02/10/2018
Postado em: Conteúdo

O número de usuários de plataformas online é cada vez maior. Esse fenômeno fez com que as empresas voltassem seus olhos com mais atenção para esse segmento e passassem a investir mais fortemente em marketing nas redes sociais.

O investimento no marketing nas redes sociais tornou-se uma excelente ferramenta para alcançar um mercado maior de consumidores, apresentar e promover a sua marca para o público-alvo.

Um dos fatores que fizeram com que as empresas investissem nessas plataformas foi o fato de que esses meios permitem uma comunicação mais rápida e eficiente com os clientes. Por isso, as mídias sociais tornaram-se uma grande oportunidade para as empresas estabelecerem um contato sólido com os seus consumidores.

Pensando nisso, vamos apresentar as características das principais redes sociais focadas nas empresas que querem aumentar o seu público. Acompanhe a leitura!

Qual a vantagem de investir em redes sociais?

As redes sociais oferecem um vasto campo para a atuação das empresas. Existe uma infinidade delas e, consequentemente, as organizações precisam marcar presença e manter o foco naqueles lugares que apresentam maiores chances de trazer retorno para o investimento, por meio da utilização das estratégias adequadas de marketing.

Por isso, o fato de apenas estar presente nas mídias sociais não garante muita coisa. É necessário estar ativo e usar métodos que permitem que a empresa seja encontrada pelos usuários.

Para isso, as organizações precisam saber quais são os anseios e as necessidades dos usuários, identificar as redes que eles mais acessam, saber as possibilidades que são oferecidas por cada uma e, a partir daí, estudar e traçar metas e estratégias eficazes. Essas atitudes ajudam a desenvolver uma relação com o público.

Além disso, provavelmente, todos os seus concorrentes já utilizam os serviços das redes para marcar presença online e desenvolver os negócios. Por isso, não perca tempo e comece já a montar o seu plano. Essas mídias são gratuitas, contudo, a maioria das ferramentas e serviços desenvolvidos para empresas que permitem o aumento do público é paga.

Quais são as principais funcionalidades das redes para fazer marketing?

1. Facebook Business e Ads

O Facebook é a rede social mais famosa do mundo. A sua ferramenta — Facebook Ads — permite apresentar uma marca, anunciar os produtos e as novidades. Esse recurso é pago. A publicidade pode ser impulsionada e ganhar destaque, permitindo que a empresa seja descoberta por mais pessoas.

Essa ferramenta acompanha as métricas e ajuda a monitorar o engajamento do público e o alcance das postagens, por exemplo. Também é possível segmentar o público-alvo para que o conteúdo seja exibido somente para indivíduos com as caraterísticas e preferências selecionadas previamente.

2. Instagram Ads

O Instagram Ads é a ferramenta de anúncios do Instagram. A sua capacidade de atingir e influenciar os usuários é elevada. Ele permite um contato direto com os seguidores, por meio de curtidas e comentários, o que aumenta o índice de engajamento.

Os seus anúncios também podem ser segmentados e direcionados para um público menor e mais específico, conforme os parâmetros e as estratégias de negócio das empresas — por exemplo, por idade, cidade, profissão, preferências musicais etc.

As organizações que desejam criar anúncios no Instagram precisam criar uma conta comercial na seção “Gerenciador de negócios” e utilizar o Gerenciador de Anúncios ou o Power Editor.

O serviço do Instagram Ads é formado por posts patrocinados que veiculam em diversos formatos e ajudam a atrair o público e a aumentar o número de cliques e conversões. Os anúncios criados por meio dessa plataforma geram visibilidade e reconhecimento da empresa, logo, há maiores chances de gerar tráfego para a página — os anúncios permitem a disponibilização de um link que pode ser clicado em um site.

3. Twitter Ads

O Twitter é famoso pelo seu sistema de publicações curtas e rápidas. Essa praticidade no compartilhamento do conteúdo permite acompanhar a opinião e a experiência dos consumidores e saber o que eles estão falando sobre você. Dessa maneira, ajuda a interagir diretamente com os usuários e a aumentar o alcance da marca.

