29/05/2019
Postado em: Conteúdo

Abrir um negócio próprio e fazer com que ele ganhe espaço no mercado é uma tarefa desafiadora. Isso porque o início de um empreendimento passa por várias fases de crescimento e esforço dos gestores até que ele consiga se estabelecer de fato como um negócio promissor.

Nesse sentido, para saber como fazer uma empresa crescer e alcançar resultados positivos, é importante fazer um planejamento prévio e ter conhecimentos em diversas áreas, principalmente o marketing.

Neste artigo vamos explicar como fazer uma empresa crescer de verdade. Você vai entender quais são as fases de crescimento de um negócio e como conseguir impulsioná-lo. Confira!

 

Quais são as fases de crescimento de um negócio?

Após saber como funciona a trajetória de desenvolvimento do negócio, é possível fazer com que a empresa se prepare mais efetivamente para os obstáculos. Desse modo, entender as fases de crescimento da empresa é essencial para saber como lidar com as dificuldades e as consequências das decisões que serão tomadas pelos seus gestores.

Por isso, vamos fazer uma associação do ciclo de vida de um produto com as fases de crescimento de uma empresa.

 

Existência

A preocupação inicial é que a empresa consiga sair do papel e existir ou sobreviver. Nesse momento, a administração fica a cargo de poucas pessoas, geralmente apenas o empreendedor.

No mesmo sentido, ainda há poucos funcionários e não há um sistema de tarefas totalmente definido — a sua figura pode até mesmo ser confundida com a empresa. As competências necessárias durante essa fase são planejamento de marketing e organização das tarefas, estudo do mercado, das personas e do público em geral.

 

Sobrevivência

O principal objetivo estratégico é sobreviver ao mercado — pagar contas, captar recursos, reunir capital de giro etc. Nessa etapa, o negócio dá sinais de organização e os sistemas já estão mais definidos.

Além disso, há a necessidade de uma figura que exerça o papel final de liderança, uma vez que é o fundador ou o dono quem toma as decisões principais e é responsável por financiar o empreendimento. Dessa forma, ele coloca seu patrimônio em situação de risco e, assim, a empresa ainda se confunde com o seu dono.

As competências necessárias são o planejamento de recursos financeiros direcionados ao marketing digital e o controle de custos, entre outras. Além disso, a empresa precisa dispor de maneiras adequadas para atender ao público crescente e lidar com reclamações, críticas e insatisfações, bem como com concorrentes e outras questões.

 

Sucesso

Nessa etapa, é importante aumentar a rentabilidade e continuar buscando recursos financeiros capazes de custear o desenvolvimento. O gestor ou empreendedor tem a noção de que será necessário delegar tarefas, uma vez que ele não consegue suprir todas as demandas e competências exigidas para o crescimento do negócio.

Desse modo, torna-se necessário admitir profissionais qualificados, como na área de marketing, que tenham o conhecimento necessário para lidar e investir em redes sociais, por exemplo.

 

Decolagem

Nesse momento, os esforços são direcionados para o pleno crescimento do negócio. Os líderes tomam decisões estratégicas com foco na decolagem das operações da empresa. Assim, a figura principal do empreendedor é deixada um pouco de lado, pois não é mais considerada como um fator decisivo para o sucesso das atividades.

Nessa etapa, as ações de marketing colocadas em prática com o intuito de atrair visibilidade já trazem resultados positivos. Há o aumento nas vendas, e a empresa se destaca perante o mercado, ganhando autoridade e reconhecimento.

 

Maturidade

A fase de maturidade se caracteriza quando o crescimento da empresa está estagnado, ou seja, o negócio já se expandiu e não exige esforços crescentes dos seus administradores. Desse modo, o caminho segue estável e fica mais confortável, pois os nichos já foram conquistados e fidelizados, bem como a média de vendas encontra-se em um nível satisfatório. Contudo, durante esse estágio, o público fiel deve permanecer sendo conquistado para que não se sinta atraído pelos concorrentes.

 

Como fazer uma empresa crescer?

Confira algumas estratégias que funcionam como diferenciais no desenvolvimento da empresa, conforme prévio estudo de mercado e levando em consideração as características especificas de cada empresa.

 

Abrir novos pontos de venda

A expansão territorial do negócio por meio da abertura de novos pontos de venda é uma maneira de crescer. Para isso acontecer, deve haver uma certa proximidade local com o público e é importante que a empresa já esteja consolidada no ramo. Podemos citar como exemplos os supermercados e farmácias.

 

Oferecer franquias a partir do negócio

A franquia é um negócio cujo sistema de operação é copiado e usado como modelo em outras redes com a devida autorização do franqueador, ou seja, há uma verdadeira transferência de know-how. O desenvolvimento desse tipo negócio em rede é uma forte tendência para os próximos anos, com grande potencial de desenvolvimento. Podemos citar como exemplos de franquias: McDonald’s, Subway, CCAA etc.

 

Diversificar os produtos e serviços

Investir na diversidade de produtos e serviços ou implementar soluções mais modernas é uma estratégia adotada por empresas que buscam alcançar uma parcela maior do mercado, por meio da conquista de um público novo. Além de ganhar mais autoridade e espaço, esse método proporciona à empresa uma nova fonte de renda.

Desse modo, a empresa pode optar por permanecer o seu foco na mesma linha de produção, apenas modernizando os produtos e serviços ofertados, ou então pode escolher se lançar em um novo ramo e experimentar um mercado diferente daquele em que atua.

 

Realizar a fusão com outras empresas

A fusão é um procedimento complexo com o intuito de unir duas ou mais empresas. Desse modo, como resultado, a empresa final que foi fundida aumenta o seu alcance de mercado e confere maior abrangência à marca. Além disso, há uma melhoria na sua estrutura e ela ganha mais oportunidades de negócios.

O empreendedorismo é uma atividade desafiadora que envolve obstáculos e riscos inerentes ao mercado. Nesse contexto, para que tudo saia conforme o esperado, é importante que o gestor saiba como fazer uma empresa crescer. Para isso, existem inúmeras estratégias de marketing e de planejamento que auxiliam no crescimento dos negócios. Portanto, não perca tempo: prepare a sua equipe, estude as possibilidades e impulsione cada vez mais o seu empreendimento.

 

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