31/07/2019
Postado em: Conteúdo

A popularização da internet modificou a forma como as empresas e as pessoas se comunicam. Hoje, as informações são rapidamente difundidas por meio das redes sociais, sites e blogs. Esse recente fenômeno digital fez com que grande parte da mídia impressa perdesse seu espaço e fosse deixada para trás.

Contudo, ela continua importante para as empresas que querem conquistar um público maior, expandir as suas atividades e se destacar no mercado. Afinal, nem todos se tornaram adeptos fiéis das redes virtuais. Muitos consumidores ainda não utilizam os recursos online como elemento decisório para a compra. Por isso, o material impresso mantém a sua relevância no mercado da publicidade.

 

Quer saber mais sobre esse processo? Neste artigo, vamos apresentar a importância da mídia impressa e de que maneira essa ferramenta pode fazer a diferença para uma empresa aumentar a presença no mercado. Confira!

 

Por que utilizar materiais impressos?

Vamos apresentar, a seguir, as principais vantagens de utilizar a mídia impressa a favor das empresas:

  • circulação fácil em qualquer ambiente físico;
  • apresenta a identidade visual da marca;
  • fixação forte das informações na mente dos consumidores;
  • pode ser consultada em mãos e a qualquer momento, sempre que o cliente necessitar;
  • versatilidade (o material pode abordar qualquer assunto e qualquer ação, desde um produto ou serviço até um catálogo completo);
  • não exige nenhum dispositivo para a sua visualização, nem conexão com a internet.

 

Quais são os principais recursos utilizados por meio da mídia impressa?

Ainda que os canais de consumo estejam cada vez mais utilizando o ambiente virtual, existem consumidores com forte potencial de compra que preferem o catálogo impresso. Essa parcela do público não pode ser descartada.

Portanto, existem momentos específicos em que os materiais impressos ganham vantagem e saem na frente de outros mecanismos inovadores. Confira exemplos de situações nas quais eles podem fazer a diferença na apresentação e conferir mais valor a uma empresa.

 

Feiras e eventos

As feiras e eventos são espaços movimentados que apresentam informações úteis e relevantes. Também reúnem um público específico interessado em consumir determinado tipo de conteúdo.

Nesses cenários, costumam haver diversos stands e expositores em busca de atrair a atenção dos consumidores para a sua marca. Logo, a distribuição de materiais impressos pode ser uma alternativa para driblar a concorrência e chamar a atenção do público, de maneira simples e eficiente.

O material pode conter conteúdos diversos: um convite para conhecer os produtos e serviços da empresa, folhetos promocionais, brindes, folders para participar de algum sorteio etc. É uma maneira de fazer com que o visitante saia do local com algum material que remeta à sua empresa e que recorde da sua marca.

 

Material para networking

O networking é um passo fundamental para todo desenvolvimento e pode ocorrer em qualquer situação. Basta uma conversa despretensiosa para você estabelecer um contato mais profissional.

Nesse caso, o melhor a fazer é entregar o tradicional cartão de visitas como forma de apresentar o seu trabalho, mostrar suas habilidades e oferecer os seus produtos e/ou serviços. Essa prática é muito útil para fortalecer a imagem do profissional ou da marca.

 

Reuniões de negócios

A participação em uma reunião de negócios envolve a apresentação digital, mas também a distribuição de materiais impressos contendo os principais pontos a serem abordados durante o evento. O recomendado é não abusar na quantidade de papéis, garantindo apenas o necessário para apresentar a imagem da marca e o produto ou serviço.

 

Apresentações internas

A mídia impressa também é útil durante as apresentações internas sobre novos projetos que precisam ser discutidos por todos os membros que compõem a equipe. Nesses casos, para tornar o evento mais produtivo e didático, pode ser necessária a distribuição de material impresso — banners, folders, revistas etc.

Além de informar sobre novos conceitos, esse tipo de mídia serve para tirar dúvidas e exibir soluções, contribuindo para que a empresa ganhe mais interação e vantagem competitiva.

 

Quais são os tipos mais utilizados de mídia impressa?

A mídia impressa é caracterizada pela variedade de materiais que auxiliam na divulgação de uma marca — panfletos, folhetos, cartão de visitas etc. Cada ferramenta tem suas vantagens e utilidades nas diferentes fases de campanhas de publicidade de uma empresa.

Vamos apresentar, a seguir, alguns exemplos de recursos de mídia impressa mais comuns.

 

Cartão de visitas

O cartão é a melhor forma de apresentar um profissional e a empresa para a qual presta serviços. Trata-se de um requisito importante para atrair novos consumidores e formar uma imagem positiva para os potenciais clientes.

Não se esqueça de elaborar um material com papel resistente, bem feito e que chame a atenção do público. Ele deve conter informações importantes: identificação do profissional e a função que desempenha, logo e nome da empresa, além de dados para contato, como telefone e email.

 

Papéis timbrados

A folha de papel contendo o logo e a marca da empresa passa uma imagem de seriedade, profissionalismo e formalidade. Isso contribui para gerar uma impressão positiva aos consumidores e demais parceiros.

Dessa forma, os papéis timbrados são essenciais para qualquer estratégia de publicidade, uma vez que podem ser direcionados para diversos objetivos: definição de orçamentos, planejamento financeiro, elaboração de contratos, emissão de recibos, entre tantos documentos importantes.

 

Blocos de notas

Blocos de notas são muito úteis para fazer anotações e lembretes diários para diversos fins. Nesse sentido, podem ser distribuídos como brindes personalizados contendo a identidade da empresa, como uma maneira relevante de divulgar a marca e de cativar o público.

 

Catálogos

São utilizados para apresentar, com mais detalhes, todos os produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa. Devem estar sempre atualizados, podendo ser distribuídos na loja física ou em ambientes que guardam relação com o segmento da sua marca. Também podem ser enviados para o endereço do cliente, caso ele opte por isso.

Como você pôde perceber, a mídia impressa é uma ferramenta muito útil para as empresas que desejam ganhar mais visibilidade, conquistar uma parte maior do público e aumentar o seu potencial competitivo. Diante desse quadro, é importante contar com apoio profissional para descobrir quais são as melhores utilidades e aplicações de cada material impresso.

 

Quer saber mais sobre como desenvolver as estratégias de mídia impressa para a sua empresa? Entre em contato conosco! Podemos ajudar você nessa tarefa porque somos uma agência com foco em resultados que desenvolve campanhas de publicidade para clientes que buscam se destacar no mercado.