10/04/2019
Postado em: Conteúdo

As inovações tecnológicas e o crescimento da internet desencadearam um novo fenômeno no mercado de consumo. Hoje em dia, grande parte do público está conectado no ambiente online — redes sociais, blogs, e-commerce etc — e essa tendência tende a aumentar.

Nesse cenário, estudar maneiras eficientes de como divulgar uma empresa nas redes sociais — como forma de ganhar visibilidade, vender mais e alavancar os resultados — tem sido uma das grandes apostas das marcas para os próximos anos.

Atualmente as marcas têm investido cada vez mais no mundo virtual, seja desenvolvendo sites e blogs para aumentar as vendas ou no de campanhas de marketing digital. Trata-se de uma forma de driblar a concorrência e conseguir sobreviver no mercado.

Para informar você melhor sobre o assunto, vamos apresentar dicas de como divulgar uma empresa nas redes sociais para ter sucesso e aumentar os resultados. Confira!

 

Evite vender o tempo todo

Vender é o objetivo de todo negócio, mas isso não significa que esse deve ser o único propósito da empresa nas redes sociais. Até porque, pular etapas do funil de vendas e não investir na nutrição de leads é um erro grave. Além disso,  tornar a imagem da empresa cansativa pode afastar os clientes.

Por isso, é importante entender como funciona a lógica dessas plataformas sociais. Primeiramente, elas concentram um perfil específico de usuários, e esse público não está apenas interessado em comprar. Às vezes, oferecer um benefício ou adotar medidas que melhorem o desempenho nas redes pode ser uma boa ideia.

Nesse sentido, você pode apresentar cases de sucessos — resultados de compras bem sucedidas, depoimentos de clientes que estão satisfeitos e recomendam a sua empresa, dar dicas sobre assuntos relacionados ao seu ramo, etc. A ideia é se aproximar do público-alvo e criar um vínculo mais próximo com os seguidores presentes nessas redes.

 

Gere conteúdo interessante

Você entendeu a importância de apresentar a sua imagem e passar uma mensagem para os seguidores nas redes sociais? Essa estratégia está relacionada com a anterior, mas não são a mesma coisa.

Contribuir com os seus seguidores significa oferecer algo de valor e que seja especial aos usuários das redes. Uma boa ideia de se fazer isso é com a criação de conteúdos úteis e que façam a diferença na vida das pessoas, agregando informações.

Pode ser um artigo, uma foto, uma notícia etc. Desde que aquele conteúdo tenha informações interessantes para o público — obedecendo o funil de vendas — e de acordo com as necessidades da persona. Uma boa ideia é investir no inbound marketing.

Com o tempo, o público vai confiar na sua marca e vai passar a segui-lo com mais frequência. Como consequência, ao longo do tempo, isso vai melhorar a performance da sua empresa nas redes sociais.

Da mesma forma, a sua marca passará a ser reconhecida de forma positiva e ficará guardada na memória e no inconsciente dos usuários das redes. Nesse sentido, quando eles tiverem algum problema para ser resolvido, vão pensar na sua empresa como a solução.

 

Publique conteúdos com frequência

Se for criar conteúdo, faça postagens de maneira periódica. Essa atitude vai fazer com que seus seguidores esperem o seu conteúdo sempre nos mesmos horários, e isso faz com que passe um ar de comprometimento e dedicação.

Uma boa ideia é utilizar uma agenda e definir previamente a hora para publicar os posts. Para isso, pesquise quais são os horários em que o seu público costuma ficar mais ativo nas redes — na hora do almoço, após o jantar, antes de dormir, de madrugada, etc. Com essas informações, você pode programar as postagens com antecedência.

 

Escolha as redes sociais certas

É essencial marcar presença online nos dias de hoje — e ganhar autoridade. Por isso, escolha as plataformas sociais que correspondem ao seu nicho específico e analise onde está o seu público-alvo. Veja quais são as redes mais utilizadas pelos seus clientes em potencial e invista nelas.

No mesmo sentido, tenha a certeza de que você vai manter o perfil atualizado. Isso significa que se você for criar um perfil nas redes sociais, tenha a certeza de que vai se empenhar nessa função. De nada adianta criar um perfil para a sua empresa em todas as mídias e não ter estratégias definidas, nem condições de alimentá-las com frequência.

Caso contrário, poderá surtir o efeito oposto ao desejado — um perfil empresarial desatualizado, com postagens defasadas e poucas informações. Isso tudo faz com que o desinteresse do cliente seja gerado e passa a imagem de incompetência. Nesses casos, é melhor não ter nenhum perfil.

 

Interaja com os seguidores

Manter perfis nas redes profissionais servem para apresentar a marca, mas não é só isso. É importante manter um contato mais próximo com os seguidores e estabelecer um vínculo com eles — trata-se do engajamento.

A interação com os seguidores nas redes sociais é um dos principais fatores de sucesso dos negócios. Quando os clientes se sentem ouvidos e valorizados, maiores são as chances deles fecharem negócio com a sua marca, entendeu?

Por isso, não poupe atenção aos usuários. Tenha o hábito de fazer comentários que agreguem valor, respondam as dúvidas dos clientes, promova a ideia de compartilhar fotos dos usuários com o uso de hashtags que remetam à marca, etc.

 

Como vender mais

 

Faça promoções

Uma boa ideia de movimentar as suas redes é com a realização de promoções. Isso pode ser feito por meio do sorteio de um brinde ou serviços oferecidos pela empresa. Para isso, o usuário deverá marcar amigos na sua postagem, por exemplo. Essa atitude aumenta a visibilidade da marca, e a interação é muito maior.

Dessa forma, é provável que eles recomendem a sua marca para familiares e amigos, aumentando, assim, os resultados.

 

Recompense a fidelidade dos clientes

Um cliente fiel funciona como um embaixador da marca. Ele vai indicar os seus produtos e serviços para outras pessoas e recomendá-la sempre que possível. Além disso, o ticket-médio de compras desse tipo de persona é muito maior, se formos comparar com clientes eventuais.

Por isso, escolha uma maneira de recompensá-los pela preferência na sua marca. Uma boa ideia é criar cartões de fidelização, em que um número X de compras dá direito a mais um produto gratuito ou a trocar por um brinde da empresa. Portanto, use a criatividade e agrade seus consumidores.

Investir em uma agência de marketing do cliente que entenda bem sobre estratégias de marketing em redes sociais faz a diferença para ter sucesso e alcançar os resultados esperados.

O ambiente online se destaca como um excelente meio para ganhar visibilidade perante o mercado e conquistar o público. Nesse cenário, você deve investir em estratégias eficientes de como divulgar uma empresa nas redes sociais. Dessa forma, os clientes em potencial terão uma boa experiência com a sua marca e as chances de fidelização e aumento das vendas ganhem mais força.

 

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