15/04/2020
Postado em: Propaganda

Mesmo em tempos de pandemia, o mercado não para. As pessoas não deixam de consumir, e não deixam de prestar atenção ao que as marcas andam fazendo. Não só pra mostrar seu serviço ou produto, mas apoiando a população nessa época difícil. Assim, marcas podem ser vendáveis ao mesmo tempo que altruístas: serem lembradas pelo consumidor, enquanto desempenham ações em prol da comunidade.

 

Todos os dias somos bombardeados com notícias alarmantes sobre o coronavírus. Mas, em meio a todas as questões negativas, há muitas iniciativas para ajudar não apenas a população, mas o mercado e a indústria a continuar caminhando.

 

No lugar de cerveja, a Ambev está produzindo álcool em gel para doar a hospitais públicos, nos municípios onde se concentram a maioria dos casos da doença até o momento.  Com isso, a empresa já produziu 500 mil garrafas de álcool em gel, e convidou mais empresas para ampliar o movimento.

 Burger King Brasil vai ajudar o Sistema único de Saúde (SUS) com doações de parte de toda receita líquida de qualquer sanduíche que foi vendido na rede até o final de março.

 O iFood vai destinar R$ 50 milhões para a criação de um fundo de assistência a restaurantes, especialmente os pequenos. Além disso, também vai antecipar os recebimentos dos restaurantes, sem custo adicional, para injetar até R$ 600 milhões no mercado. Além disso, vai destinar o valor das taxas de serviço na modalidade de pedidos “Pra Retirar” para o comerciante, que sofre com a queda no movimento do restaurante.

O jornal O Globo criou o festival online #tamojunto para ajudar a população no período de distanciamento social. O projeto já mobiliza mais de 20 artistas de diferentes gêneros musicais, com shows ao vivo, transmitidos pelo site do jornal.

 

Mercado Livre mudou seu logotipo para ajudar a divulgar os cuidados necessários para evitar o contágio e a propagação da doença. Por isso, o desenho das mãos se cumprimentando foi substituído por um toque de cotovelos.

 

Magazine Luiza vai dar frete grátis nas compras de produtos de necessidade imediata. Assim, o objetivo é ampliar o acesso a itens como máscaras de proteção, nebulizadores e álcool em gel, especialmente para quem não pode sair de casa. A promoção é válida para pedidos pelo aplicativo, independentemente do valor. Para outras categorias de produtos também há frete grátis a partir de R$ 99.

McDonald’s vai apoiar micro e pequenas empresas do setor de alimentação no país com cursos online gratuitos de Segurança Alimentar, Higiene e Desenvolvimento Sustentável.

Facebook vai investir US$100 milhões para ajudar 30 mil pequenas empresas nos países onde seus funcionários vivem e trabalham. O apoio financeiro é para que mantenham as operações e ajudem as pessoas que não podem ir ao trabalho.

 

Essas são só alguns exemplos de uma infinidade que tem surgido. Diversas marcas têm desenvolvido ações para amenizar o período de quarentena para a população e combater os efeitos negativos do período de crise. E, de quebra, passar uma mensagem ao consumidor: a de que está ao lado dele.

Fonte:

Propmark