22/08/2018
Postado em: Conteúdo

As redes sociais facilitaram o acesso à informação e mudaram a forma com que as empresas divulgam os seus produtos. Atualmente, qualquer empreendedor pode criar uma página no Facebook para a sua marca e divulgá-la. Mas, será que isso é suficiente para gerar engajamento nas redes sociais?

A resposta é não. Ter presença digital é importante, mas o mais relevante em uma estratégia de marketing digital é conseguir ter uma presença eficiente na internet.

O engajamento nas redes sociais é uma forma de conquistar esse objetivo. Se você quer entender mais sobre esse tema, leia este artigo até o final!

Entendendo o que é engajamento nas redes sociais

Engajamento é qualquer interação que o usuário tem com a sua marca pelas redes sociais. Logicamente, essa interação fica limitada às ferramentas disponibilizadas por cada plataforma. No caso do Facebook, o internauta pode curtir, reagir, comentar e compartilhar a sua publicação, por exemplo.

O engajamento é importante por vários motivos. O primeiro deles é que ele aumenta o alcance da sua mensagem de forma orgânica. Além disso, o usuário empresta a sua credibilidade à sua marca, divulgando-a entre os seus amigos.

É importante lembrar que cada pessoa é uma espécie de “pequeno influenciador digital”, porque possui credibilidade junto aos seus amigos, familiares e colegas.

Outro ponto importante do engajamento é que ele mostra quais estratégias estão funcionando e quais estão dando errado. Dessa forma, o empreendedor pode alterar os rumos da sua comunicação on-line, evitando prejuízos à marca.

Agora que você já entendeu o conceito, vamos entender alguns pilares dessa estratégia.

1. Não deixe sua audiência falando sozinha

Antes da internet, a comunicação era feita de forma mais hierarquizada. O público não conseguia expressar sua opinião sobre o que os jornalistas, radialistas e apresentadores de tevê diziam.

É verdade que esses comunicadores até abriam um canal de comunicação com o público, mas ele era incapaz de dar a todos a oportunidade falar. Na internet isso não ocorre. Qualquer um com uma conta pode expressar uma opinião sobre a sua marca — e você deve ouvi-la e respondê-la.

Se você ignorar essa interação, outras pessoas se desmotivarão a comentar, pois terão a impressão (verdadeira) de que estão falando sozinhas.

Se o internauta se equivocou, usando as redes sociais para reclamar de algo, mostre a ele como protocolar a reclamação de forma correta, divulgando os seus canais de atendimento.

2. Crie conteúdo relevante

Quando uma pessoa compartilha um conteúdo em suas redes sociais, ela o faz por acreditar que aquilo é relevante para seus amigos. Além disso, ela quer ser reconhecida por essas pessoas como alguém bem informada.

Por isso, você deve criar posts que transmitam esse sentimento de credibilidade. Na dúvida, coloque-se no lugar do cliente.

3. Conheça a sua audiência

Esse é um pilar primordial para todas as estratégias de marketing e comunicação: conhecer o seu público-alvo. Você já deve ter uma noção de quem é o seu cliente, não é mesmo? Agora, você precisa entender como ele se comporta na internet.

Vamos a um exemplo: uma empresária do setor varejista sabe que o seu público-alvo é formado por mulheres adultas e adolescentes do sexo feminino. Todas da classe média.

Após aplicar um questionário, nossa empresária descobriu que a parcela adulta de sua clientela usava o Facebook. Já as adolescentes preferiam o Instagram. No entanto, essa empreendedora direcionava sua estratégia digital para o Twitter, pois era a sua rede social preferida.

Quando você não conhece o comportamento on-line da sua audiência você desperdiça recursos e cria campanhas ineficientes. Para resolver esse problema, a aplicação de questionários é recomendada.

4. Crie um calendário de publicações

Gerenciar redes sociais é uma tarefa complexa. Por isso, para conseguir engajamento nas redes sociais é importante produzir e publicar conteúdos de forma constante.

Ao organizar um calendário, você terá tempo para pensar nos posts, criar um designe adequado, corrigir erros e publicá-los, sem que isso se torne um fardo para a sua rotina.

Além disso, ao estabelecer os dias de publicação de conteúdo, você saberá como deve ser a produção desses materiais, planejando-se para criar campanhas para datas comemorativas, por exemplo.

Ademais, uma página sem atualização demonstra abandono e pode impactar negativamente a forma como o seu cliente percebe a sua marca.

5. Inicie diálogos

A marca deve se comportar como o anfitrião de uma festa, estimulando a interação entre as pessoas. Surgiu uma novidade no mercado? Pergunte às pessoas o que elas acharam!

Nesse caso, a empresa pode apostar em diferentes formas para garantir o engajamento nas redes sociais. Crie enquetes, estimule as pessoas a comentarem, sugira o uso das reações do Facebook para elas expressarem como se sentem etc.

Outra forma de chamar atenção à sua marca é dialogando com influenciadores digitais e com empresas do mesmo segmento, inclusive concorrentes.

No ano passado, a Rede Globo parabenizou a rival SBT pelo seu aniversário. A emissora carioca publicou uma mensagem no Twitter, desejando “vida longa” à concorrente.

A estratégia surpreendeu os fãs, gerando engajamento no Twitter. Foram mais de 2,3 mil comentários e mais de 3,5 mil curtidas.

6. Monitore o que as pessoas falam da sua marca

Nem sempre falarão sobre a sua empresa diretamente nas redes sociais da marca. Por isso, você deve fazer um monitoramento sobre o que é dito do seu negócio. Dessa forma, você reverte pequenas crises, corrigi mal-entendidos e ainda transforma um engajamento negativo em positivo.

Para facilitar esse trabalho, crie alertas no Google Alertas e use ferramentas como Buzzsumo e Hootsuite

Como vimos neste artigo, conquistar engajamento nas redes sociais é necessário. Ao mesmo tempo, não é tão complicado atingir esse objetivo, basta que o empresário entenda as características desse tipo de comunicação e esteja disposto a investir nessas ferramentas de maneira correta.

Por essa razão, é muito importante estar atento às novidades. Por isso, nós recomendamos que você aproveite este momento para ler um artigo especial que preparamos sobre o Facebook.

Se você está em busca de engajamento nas redes sociais do seu negócio, essa leitura é obrigatória.