20/02/2019
Postado em: Conteúdo

Usar o Instagram para divulgar e vender produtos é uma ação quase intuitiva. Todavia, sem uma estratégia adequada, essa atitude pode decepcionar o empresário, pois não trará os resultados almejados. Por isso, é muito importante entender qual é a melhor forma de se fazer marketing no Instagram.

Usar essa ferramenta para fazer negócios exige muito mais esforço do que simplesmente publicar uma foto. Se você quer entender as nuances do Instagram para  usar o aplicativo a seu favor, basta ler este artigo até o final.

 

Entender a necessidade da empresa é o primeiro passo

Nem toda empresa precisa estar no Instagram. Pode parecer estranho dizer isso, mas é verdade. Redes sociais costumam animar os empresários, dando a entender que eles precisam criar estratégias para todas elas, mas isso não é um fato.

O Instagram é uma rede social que prioriza o conteúdo visual. Isso significa que se o seu empreendimento não tem uma mensagem desse tipo para passar, talvez ele não precise de uma conta no Instagram — e está tudo bem com isso.

 

Boas imagens são o segredo

Se você concluiu que criar uma estratégia de marketing no Instagram é importante para a sua empresa, já sabe que deve pensar no modo com que fará para que o seu negócio renda imagens interessantes.

Vamos a um exemplo: um pequeno supermercado divulga sua empresa por meio de panfletos. Dessa forma, seus clientes são informados sobre os preços dos produtos e período das promoções.

Ao criar uma conta no Instagram, esse empresário decide simplesmente migrar a estratégia dos panfletos para a rede social. Quem o segue verá fotos de produtos com seus preços.

Você seguiria essa conta? Provavelmente não. Ninguém entra em uma rede social com a intenção de consumir anúncios. Portanto, a empresa deve pensar em criar um conteúdo relevante para a sua audiência — e isso nos leva ao próximo tópico.

 

Conhecer a sua audiência é importante

Perceba que este artigo usa a palavra “audiência” e não “cliente” para se referir aos seguidores. Isso porque a sua empresa precisa entender que agora está criando conteúdo com o objetivo de vender mais. Primeiro, o usuário vê uma mensagem no Instagram e depois ele pode comprar algo, transformando-se em um cliente.

Portanto, você deverá testar conteúdos que estejam de acordo com essas pessoas. A forma mais fácil de fazer isso é pegando as informações que você já tem sobre o seu freguês e entendendo o seu comportamento no Instagram — e, principalmente, se ele usa a rede social.

Por exemplo, o dono de um restaurante já sabe que os seus clientes são, em sua maioria, pessoas adultas que trabalham nos escritórios próximos, que conversam sobre negócios enquanto estão no horário de almoço.

Todos esses dados, colhidos por meio de observação, já podem ajudar a empresa a traçar sua estratégia de marketing no Instagram, pois esse público é sério e quer informações sobre o mundo corporativo.

Nesse caso, o restaurante decidiu usar uma linguagem mais formal em seus posts, com fotos que mostram pessoas com roupa social fazendo suas refeições de forma descontraída e imagens que detalham a qualidade da comida, mostrando que o estabelecimento é ideal para almoçar com um cliente, por exemplo.

Enfim, cada negócio traçará a sua estratégia de marketing no Instagram, baseada nos seus objetivos e informações disponíveis.

 

Organizar o perfil é um bom começo

É muito importante usar o Instagram por meio de uma conta empresarial. Para isso, a empresa deverá ter uma página no Facebook, pois esses serviços são interligados.

A conta empresarial oferece uma série de vantagens, como acesso às métricas sobre usuários, resultados das publicações, melhores horários para publicar fotos, botões que permitem ao visitante acessar o site da empresa ou telefonar etc.

Depois de criar uma conta empresarial, outro passo para ajudar na organização do perfil é pensar na harmonia entre as imagens que serão usadas e as legendas. Verifique se as mensagens se complementam, evite ser redundante e tome cuidado com os erros de português.

Sua empresa também deverá seguir algumas pessoas. É importante criar um relacionamento com influenciadores que têm alguma relação com o seu segmento de negócio. Lembre-se de que para ser um influenciador não é necessário ter milhões de seguidores. Uma liderança local, por exemplo, já pode ser considerada digital influencer.

Ademais, uma forma rápida de conseguir seguidores é seguindo seus clientes, dessa forma, eles tomam conhecimento do seu perfil e seguem sua conta de volta.

Usar hashtags também é muito importante, porque elas são uma maneira de ser encontrado no aplicativo. Não se preocupe se você usar muitas hashtags, desde que elas tenham relação com o seu negócio.

Evite deixar seus seguidores sem resposta, curta os comentários que eles fizerem e, caso reclamem de algo, direcione-os para o canal de atendimento adequado.

 

Anunciar no Instagram é uma alternativa

A rede social oferece uma opção de publicidade bastante eficiente, graças ao Instagram Ads. O anúncio é exibido de forma natural no feed do usuário. Nesse caso, é possível usar fotos, vídeos ou carrosséis de imagens.

A publicidade é direcionada de acordo com o comportamento do internauta, além de dados como idade, localização, interesses etc. Dessa forma, a chance de alguém realmente interessado no seu produto ser impactado é muito grande.

Ainda é possível incluir um botão de ação no anúncio, incentivando o usuário a fazer um download ou conhecer o seu site, por exemplo.

Criar um anúncio no aplicativo é simples, mas o ideal é que essa estratégia seja feita com a ajuda de alguém que entenda de marketing digital, pois contribuirá para o sucesso da ação.

 

Usar stories e vídeos é essencial

Por fim, mas não menos importante: os stories são a ferramenta de divulgação mais popular do momento. A vantagem dessa opção é que ela obedece à ordem cronológica, por isso, as chances do seu cliente ver essa publicação são maiores. Já as fotos do feed obedecem a um critério de seleção semelhante ao do Facebook. No Facebook, as publicações que mais aparecem na timeline são as de marcas ou pessoas com as quais o usuário interage com frequência.

Utilize os filtros disponíveis para tornar os seus stories mais interessantes, mas sempre respeitando a linguagem da sua audiência. Não se esqueça de colocar links nos seus stories que levem a audiência até o site do seu comércio.

Já os vídeos são recursos visuais interessantes, mas exigem uma edição e uma mensagem estruturada que justifique essa escolha. É necessário realmente ter algo para mostrar em vídeo.

Uma última dica é promover o perfil do Instagram em suas outras redes sociais, site e blog.

Como vimos neste artigo, montar uma estratégia de marketing no Instagram exige do empresário planejamento. Só assim ele poderá tirar proveito dessa ferramenta para incrementar as suas vendas.

Se você quer ter uma estratégia digital campeã, sem correr riscos, é melhor contar com o apoio de profissionais capacitados e experientes. Entre em contato conosco e nos conte qual é o seu objetivo para que possamos ajudá-lo!