09/08/2018
Postado em: Conteúdo

Para fazer o seu negócio crescer, ganhar visibilidade no ambiente digital e conquistar mais vendas, é essencial anunciar no Google. A plataforma hoje é uma das mais utilizadas por consumidores para pesquisar sobre um local, produto e realizar compras.

Independentemente de você ter um negócio online ou físico, é essencial estar onde grande parte de seus clientes estão e poderão te encontrar, já que a plataforma traz um imenso poder de alcance à sua empresa.

Entre as vantagens de investir em anúncios no Google, estão o baixo custo comparado a campanhas de publicidade tradicionais, rapidez, já que é possível criar uma campanha a qualquer momento, além do poder de segmentação, com a capacidade de direcionar suas ações para públicos ou localidades específicas.

Diante desses pontos positivos, não há dúvidas de que você precisa investir em anúncios na plataforma. Por isso, continue lendo o nosso post para saber as 5 possibilidades de publicidade que o Google proporciona.

 

1. Google Meu Negócio

Você já deve ter acessado o Google para pesquisar sobre um estabelecimento, descobrir o telefone, a sua localização, o site, entre outras informações, e percebido que um dos primeiros resultados que aparecem à direita da página é um cadastro da loja.

Essas informações podem ter te ajudado a tomar uma decisão de compra ou aumentar/diminuir a credibilidade sobre o estabelecimento, não é?

Como o Google é a plataforma de pesquisa mais usada pelos usuários e conta com um alto nível de confiabilidade, ter a sua empresa cadastrada lá é essencial para conquistar os consumidores, principalmente para negócios locais.

O Google Meu Negócio é a ferramenta gratuita que possibilita esse cadastro de informações, na qual você deve preencher uma ficha sobre o seu estabelecimento, como endereço, telefone, foto, horário de atendimento e uma breve descrição sobre ele.

Além disso, é possível obter avaliações e comentários dos clientes por meio da ferramenta, o que auxilia no ganho de credibilidade e aproximação deles com a sua marca, ajudando na decisão de compra de um usuário ao pesquisar sobre seu negócio.

Mas para utilizar o Google Meu Negócio corretamente, é essencial manter todas as informações atualizadas, aumentando as chances de seu estabelecimento ser escolhido pelos consumidores, além de auxiliar no SEO, contribuindo positivamente para a sua visibilidade online.

 

2. Google Ads

O Google Ads (antigo AdWords) é sem dúvidas uma das ferramentas de publicidade indispensáveis para todos os tipos de negócios, físicos ou online, de pequeno ou grande porte.

Por meio dele é possível fazer anúncios na Rede de Pesquisa, Rede de Display, Google Shopping, no Youtube e em aplicativos. Os anúncios direcionados para a Rede de Pesquisa são aqueles que aparecem nos primeiros resultados da página de busca. Já os anúncios da Rede de Display são aqueles veiculados em outros sites.

Na plataforma é possível criar campanhas em diversos formatos, como links, textos, imagens e vídeos de acordo com as palavras-chave relacionadas ao seu estabelecimento e pesquisadas por seu público-alvo.

As palavras-chave, ou keywords, são os termos que os usuários pesquisam na plataforma. O Google Ads apresenta dados relacionados a elas, como o volume de pesquisa, para que você escolha as mais interessantes que possam trazer retorno para o seu estabelecimento.

Uma das grandes vantagens em utilizar essa ferramenta é que ela tem um alto nível de segmentação, ou seja, você pode direcionar seus anúncios para os seus clientes ideais, de acordo com a região, sexo, idade, dispositivo, canal de comunicação, contexto, entre outras opções.

 

3. Anúncios no Youtube

O Youtube hoje é uma das plataformas com mais usuários em todo o mundo e um outro mecanismo de busca utilizado pelos usuários, com o poder de atingir não só quem está no site, mas também os usuários da Rede de Display do Google.

E claro que não podemos deixar de falar da importância dos vídeos, que hoje são os preferidos dos usuários para entretenimento, aprendizado, atualização de notícias, entre outros assuntos, e possuem um grande índice de lembrança no consumidor. Ou seja, se você quer ser lembrado por seu potencial cliente, é essencial incluir a publicidade por meio de vídeos em sua estratégia de marketing.

Os anúncios no Youtube são feitos pelo Google Ads e você pode segmentá-los por meio de lista de inscritos em seu canal, pessoas que já assistiram seus vídeos, curtiram ou comentaram.

Para quem não produz conteúdo para plataforma, também é possível anunciar em outros vídeos, de acordo com a segmentação de público desejada. Os anúncios mais utilizados são aqueles em formato “True View”, veiculados antes do conteúdo que o usuário deseja assistir e que podem ser pulados após 5 segundos.

 

4. Remarketing

Você já deve ter percebido que ao acessar um site ou procurar sobre um produto e serviço, o anúncio relacionado a ele continua aparecendo para você em outros sites, blogs ou mídias sociais. Isso é o que chamamos de campanhas de remarketing.

Essa é uma técnica utilizada para os usuários que pesquisam sobre determinado produto com o objetivo de saber mais sobre suas especificações técnicas, valores, condições de pagamento, entre outras informações.

Sendo assim, a partir do momento que um potencial consumidor “demonstra” esse interesse, são veiculados anúncios em outros sites que ele acessa, para lembrá-lo daquele produto ou serviço.

Para negócios locais, por exemplo, uma pesquisa sobre um assunto relacionado ao estabelecimento feita em uma localização próxima pode ter como resposta a veiculação de um banner falando mais sobre a empresa, com um voucher de desconto ou promoção.

As campanhas de remarketing são extremamente eficientes para ganhar mais visibilidade e podem ser feitas diretamente no Google Ads.

 

5. Google Shopping

O Google Shopping é uma ferramenta que funciona como um comparador de preços. Ao pensar em adquirir um produto ou serviço, os usuários geralmente acessam diferentes sites para pesquisarem sobre seus valores e decidirem qual apresenta melhores condições de compra.

Ao cadastrar os seus produtos na ferramenta, que também funciona pelo Google Ads, você pode apresentá-los de forma completa para os usuários, com foto, título, valor e especificações, além de trazer um tráfego de leads qualificados para o seu site, aumentando as chances de conversão.

Os itens são organizados no Google Shopping por categorias e, sempre que um potencial cliente pesquisar algo sobre o grupo correspondente, o seu produto será apresentado. Você só paga para a plataforma quando o usuário clica em seu produto ou serviço.

Você já pode até utilizar algum outro canal digital para sua vendas, mas é essencial ampliar esse poder de aquisição dos usuários com o auxílio dos anúncios do Google.

As ferramentas apresentadas já disponibilizam informações sobre como veicular os seus anúncios, mas para garantir sucesso e um retorno sobre seu investimento é essencial fazer um estudo de mercado, da concorrência e, principalmente, de seu público com a ajuda de especialistas ou uma agência.

A interpretação correta de todas essas informações será essencial para garantir que as suas campanhas sejam criadas com a linguagem correta, de forma que atraia seus potenciais clientes e seja direcionada para as pessoas certas.

 

Nós da Agência Hey, podemos te auxiliar em todos os passos de sua estratégia para anunciar no Google de forma correta. Para obter mais visibilidade e destaque no mercado, entre agora em contato conosco!