07/08/2020
Postado em: Propaganda

O marketing de conteúdo é fundamental para que a estratégia digital da sua empresa consiga colher os frutos planejados. Veja neste artigo quais os benefícios que o marketing de conteúdo traz à marca de sua empresa.

Já não é mais segredo para qualquer empresário que o marketing digital é de suma importância para os objetivos do seu negócio.

Mesmo que ela seja pequena, com poucos colaboradores e uma demanda simples, um conteúdo bem escrito e — especialmente — bem divulgado, pode fazer total diferença.

Trazer aos seus clientes uma experiência a mais além da compra e venda, mostrando conteúdos interessantes e bem segmentados, aumenta a autoridade da sua empresa de forma exponencial.

Pensando em explicar melhor os benefícios do marketing de conteúdo e a importância de publicá-los nas suas mídias digitais, a Hey preparou um material repleto de dicas para melhorar a exposição da sua marca na internet.

Fique conosco e confira!

Marketing de Conteúdo: o que é

O Marketing de Conteúdo nada mais é do que um planejamento focado no conteúdo que será postado pela empresa nos espaços que a mesma mantém na internet.

Ou seja, seu foco é chamar atenção de um potencial cliente através de conteúdos de qualidade.

A principal ideia não é falar diretamente sobre a marca e a empresa em si. Mas, sim, tentar resolver as dores e os desejos que o cliente possui.

Para realizar esta tarefa de “solução de problemas”, o marketing de conteúdo trabalha diretamente com o Funil de Vendas, onde o cliente passa por uma jornada — desde a concepção do que precisa até a decisão final: a compra.

Ok, mas como ele funciona na prática?
Uma campanha de marketing de conteúdo deve ser elaborada de acordo com as intenções da empresa na redes sociais. Seja aumentar a exposição da marca ou até mesmo oferecer ao seu cliente uma experiência mais abrangente.

Ao contrário do que se imagina, elaborar um planejamento estratégico para o conteúdo é
bem simples. Porém, você precisa acertar em cheio. Qualquer erro na construção da persona pode ocorrer no fracasso de toda uma campanha.

Este é apenas um dos motivos pelos quais você precisa contratar uma agência com vasta experiência em marketing de conteúdo. Somente ela poderá elaborar um planejamento personalizado às necessidades da sua empresa.

Marketing de Conteúdo: redes sociais

As redes sociais são as meninas dos olhos de todo o profissional que trabalha produzindo conteúdo para a internet.

São justamente nestas redes que bilhões de pessoas no mundo inteiro passam horas e horas do seu dia. E, se há um público tão vasto assim dentro de uma plataforma, porque não podemos aproveitá-lo?

As redes sociais como Instagram e Facebook, por exemplo, recebem diariamente bilhões de acessos e publicações de diversas empresas.

Cada uma delas tenta chamar atenção do seu cliente de uma forma ou outra. E de todas as formas o marketing de conteúdo está presente.

Todo esse processo faz parte do marketing de conteúdo. Desde a pessoa que você vê dentro do banner compartilhado pela empresa, até o texto que fica disponível na legenda.

Vale lembrar que cada rede social tem um estilo de conteúdo. Não que você deva optar por um ou outro, mas existem alguns conteúdos que funcionam melhor em uma determinada rede social, vamos dar uma olhada:

FACEBOOK

O Facebook é de longe a rede social mais acessada no mundo inteiro. Foi a empresa que revolucionou a forma como enxergamos o marketing digital e o próprio marketing em si.

A rede social disponibiliza uma série de opções às empresas que desejam aproveitar as ferramentas da sua plataforma para realizar uma estratégia de marketing.

Como ninguém é bobo, muito menos o Facebook, se você quiser aproveitar tudo que a plataforma tem de melhor, será necessário fazer um investimento.

Nada que salte aos olhos, mas que pelo menos tire sua postagem do alcance orgânico e coloque no alcance patrocinado.

O alcance orgânico é aquele alcance que sua publicação tem quando você apenas compartilha algo no Facebook sem pagar por isso.

O alcance patrocinado já é diferente. Você personaliza a sua postagem, escolhendo diretamente o seu público, aumentando exponencialmente o seu anúncio e também as interações.

Nesta parte, o marketing de conteúdo é fundamental. É por meio dele que a pessoa irá decidir se entra, ou não, em contato com sua empresa.

Para saber um pouco mais sobre o Facebook, acesse este outro artigo onde abordamos melhor como funciona o marketing dentro da plataforma.

INSTAGRAM

Se as redes sociais são as meninas dos olhos de todo o profissional de marketing, digamos que o Instagram é a razão pela qual eles vivem.

A rede social conquistou de vez o coração de todos que um dia duvidaram dela. As possibilidades de criar conteúdos que chamam atenção da sua persona são quase infinitas.

Você pode criar vídeos, banners, cards, stories, trabalhar com o Instagram Direct, lives e etc…

É uma ferramenta poderosa, onde a publicação de imagens é a mais eficaz de todas.

Isto acontece, pois ela tem 90% do template voltado às imagens e apenas 10% voltado aos textos. Não vale a pena investir em textos longos, mas em imagens persuasivas.

No instagram, sua imaginação pode fluir tranquilamente. Seu cliente captará a sua mensagem de qualquer forma — contanto que a forma e o conteúdo sejam de grande qualidade, lógico.

Marketing de Conteúdo: sites e blog posts

Os apaixonados por textos moram neste setor. Aqui estão as duas plataformas, que muitas vezes se complementam.
SEO (Search Engine Optimization)
SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web.

Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

Ou seja, para você conseguir estar na primeira página do Google, é obrigatório que seu conteúdo esteja otimizado, de acordo com as regras do SEO.

Do contrário, o conteúdo irá se perder na terceira ou quarta página de buscas, onde ninguém mais lê!

 

Agora você já sabe qual a importância do marketing de conteúdo para a sua empresa e a diferença que ele faz em uma boa estratégia de mídia.

O marketing de conteúdo vai muito além de um par de frases e uma imagem. Você precisa estudar sobre a sua persona e definir qual o melhor conteúdo para resolver as dores dela.

Sua persona sempre tem desejos próprios e dores particulares, cabe a você encontrá-los e entregar as soluções para os os seus problemas.

Nós, da Hey, temos a experiência necessária para elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo personalizada para a sua empresa.

Entre em contato conosco através dos nossos meios de comunicação e deixe que a gente aumente a exposição da sua marca nas redes sociais!

A Agência Hey agradece a sua visita! Até a próxima!