08/05/2015
Postado em: Conteúdo

01

 

O dia 08 de maio é muito especial para uma boa parte dos profissionais da comunicação: é o Dia do Profissional de Marketing! Eles é que são os responsáveis por desenvolverem estratégias para conquistarem marcas, as promoverem, criarem a imagem que os consumidores terão de seus produtos, e contribuírem para a venda dos mesmos.

A comunicação e a propaganda, num mundo cada vez mais competitivo, tornou-se importante e presente no cotidiano de cada pessoa. Pelo menos uma vez na vida, todo mundo fez ou fará propaganda de algum produto ou serviço, se auto promoverá ou promoverá algum conhecido. Visto por esse modo, o marketing é como um instinto do ser humano existente desde a antiguidade.

O primeiro marco histórico da publicidade remonta a Antiguidade Clássica, quando os pregoeiros anunciavam a venda de gados e demais produtos de forma oral. A oralidade pode ser considerada o primeiro meio de fazer propaganda. Depois surgiram os cartazes. O primeiro que se tem conhecimento anuncia uma manifestação religiosa na França, no século XV.

Daí para frente o marketing avançou em passos mais rápidos. Surgiu a primeira campanha publicitária, que utilizou de anúncios na imprensa, painéis externos, desfiles e até distribuição de bandeiras para divulgar uma loja de roupas masculinas. Esta campanha pioneira teria sido criada por John Wanamaker.

A Times Square, de Nova York, ganhou seu primeiro anúncio eletrônico no século XIX, e em 1941 aconteceu o primeiro comercial para a televisão. Já os anos 60 são lembrados como a década de ouro da publicidade. E nos anos 90 surgiu a internet, o Google e os anúncios clicáveis. A Global Network Navigator foi a precursora desses anúncios.

A internet foi um acontecimento marcante na história do marketing. A partir dela, os profissionais tiveram que pensar novas formas de conquistar clientes, já que o volume de informações e opções ao público multiplicou. E eles encontraram uma solução! Em 2009, a publicidade na internet ultrapassou a transmitida pela tv.

Atualmente, o grande desafio desses profissionais é trazerem resultados através dos dispositivos móveis. Os usuários utilizam cada vez mais seus smartphones, e a publicidade, é claro, busca acompanhar essa evolução no mesmo ritmo!

Por tanta história e por todo o futuro que ainda temos para construir, a Hey! parabeniza todos os profissionais de marketing por este 08 de maio e também por todas as estratégias diárias na busca do melhor relacionamento com clientes, consumidores e por uma propaganda de qualidade.

02