05/06/2020
Postado em: Propaganda

Na semana do meio ambiente, destacamos algumas campanhas de marcas que acertaram o discurso

 

O papel da publicidade na conscientização sobre a preservação do meio ambiente é de peso. Campanhas sobre o tema tem o poder, e o dever, de trazer visibilidade para temas importantes. Por isso, seu desenvolvimento permeia questões como posicionamentos de marca e a coerência do discurso com a realidade da empresa.

Segundo Carlos Eduardo Santos Silva, professor do curso de Propaganda e Marketing do Mackenzie, em entrevista à Propmark, o posicionamento das marcas em relação às mudanças climáticas e as questões ambientais é essencial, e deixam de ser um gasto, e passam a ser um investimento.

 “Os recursos naturais estão se esgotando e alguns publicitários têm tido iniciativas para reduzir os impactos para o mercado. As embalagens inteligentes, reaproveitáveis ou recicláveis são bons exemplos, pois as embalagens estão em tudo o que compramos e acabam sendo descartadas automaticamente”, comenta o professor. (Trecho retirado da reportagem da Propmark)

Desta forma, nesta Semana do Meio Ambiente, separamos algumas campanhas inspiração na hora de falar sobre o tema. Confira:

 

1. 25 anos de Greenpeace no Brasil

Simples e chocante. A campanha de 25 anos da Greenpeace no Brasil foi produzida com o objetivo de mostrar a importância da organização no país de forma direta. A empresa ainda destaca sua independência e termina destacando a possibilidade de doações.

 

2. A Mata é a Nossa Casa.

A campanha feita para comemorar os 30 anos da organização SOS Mata Atlântica é uma combinação de discurso bem alinhado, tecnologia e criatividade. Em um vídeo interativo 360°, a campanha destaca a importância da natureza no nosso dia a dia, e os impactos que a vida urbana tem na fauna e flora. Confira, e lembre-se de virar para os lados e aproveitar a experiência 360°.

 

3. Lava e Seca LG

Em uma ação, a LG se posiciona como uma empresa preocupada com o desperdício de água no planeta. Para provar que sua máquina de lavar e secar é econômica, a empresa montou um sistema que fez a máquina funcionar apenas com água retirada de cactos.

 

4. Supermercado Dal Pozzo

O Supermercado Dal Pozzo, que é um cliente Hey, faz uma ação super legal de incentivo ao uso de caixas de papelão no lugar de sacos plásticos. Assim, na Rede Dal Pozzo, é possível levar as compras usando as caixas de papelão nas quais eles recebem os produtos do mercado. Desta forma, além de não criar mais lixo, é possível reutilizar as caixas e depois descarta-las corretamente como material reciclável.

supermercado dalpozzo supermercado dal pozzo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Prefeitura de Guarapuava

A Hey produziu uma campanha para a Prefeitura de Guarapuava, com o objetivo de dar visibilidade para a coleta de materiais recicláveis. Essa coleta passa em dias específicos em cada bairro da cidade, e leva apenas materiais recicláveis descartados de maneira correta, com o objetivo de serem direcionados para projetos de reciclagem.

gif vidro reciclagem

gif papel reciclagem

 

 

 

 

 

 

 

 

gif plastico reciclagemgif metal reciclagem