24/09/2018
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Desenhar o logo de uma empresa é uma grande responsabilidade. Afinal, o que faz do logo da Apple, Coca Cola, Twitter e Mcdonald’s símbolos tão facilmente reconhecidos? Com certeza o fato de eles serem distintos e únicos.

Bons logos são o centro de identidade visual de qualquer organização. Os profissionais por trás da sua confecção seguem processos e técnicas para criar um símbolo único e que transmite conceitos específicos sobre a marca. Entender e pesquisar a indústria, os clientes, fazer brainstorming de ideias e elaborar esboços são algumas dessas etapas.

Quer entender como é o processo de desenvolvimento de logotipo adequado? Confira os tópicos a seguir.

Regras para o desenvolvimento de um logotipo perfeito

Antes de especificar o passo a passo para a criação de um logo é preciso entender as premissas básicas que devem guiar a sua confecção. Dominar os itens abaixo fará toda a diferença no sucesso da identidade visual de uma empresa:

  • simplicidade: o desenho precisa ser simples, claro, flexível e clean o suficiente para ser facilmente reconhecido. Se o símbolo for muito poluído e confuso irá distrair a mente das pessoas;
  • memorável: as pessoas precisam conseguir ver e lembrar dele apenas com alguns segundos de exposição à imagem;
  • atemporal: daqui a 50 anos ele ainda será relevante?
  • versátil: precisa ser aplicável em todos os tipos de display, nos mais diversos tamanhos;
  • adequado: lembre-se, ele precisa conversar de forma eficaz com o público alvo da empresa.

Tendo clara as regras é possível definir o processo. Vamos lá?

1. Entenda tudo sobre a marca

Pesquisar todo o ambiente interno e externo da empresa é fundamental para entender quais são as expectativas com relação ao logo a ser criado. É preciso conhecer as tendências e o que é ou não apropriado.

Após entender o contexto no qual a empresa está inserida é preciso ter profundo conhecimento sobre o que ela faz e quem é o público que ela atende. Algumas perguntas podem ajudar na construção do briefing durante esse processo. São elas:

  • o que eles fazem?
  • o que eles acham sobre eles mesmos?
  • para quem eles vendem?
  • qual é a essência da empresa?
  • qual é a sua proposta de valor?
  • quais são os concorrentes?
  • quais são os valores da empresa?
  • qual é a visão e a missão do negócio?

A partir das respostas, é possível identificar o que diferencia a empresa dos seus concorrentes. Dessa forma, se estará mais próximo da criação de um logo realmente único, distinto e alinhado com a essência da marca.

2. Execute um brainstorming

Conhecendo bem o cliente e a indústria é a hora de começar com o fluxo de ideias. Para isso, é preciso seguir algumas regras do processo de brainstorming:

  • não deixe de falar nada: não é o momento de se sentir censurado. Coloque tudo que está na sua cabeça para o mundo ver;
  • dê tempo ao processo. depois de anotar todas as ideias é preciso que elas amadureçam. Deixe a lista de lado por 24 horas e volte a analisá-la com calma após esse período.

3. Comece os primeiros esboços

Nessa etapa é preciso preocupação com os principais itens que constituem o logo. É preciso ficar atendo com:

Cores

Elas são fundamentais para posicionar o logo da empresa de forma adequada no mercado. Saber usar os tons certos para um público adequado pode fazer do logo memorável.

Para isso, fique atento ao uso correto de cada cor. Algumas considerações são:

  • preto: associado a poder, qualidade e luxo;
  • vermelho: cria urgência e é energético;
  • amarelo: está atrelado a otimismo e jovialidade;
  • verde: é sinal de calma, inteligência, sucesso e confiança;
  • azul: indica sinceridade, honestidade e integridade.

Além do uso correto é preciso não exagerar. Um logo deve ter no máximo três cores. Isso porque quanto maior o número de tonalidades mais complexa e difícil ficará a sua memorização.

Tipografia

É o entendimento do uso de toda e qualquer forma visual que envolva palavras.

Quando a tipografia é escolhida, o foco principal deve ser o de exibir da melhor forma possível uma mensagem. Lembre-se que a tipografia do logo deve ser de fácil compreensão em qualquer display disponível.

Errar na escolha da fonte pode ser o fracasso do processo de construção do logo, por isso:

  • foque sempre na legibilidade;
  • contraste é um item fundamental;
  • a cor da fonte deve estar em sincronia com o resto do logo;
  • espaçamento adequado faz toda diferença para compreensão;
  • gosto do público precisa ser levado em conta.

Dimensões

O logo precisa ficar adequado em todos os tamanhos. Por isso, ao criar os esboços é preciso exercitar a aplicação da identidade da marca nas mais diversas escalas.

Nenhum logo será efetivo se perder muita definição quando aplicado em tamanho reduzido, por exemplo: pequenos bottons que serão usados pelos participantes de um evento.

Além disso, quando for usado em formatos maiores, como outdoors, telas de cinema, grandes cartazes, plotado em caminhões em carros, ele precisa ser legível e adequado. A regra também serve para os formatos digitais e televisivos.

A única forma de ter certeza é testando. Por isso, comece com os tamanhos pequenos que são os mais difíceis e vá aumentando a escala.

4. Aprovação do logo

Como qualquer peça da arte, o artista geralmente não gosta de receber feedback sobre sua criação. O logo não deixa de ser uma exercício artístico e, por isso, é preciso seguir algumas regras para que não haja frustração nessa última etapa. Algumas delas são:

  • defina desde o começo do processo expectativas razoáveis;
  • entenda o que é importante para cada stakeholder (CEO, gerente de marketing, investidores e clientes);
  • envolva os stakeholders em todas as etapas de criação;
  • explique o motivo para cada linha, fonte, traço e cor;
  • conte com ajuda especializada, agências estão por dentro do que há de mais novo no mercado e conseguem seguir as regras de um logo perfeito com exatidão.

Seguir as quatro etapas de desenvolvimento do logotipo perfeito não é uma tarefa fácil. Dúvidas e frustração surgem durante o processo e, por isso, é preciso saber com quem contar nesse momento tão importante para uma empresa.

A Agência Hey tem anos de experiência com Design Gráfico e inovação faz parte do core da empresa. Quer ajuda? Entre em contato conosco e veja quais são as possibilidades para desenvolver um logo que faça sua empresa decolar.