Em quarentena, numa tentativa de diminuir o contágio pelo coronavírus, as pessoas evitam sair de casa. E isso acaba tendo um efeito colateral: o aumento de consumo de tv e internet.
O Brasil já era um dos países que passam mais tempos conectados à internet. A pandemia amplificou isso. E o tempo na frente da TV também.
Em três dias de quarentena, as operadoras de telefonia registraram um aumento médio de 40% no tráfego de internet banda larga fixa.
Na Itália, onde o isolamento social se prolonga por mais tempo, o crescimento do consumo nas redes móveis subiu 30%. Assim, acredita-se que os brasileiros devam, no mínimo, repetir esse padrão.
Há um crescente número de serviços de delivery e compras online. Da mesma forma, a busca por opções de entretenimento durante o confinamento também leva mais pessoas à web. Os canais de notícias são muito acessados por pessoas em busca de mais informação. Além disso, a internet é um meio muito usado para as pessoas se conectarem a outras, com aplicativos de bate-papo, videoconferência e redes sociais, ainda mais em tempos de isolamento. Ou seja, muito mais gente online.
A televisão também sente esses efeitos. Com a quarentena, a audiência da TV paga cresceu 19% no mês de março.
Um estudo da Turner, do grupo WarnerMedia, mostra que, com a quarentena, a audiência da TV paga cresceu rapidamente. Do total de assinantes, a quantidade de pessoas com a TV ligada (seja em canal aberto ou pago) subiu 17% entre a semana pré-quarentena e a primeira semana de quarentena.
Só o segmento de canais de notícias viu sua audiência subir 111% entre 9 e 22 de março.
Os canais de entretenimento aumentaram sua audiência em 31% no período, enquanto os canais infantis cresceram 23%
Não é à toa que das 20 maiores audiências de TV dos últimos cinco anos, 11 aconteceram agora, em março de 2020. O dia 24 foi o pico de consumo: às 20h57, sete em dez TVs estavam ligadas, nas 15 principais regiões metropolitanas do país (76,6% dos domicílios).
Outro indicativo da intensificação de audiência no país é o aumento das conversas sobre a programação de TV nas redes sociais, comentando notícias e reportagens.
E qual é o papel das marcas em meio à essa nova realidade?
É importante perceber a importância da publicidade e da mídia como plataformas de comunicação com o consumidor. De acordo com levantamento da Kantar IBOPE Media, comunicar os esforços das marcas para enfrentar a situação e transmitir informações que podem ser úteis no cenário atual é importante para 87% da população.
Nunca estivemos tanto tempo na TV ou na internet. Por isso, sua mensagem nunca pode chegar a tantas pessoas como agora. Não é, evidentemente, o momento pra ela sair do ar. Os números mostram que a indústria da comunicação não está totalmente parada, mas se adequando ao momento. Assim, aliando ferramentas, como atendimento online e sistema de delivery, por exemplo, você busca saídas nesses tempos difíceis ao mesmo tempo em que trabalha pra solidificar sua marca.
Fonte:
Meio&mensagem
Exame
Folha de São Paulo