Um posicionamento de mercado claro e forte é o que diferencia um negócio de sucesso dos demais. Se posicionar da maneira correta é essencial, mas as vezes pode se tornar uma tarefa difícil de se concluir. É o posicionamento que muitas vezes faz um consumidor optar por comprar da empresa X ao invés da empresa Y.
O conceito é simples e direto: posicionamento é o processo de diferenciar a sua marca da concorrência de maneira significativa. Está relacionado diretamente com a proposta de valor, o que a empresa pode oferecer e quão importante é a sua presença na mente do consumidor.
Definir de forma clara o posicionamento da empresa no mercado permite o controle de como o negócio é visto pela audiência. É por meio dele que o produto ou serviço será convincente e atrativo o suficiente para ser escolhido entre as diversas opções disponíveis.
Entenda a importância do posicionamento de mercado
O impacto é expressivo para todos os stakeholders. Clientes, acionistas e fornecedores são beneficiados por uma estratégia de marca bem definida.
- De acordo com a Forbes, empresas com um bom posicionamento de mercado tem maiores margens de lucro;
- de acordo com a Lucidpress, um posicionamento de mercado constante e bem feito gera um aumento de até 23% nas receitas da empresa;
- de acordo com a Cube, 48% dos consumidores reconhecem que a empresa precisa ter claro quais os problemas da audiência para serem eficazes na oferta de novas soluções.
Quer aprender como definir um posicionamento de mercado que proporcione o crescimento do seu negócio? Confira os tópicos a seguir.
Crie sua identidade visual
Identidade visual é o aspecto desenvolvido para a marca visando provocar sentimentos específicos e possibilitar experiências únicas.
A imagem que o negócio transmitirá ao consumidor é formada por um conjunto de elementos:
- o logo e suas variações;
- as cores principais e sua paleta;
- o template do site;
- as fontes;
- a tipografia;
- a padronagem do uso de símbolos gráficos;
- o padrão de imagens a ser utilizado.
A escolha desses elementos impacta diretamente a forma como a empresa é vista. Para que eles sejam escolhidos corretamente, é recomendado ter amplo conhecimento sobre o mercado e ter bem definido o público da organização.
Defina o público alvo
Para ter claro a audiência a ser impactada é preciso pesquisas exploratórias que mostrem quais são os problemas existentes que o produto ou serviço comercializado soluciona. Definir e saber como resolvê-los permite identificar as pessoas que serão impactadas pela identidade da marca.
Uma boa metodologia para a definição de público alvo é a de Buyer Personas. A partir dela você traça o perfil ideal do seu cliente, mas, para isso, é preciso conversar com consumidores atuais e encontrar os seus padrões de comportamento.
No decorrer do processo serão definidos os seguintes traços do seu avatar:
- nome;
- onde mora;
- idade;
- sexo;
- renda;
- grau de instrução;
- classe social;
- hobbies;
- hábitos de consumo de informação.
Segmente o mercado
Saber onde seu público está, o que ele faz, quais são seus hobbies, estilo de vida, interesses e preocupações é outra etapa necessária no processo de definição do posicionamento de mercado de um negócio. Por isso, vale a pena fazer estas segmentações:
- segmentação geográfica: bairros, municípios, estados e países a serem explorados;
- segmentação demográfica: idade, sexo, classe social, profissão, nível de escolaridade, raça, credo religioso e estrutura familiar;
- segmentação psicográfica: modo de vida, valores, comportamentos, tom de voz, modo de se comunicar e se expressar;
- segmentação comportamental: como o público se relaciona com o seu produto. Refere-se a maturidade e preparo para consumir uma determinada solução.
Identifique padrões de comportamento
Saber quem é, onde está e o que faz o público ser atraído é fundamental. Para isso, o recomendado é identificar a sua jornada de compra, ou seja, quais são as etapas pelas quais ele passa do momento que percebe sua dor até a escolha pela solução do problema. Para ter esse percurso mapeado é preciso conhecer três fases que constituem o processo de compra:
- descoberta: é quando o possível consumidor identifica algo que o perturba e que precisa ser solucionado. Nesse momento o problema pode não ter um nome específico, mas incomoda o suficiente para que a pessoa comece a procurar soluções;
- consideração: é o momento em que as possíveis soluções para um problema são exploradas. Busca-se em todas as indústrias de todos os setores o cenário ideal para acabar com incômodo;
- decisão: quando o problema está definido e a forma de resolver ele também. É o momento, então, da escolha do fornecedor. Aqui, o posicionamento da marca faz toda a diferença.
Encontre o que faz do negócio único
Diferenciar-se dos concorrentes é essencial para a sobrevivência. É preciso definir os motivos que distinguem uma solução existente de outra. Os principais meios para isso são:
- superioridade: para isso é preciso qualidade. Ser a melhor solução existente em determinado setor ou indústria;
- distintividade: não há outro produto/serviço igual que resolva o mesmo problema e da mesma forma;
- produto: design exclusivo, resistência, market-fit,formato;
- serviço: distribuição, entrega, venda consultiva, capacitação;
- pessoas: profissionais de renome e credibilidade;
- imagem: ser a marca mais lembrada. Ser Top of Mind.
Reforce seu posicionamento online
Só no Brasil existem mais de 100 milhões de pessoas com acesso a internet. Isso significa que o padrão de consumo mudou e que elas estão cada vez mais acostumadas a se informar online antes de tomar qualquer decisão.
Aparecer e estar bem posicionado em mecanismos de busca, como o Google, é fundamental para garantir que o consumidor não encontre o concorrente e opte por comprar dele.
Para se posicionar de maneira efetiva na internet, lembre-se:
- de manter o site atualizado;
- produzir conteúdo relevante;
- investir e distribuir informações nas redes sociais;
- se preocupar com otimização para as ferramentas de busca (SEO);
- analisar a efetividade das mídias pagas, como Adwords;
- não ter medo de inovar.
Pode até parecer muita coisa, mas depois de passar por essas etapas a empresa terá um bom posicionamento de mercado e estará pronta para se relacionar com uma audiência bem definida e pronta para consumir.
Se você precisa de mais dicas para implementar uma excelente estratégia de marketing, confira o post sobre como a marca e o atendimento podem levar um negócio mais longe.