17/07/2019
Postado em: Conteúdo

Com certeza você tem, ou ao menos já ouviu falar deste serviço de filmes e séries por streaming. Ela já é muito famosa em nosso país e tem passado os tradicionais pacotes de tv paga. Ao menos, é o que mostra o estudo de consultoria Ampere Analysis.

Mas, além de bons conteúdos podemos tirar boas lições de marketing da Netflix. A plataforma, que já declarou que o correto é chamá-la com o artigo “a” na frente, tem por volta de 125 milhões de assinantes em todo o mundo. E como ela chegou a esses números? Investindo em boas ações na marca e abordando seu público em diversos canais de divulgação.

Quer saber o que existe por trás desse sucesso todo? Então, continue a leitura! Vamos mostrar as lições de marketing que você pode e deve aprender com a Netflix.

 

Um caso de sucesso

É importantíssimo o empreendedor sempre estar atento aos casos de sucesso, afinal é possível aprender com eles. Ficar ligado em todas as novidades e histórias do mercado é essencial para quem busca trilhar por esse caminho. É por esses e por outros motivos que é essencial saber mais sobre as estratégias de marketing da Netflix.

Para isso, vamos desde o início: contar sobre o surgimento da empresa e como chegou a essa potência que é atualmente. Ficou interessado, né? Fica tranquilo, querer saber mais sobre esses cases que deram certo é um excelente começo. Então fique atento ao próximo tópico:

 

Da locação de DVDS ao serviço de streaming

Assim como muitos casos que encontramos por aí, a Netflix começou como uma ideia, foi desenvolvida e conseguiu sair do papel. Os empreendedores Reed Hastings e Marc Randolph começaram em 1997 como um serviço online de locação de filmes. Em 98 eles lançaram o site em que era possível solicitar pelo correio e o DVD chegava na residência das pessoas. Dois anos depois disponibilizaram o formato de assinatura, como é atualmente.

Em maio de 2002 as ações da empresa começaram a ser negociadas na Nasdaq e conseguiu levantar cerca de 82 milhões de dólares e tinha na época 600 mil assinantes. Mas o negócio só chegou ao mercado em 2007 quando lançaram o serviço de streaming.

Seis meses depois, as visualizações da plataforma online alcançaram a marca de 10 milhões. Nos anos seguintes eles focaram em estabelecer parcerias com fabricantes de eletrônicos para que seu conteúdo fosse transmitido em outros dispositivos.

O seu processo de expansão iniciou pelo Canadá e foi para os países da América Latina, Europa, Austrália, Nova Zelândia e Japão. No nosso país a empresa começou as atividades em 2011. Dois anos depois começou a fazer conteúdos de produções originais como “House Of Cards”. A partir daí, já consolidada, a empresa investiu em diversas ações de marketing que a tornaram o sucesso que é hoje.

 

Lições de marketing da Netflix

Agora que apresentamos a história dessa marca, vamos ao objetivo principal do texto: mostrar as lições de marketing da Netflix. Provavelmente você já topou com alguma ação dela na internet, como a da misteriosa mensagem da jogadora de futebol Marta em fevereiro deste ano. Nela a esportista afirmava que ia se dedicar mais a família e tudo não passou de mais uma estratégia para atrair a atenção do público. E deu certo viu?

Assim como essa atitude, a empresa investe em várias outras ações para aumentar seu número de usuários e manter o engajamento do público. Como é importante aprender com o sucesso dos outros empreendedores, listamos cinco estratégias que são usadas pela plataforma e dão muito certo, como podemos ver! Pegue papel e caneta e anote essas dicas:

 

Personalidade de marca

Uma das estratégias muito utilizadas pelo marketing da Netflix é a de manter a sua personalidade como marca. Atualmente existem muitos serviços de streaming no mercado com um catálogo até mais atualizado que o dela. Mas então por que eles fazem tanto sucesso? Um dos motivos é o seu posicionamento.

Em um episódio em que uma pessoa fez um comentário considerado preconceituoso a empresa fez questão de se posicionar e repudiar tal atitude. Ela tem ideais muito bem definidos e faz questão de expor em relação aos mais variados assuntos. Quando uma marca assume um determinado posicionamento, é melhor que ela seja fiel aos seus valores. O resultado disso? Empatia por parte dos clientes e demonstração de que podem sim fazer a sua parte para mudar o mundo.

 

Forte autenticidade ‘

A empresa, como já citamos, é conhecida por fazer conteúdos originais.“Para todos os garotos que amei” e “Stranger Things” são alguns exemplos disso. A geração desse material é uma das formas de manter a sua originalidade e mostrar a sua força perante ao mercado.

São diversas séries, filmes, documentários e até reality shows produzidos e lançados constantemente em seus catálogos e que sempre vem acompanhados de uma grande ação de marketing. A criação desses conteúdos próprios gera uma confiança em seus assinantes e cria a expectativa por novidades. A medida que vão fazendo sucesso, a empresa se programa para mais lançamentos e o tal do engajamento do público alvo só aumenta.

 

Múltiplos canais de divulgação

Uma das ações de marketing da Netflix é usar e abusar dos mais diversos canais de divulgação que existem. É claro que tem uma presença maior nas redes sociais, afinal o público está por lá. Mas eles costumam apostar nas mais diversas ações de publicidade.

Estão presentes no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram e a sua equipe aproveita para compreender a audiência de cada um deles. Além disso, não perde a oportunidade de dialogar de maneira única com os usuários. Eles focam em formas específicas de atuação em cada um desses canais criando assim a melhor interação com o público.

 

Conteúdo baseado em dados

A busca de informações sobre o cliente é muito importante para a entrega de um produto personalizado. E é assim que a Netflix procura fidelizar o usuário, operando com base em estudos aprofundados dos hábitos de consumo. Desta forma, consegue melhorar o seu serviço e estar de acordo com a expectativa do público.

Além disso, quem acessa o site da empresa sabe é necessário responder determinadas perguntas sobre o tipo preferido de temas ou formatos. Por meio dessas respostas é possível recomendar um bom conteúdo e que está alinhado ao gosto do cliente. A coleta desses dados permite também o entendimento sobre qual é a melhor abordagem de vendas.

 

Parceria com outras empresas

O marketing só se torna eficiente com a conquista da comercialização do produto ou serviço por meio das estratégias. Pensando nisso, a Netflix buscou muitos aliados para auxiliar nessa tarefa. Como citamos na parte da história, eles buscaram parcerias com fábricas de eletrônicos para que o seu conteúdo fosse visto em diversos aparelhos.

Hoje em dia não é difícil encontrar uma Smart Tv que tem o botão para acessar a plataforma ou um videogame que tenha entre suas opções a Netflix. Além da busca dessa divulgação, a empresa faz acordos para criação de conteúdos, como é o caso da série “O Demolidor” que feita em conjunto com a Marvel. Buscar esse auxílio com outras firmas é uma excelente forma de expansão da sua marca.

 

Com este texto nós vemos o quanto podemos e devemos aprender com as estratégias de Marketing da Netflix. É claro que tudo isso é acompanhado de uma boa gestão da marca e com resultados esperados a longo prazo. Por meio da história da empresa podemos acompanhar que o sucesso não veio de imediato. Por isso, inspire-se neste case de sucesso e vá à luta para conseguir seus objetivos.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Deu para aprender muita coisa, né? Então, compartilhe ele nas suas redes sociais e espalhe esse conhecimento por ai!