/maps/views/)
Ainda em fase de teste, o recurso é um incentivo para que os ciclistas tenham acesso a lugares seguros para andar com suas bikes, diminuindo assim a ocorrência de acidentes com automóveis.
Para ver as ciclovias e pistas que o Google Maps já disponibilizou, basta clicar em “rotas” no canto esquerdo dos mapas e escolher o seu meio de deslocamento. Nós torcemos que você escolha a magrela, e que o Google mapeie logo as ciclovias de todas as cidades do país para podermos pedalar tranquilos por aí.