Os anúncios no Twitter podem assumir diversos formatos — Tweets Promovidos, Contas Promovidas e Assuntos Promovidos.

O conteúdo promovido é selecionado conforme as informações fornecidas pelo próprio usuário — seus tweets, buscas realizadas, localização, interações com as demais contas da rede etc. A partir desses dados coletados, torna-se possível definir uma persona para estabelecer esse consumidor, e, assim, personalizar os anúncios adequados que chegarão até ele e que realmente podem despertar o seu interesse.

4. LinkedIn Ads

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo e é focada no ambiente dos negócios. Os anúncios nessa plataforma são feitos por meio do canal LinkedIn Ads. Essa ferramenta consegue encurtar as fases e acelerar o processo de venda.

Por ser segmentado para um público mais corporativo, ele tem a possibilidade de conseguir leads mais qualificados. Por isso, os anúncios são diretamente direcionados para a conversão do público que faz parte do meio e do fundo do funil.

Para usar os anúncios do LinkedIn, é necessário criar e configurar uma conta específica para esse fim. Os formatos de anúncios mais populares são:

  • Sponsored Content;
  • Text Ads;
  • Sponsored InMail.

Essas ferramentas permitem o acompanhamento e o rastreamento da taxa de conversão, que foi obtida com um determinado anúncio. A partir daí, é possível a mensuração das conversões, o que ajuda a tornar os resultados mais eficientes e otimizados.

O que levar em consideração ao escolher uma rede social para a empresa?

Marcar presença nas redes sociais é um ótimo passo para aumentar a visibilidade da marca e estabelecer um relacionamento com os consumidores. Contudo, manter um perfil em todas essas mídias demanda esforço e a análise constante de desempenho, e não significa, necessariamente, maiores resultados.

Portanto, é preciso identificar as plataformas que concentram a maior audiência para o negócio e focar nesses canais, principalmente.

Contudo, escolher a rede social certa exige que a empresa conheça o comportamento dos seus consumidores. Vamos ver como isso funciona.

Facebook

O Facebook consegue alcançar um público imenso. Devido ao seu uso diversificado, quase todo tipo de conteúdo pode ser encaixado nessa plataforma. Por isso, estabelecer uma comunicação diversificada é importante para manter o público engajado.

Com tanta gente utilizando essa ferramenta, nenhuma empresa inteligente pode descartar manter um perfil nesse canal.

Instagram

O público do Instagram é visualmente atraído por conteúdos criativos e imagens de life style. Isso significa que a empresa deve criar postagens interessantes e que chamarão a atenção do usuário, despertando o seu interesse por aquela marca e usar imagens que transmitam o life style que a marca representa. É importante utilizar as hashtags para aumentar o alcance das publicações.

Twitter

Os usuários dessa mídia social são bastante ativos e engajados. Por isso, o ideal é que a empresa mantenha conversas produtivas que despertem o interesse do leitor e que respondam rapidamente os questionamentos do público.

LinkedIn

O LinkedIn é focado em gerar leads qualificados com os contatos profissionais. Por isso, é importante que a empresa crie uma página corporativa com um perfil premium, já que ele oferece mais chances de estabelecer e manter a interação com o público.

Além disso, publicar matérias relevantes e participar ativamente de fóruns e debates ajuda a criar uma autoridade dentro do segmento em que a empresa atua.

O marketing nas redes sociais ajuda a estabelecer um eficiente canal de comunicação com os consumidores. As funcionalidades presentes nessas plataformas ajudam a estimular o engajamento com o público e a gerar mais oportunidades de vendas. Vimos apenas algumas das plataformas mais propícias e indicadas para essa finalidade. Contudo, existem muitas outras que podem ser estudadas e fornecer bons resultados. Seguindo as dicas acima, você verá que o seu negócio vai ser um sucesso.

Está em dúvida sobre qual rede social escolher para o seu negócio? Siga a gente nas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Twitter — e fique por dentro das principais matérias sobre o tema!