27/03/2019
Postado em: Conteúdo

A concorrência entre as empresas tem aumentado cada vez mais. Em tempos de grande desenvolvimento tecnológico, o desafio é atrair a atenção do público-alvo para se destacar e atingir o maior número possível de consumidores dispersos no mercado. Diante desse cenário, nada melhor do que aliar competitividade e inovação empresarial para buscar o desenvolvimento do negócio.

Afinal, a inovação constante é uma ótima ferramenta para ser aplicada nas empresas com o objetivo de melhorar a eficiência dos serviços e da equipe, aprimorar as suas operações, a taxa de rentabilidade, etc. Essa estratégia ajuda a driblar a concorrência e permanecer atuando no mercado de forma consistente e segura.

Se você é um empreendedor e quer alavancar as suas vendas, este artigo foi feito para você. Vamos apresentar maneiras de como trazer competitividade e inovação empresarial ao seu negócio. Por isso, continue a leitura!

 

Fique atento à inovação disruptiva

A inovação disruptiva consiste em uma transformação drástica na forma como os consumidores tratam um produto ou serviço, o que pode gerar uma nova tendência e um novo modelo de consumo para o mercado.

Podemos citar o caso dos discos e fitas cassetes, que se tornaram ultrapassados e foram rapidamente substituídos por CDs e aplicativos digitais. Esse foi um claro exemplo de como o hábito do consumidor mudou — e, como consequência, a adoção de métodos de inovação conseguiu salvar as organizações do setor musical.

Nesse sentido, as empresas devem ficar atentas e, ao menor sinal de mudança na forma de consumo por parte do público, devem se adaptar para conseguir acompanhar as novas tendências, e assim, ganharem vantagem competitiva no meio.

 

Crie uma cultura criativa

Ser criativo não significa apenas inventar uma coisa nova. A criatividade envolve maneiras de analisar a situação do mercado e transformar um conceito em algo mais atual, ou se adaptar às mudanças surgidas.

Por isso, as empresas que querem permanecer competitivas devem sair da zona de conforto e procurar oportunidades para inovar, seja na adoção de uma identidade visual mais moderna, na diversificação dos produtos e serviços ou mesmo no atendimento e em estratégias de marketing.

Uma boa ideia é manter uma cultura que busca premiar os empregados pelas ações inovadoras apresentadas que contribuíram para alcançar resultados positivos.

 

Preste atenção aos feedbacks dos seus clientes

Os clientes são os melhores críticos que a sua empresa pode ter, uma vez que a opinião deles costuma ser sincera e rica de sugestões úteis sobre assuntos importantes, como o atendimento prestado, o serviço oferecido e o produto.

Uma boa ideia é investir em plataformas digitais que sejam capazes de interagir com o público. Muitas lojas já dispõem dessa tecnologia. Além disso, sua empresa pode deixar as redes sociais disponíveis para receber sugestões e avaliações. Outra forma é deixar bem visível aos olhos do cliente um livro de reclamações e sugestões que estimule o consumidor a dar o seu feedback e, assim, melhorar a sua experiência nas próximas vezes.

 

Conheça os consumidores e a concorrência

Conheça bem a fatia de mercado por onde você quer se enveredar — o que inclui o público e as empresas concorrentes.

Primeiramente, saiba quais são os anseios e necessidades dos consumidores, bem como aquilo que eles estão esperando da sua marca, a fim de oferecer serviços e produtos mais personalizados. Em tempos de crise, por exemplo, as pessoas sofrem uma certa instabilidade financeira e os seus desejos podem mudar.

Nesse sentido, você precisará se adaptar a esse fato, talvez abaixando o preço ou oferecendo formas de pagamento mais flexíveis, pensando em outras estratégias de vendas e marketing, etc.

Além disso, a concorrência aumenta as opções de compra dos clientes. Dessa forma, se você quer manter o seu diferencial e ganhar vantagem competitiva, conheça os concorrentes e os produtos ou serviços que eles comercializam. Essa é uma atitude muito importante para conseguir diagnosticar falhas nos seus negócios e o que deve ser melhorado, com o intuito de manter o seu diferencial e ganhar vantagem competitiva.

 

Como vender mais

 

Invista em marketing e na manutenção de uma imagem positiva da empresa

marketing é a melhor maneira de divulgar a sua marca. Por meio da publicidade, o público conhece a sua empresa, os serviços e produtos oferecidos. Além disso, ele passa a mensagem que você quer transmitir às pessoas, a sua identidade e porquê elas devem comprar com você — e não com a concorrência.

Uma ótima ideia é marcar presença nas redes sociais e melhorar o engajamento com os clientes. Para isso, crie um perfil representando a sua empresa e faça ali a sua divulgação. É uma estratégia que apresenta uma boa relação custo-benefício, uma vez que o investimento é pouco, se comparado com os ganhos e reconhecimento que a marca poderá receber.

 

Conquiste novos clientes, mas mantenha os antigos

É importante adentrar cada vez mais em uma fatia do mercado e ir conquistando o público, a fim de convertê-los em clientes. Mas isso não é tudo. Também é preciso manter os consumidores fiéis, para que eles não se desencantem com a sua marca e comecem a comprar na concorrência.

Clientes fidelizados são embaixadores da empresa: eles recomendam os seus produtos e serviços para outras pessoas e as suas compras costumam envolver um ticket médio mais elevado. Além disso, manter clientes fidelizados costuma ser mais econômico e menos dispendioso do que investir em estratégias para atrair novos consumidores.

Uma boa ideia é oferecer descontos no pagamento, promover sorteios e distribuir brindes. Essas práticas fazem com que os cientes se sintam valorizados pela empresa, e, as chances de eles permanecerem fiéis à sua marca são muito maiores.

Uma empresa consciente que quer se destacar no mercado deve elaborar um plano de negócios eficiente que preveja, acima de tudo, investimentos em competitividade e inovação empresarial. O alinhamento dos valores e objetivos da organização com os hábitos e mudança de consumo dos clientes ajuda a driblar a crise financeira e a tornar as práticas comerciais mais assertivas e coerentes com a realidade atual, além de aumentar a vantagem competitiva do empreendimento.

 

E aí, aprendeu como aliar competitividade e inovação empresarial? Quer saber mais sobre o assunto? Clique neste artigo e saiba como driblar a concorrência em mercados competitivos e se torne uma empresa referência no seu ramo!