03/07/2019
Postado em: Conteúdo

Quando passeamos pela cidade e vemos a quantidade de comércios existentes, podemos pensar que não existe nenhuma forma de se inovar, que absolutamente tudo já foi pensado ou testado. Essa conclusão não poderia estar mais equivocada, principalmente se pararmos para pensar em uma estratégia de diferenciação.

Por mais saturado que um mercado pareça estar, sempre há uma possibilidade de expansão ou inovação para um negócio. Se você está pensando que isso é algum discurso motivacional, está redondamente enganado!

O objetivo deste artigo é mostrar que, ao mudar o olhar sobre a própria empresa, um empreendedor pode descobrir novas demandas de consumo. Leia este artigo até o final para entender melhor o que é uma estratégia de diferenciação.

 

Descobrindo que sua empresa precisa mudar

A resposta para esse diagnóstico pode vir da análise de dados internos (queda no faturamento, baixa procura de clientes etc.), de informações colhidas do mercado (crise econômica, por exemplo) ou da soma de ambos.

Isso também dependerá da forma como sua empresa atua. Se o seu empreendimento é físico, tendo atuação local, a inserção de empresas concorrentes na região pode ser um indicador de que está na hora de avaliar possíveis mudanças.

Por outro lado, se você empreende de forma digital, o interesse do público por uma nova ferramenta tecnológica pode revelar insights interessantes sobre o seu nicho de atuação.

Geralmente, a necessidade de criar uma estratégia de diferenciação surge quando o mercado é concorrido. Nessa situação, o empresário precisa pensar de forma criativa. A crise ocasionada por uma alteração mercadológica cria a oportunidade (e, em alguns casos, necessidade) de se reinventar.

 

Deixando de vender produtos para vender experiências

Uma maneira simples de pensar no marketing de diferenciação é concluindo se o seu negócio vende um produto/serviço ou uma experiência. Em alguns casos, o empresário pode mudar o que oferece, diferenciando-se dos concorrentes.

Um exemplo simples: Uber e Cabify. Enquanto a Uber inundou o mercado com motoristas particulares, modificando para sempre o mercado dos táxis, a Cabify enveredou por outro caminho: oferecer transporte refinado para clientes com maior poder aquisitivo.

Ainda que a Uber tenha um serviço semelhante (Uber Black), é importante esclarecer que a Cabify tem um modelo de negócio diferenciado, uma vez que não atua em determinadas regiões da cidade, exige que seus parceiros tenham carros mais novos, faz corridas mais curtas e remunera seus motoristas de forma fixa, atraindo, assim, profissionais melhores.

Perceba que táxi, Uber e Cabify estão no mesmo mercado (transporte de passageiros), mas a diferenciação entre eles faz com que precisem buscar formas diferentes de manter os seus modelos de negócios operando de forma sustentável.

 

Percebendo uma nova demanda de consumo

Os restaurantes são outro exemplo de empreendimentos que sabem a necessidade de se reinventar. Alguns oferecem a experiência de comer produtos finos, criados por chefes de cozinha renomados. Outros vendem refeições “caseiras” para clientes que precisam se alimentar com conforto e qualidade. Ainda existem aqueles estabelecimentos populares, em que o foco é vender lanches a preços acessíveis.

O direcionamento de cada empresa define escolhas como: o tipo de cozinheiro que preparará a refeição, o melhor local da cidade para escolher como ponto comercial e, claro, os ingredientes que serão usados como matéria-prima das receitas.

Todavia, mesmo nesse mercado, que aparentava estar tão saturado, surgiu, recentemente, uma nova procura: comida vegana. Note que isso revela que qualquer mercado, por mais concorrido que esteja, guarda uma fatia insatisfeita de clientes. São essas pessoas que precisam ser atendidas.

Essa nova demanda de consumo pode ser aproveitada por vários empresários, como: agricultores que oferecem produtos orgânicos, escolas de gastronomia que ensinam receitas que não usam produtos de origem animal etc.

 

Mudando o posicionamento de mercado com uma estratégia de diferenciação

Talvez você esteja imaginando que apenas novas empresas têm capacidade de inovar e que marcas consagradas devem permanecer firmes com relação à sua história. Isso não é verdade, e um exemplo é o Ponto Frio.

Durante anos, essa empresa competia com as Casas Bahia pela fatia mais popular dos consumidores brasileiros. Ao ser adquirida pelo mesmo grupo que administra sua concorrente, restavam duas opções à rede varejista: fechar as portas ou mudar o seu posicionamento de mercado. A nova administração do negócio escolheu a segunda alternativa.

A empresa tradicional (criada pelo imigrante romeno Alfredo João Monteverde, em 1946) deixou de vender produtos populares, com foco no crediário, e passou a apostar em um mercado com maior poder aquisitivo.

Ao visitar uma loja dessa marca, você notará que não existem refrigeradores, fogões ou máquinas de lavar da chamada “linha branca”, mais barata e com menos recursos. Os produtos vendidos são mais modernos, de marcas exclusivas e, claro, com preços mais elevados.

Isso fez com que a Ponto Frio tivesse que alterar o seu logo, fazendo com que ele transmitisse essa mensagem requintada. O slogan da empresa também mudou para deixar claro a estratégia de diferenciação. Em vez de “tudo de melhor pelo melhor preço”, a empresa passou a usar “viva a inovação”.

 

Comunicando ao mercado a mudança

Como vimos até agora, o empresário deve analisar os dados internos e externos para decidir quando é o momento de desenhar uma estratégia de diferenciação. Contudo, ele precisa saber como comunicar ao seu público-alvo essa mudança.

Por isso, o empreendedor não deve subestimar a importância da comunicação. Redesenhar o seu  logo, repensar o design usado nas ferramentas de comunicação e criar uma estratégia inteligente de social media são as maneiras mais simples de dizer ao cliente que a sua empresa está mudando para melhor atendê-lo.

Contratar uma agência experiente é fundamental para que a mensagem correta seja dada ao consumidor. Erros de comunicação podem prejudicar essa mudança, fazendo com que ela fracasse.

 

Se ao ler este artigo você ficou curioso sobre a estratégia de diferenciação, mas ainda tem algumas dúvidas de como isso pode ser feito e, principalmente, como deve ser comunicado ao seu público-alvo, converse com a Agência Hey!. Comunicação e estratégias de marketing são nossos assuntos prediletos e será um prazer conversar sobre eles com você.