26/11/2018
Postado em: Conteúdo

Você quer ganhar presença online e atrair mais clientes? Então, já sabe que isso é obrigatório para quem pretende se destacar no mercado! O consumidor de hoje é mais exigente e está sempre em busca de algo mais entre tantas ofertas semelhantes dos mesmos produtos. Ele quer soluções para seus problemas.

Se a ideia é manter um posicionamento sólido e autoridade no ambiente digital, não basta criar um site e algumas páginas nas redes sociais. O diferencial competitivo vai além das imagens bonitinhas em páginas estáticas. É preciso conhecer o seu público-alvo para oferecer informações relevantes relacionadas ao produto ou serviço que a sua empresa comercializa.

As estratégias de marketing digital estão aí para auxiliar nessa tarefa. No post de hoje, selecionamos 7 dicas que o ajudarão a crescer e aparecer no mundo digital. Acompanhe o post e saiba mais!

1. Investir em marketing de conteúdo

A velha prática de tentar chamar a atenção do consumidor com promoções imperdíveis, exibindo o produto com a etiqueta do preço saltando diante dos olhos já não seduz ninguém. Em tempos de crise, é necessário mais que isso para convencer as pessoas a mexerem em suas economias.

As marcas estão conseguindo mais espaço e atenção produzindo conteúdo pertinente ao seu ramo de negócio. Levam informação ao cliente, em vez de tentar empurrar uma proposta tentadora. O marketing de conteúdo abre portas para a oferta de conhecimento com maior qualidade. Isso resulta em mais tráfego para os seus canais na web.

Mas, antes de sair por aí produzindo conteúdo a esmo, é necessário atentar para os desejos e necessidades do seu público. Depois disso, você poderá criar maior engajamento das pessoas e construir relacionamentos sólidos com os seus clientes nas redes sociais. Com isso, a visibilidade da sua marca ganha audiência progressivamente.

2. Criar e manter um blog

E por falar em conteúdo, eis aqui uma das melhores chances de levar informação realmente importante para o seu público consumidor. As empresas investem cada dia mais nesse recurso, em virtude dos resultados positivos que ele gera. De acordo com dados divulgados pela Impact, 69% das organizações atribuem aos blogs o sucesso obtido na geração de leads.

Considerando que a principal função dos blogs é levar conhecimento valioso, apresentar soluções e dicas aos usuários, esses canais acabam melhorando a posição da sua página nos sites de busca. Porém, isso faz parte da uma estratégia de marketing de conteúdo construída adequadamente.

O planejamento de postagens inclui apresentação de artigos, vídeos, e-books, infográficos e outros formatos pertinentes a cada segmento. Lembre-se de postar conteúdo com frequência, pois a sua presença deve ser consistente. É isso que levará confiabilidade e a certeza de que a sua empresa realmente tem autoridade nos assuntos que aborda.

3. Trabalhar estratégias de SEO

Quer ficar no topo das buscas na web? Para isso, você vai precisar de uma ferramenta específica: o SEO (Search Engine Optimization) — otimização para mecanismos de busca. Mas, o que é isso, afinal? Trocando em miúdos, é um conjunto de técnicas de visam o alcance de bons rankings orgânicos e geração de tráfego e autoridade para um blog ou site.

É mais um mecanismo para ampliar a presença digital da sua marca. O truque é descobrir as palavras-chave mais importantes referentes ao assunto que você está expondo. Dessa forma, quando os usuários procurarem algo relacionado, suas chances de aparecer no topo das buscas aumentam significativamente.

Essas palavras-chave podem ser trabalhadas ao longo do texto de maneira contextualizada para manter a coerência do conteúdo. Não garantem que a sua empresa apareça sempre nas primeiras posições, mas criam uma base para conseguir melhores resultados.

4. Apostar em mídia paga

Se você não quer se limitar ao tráfego orgânico, uma opção interessante é pagar para aparecer no topo das páginas de busca. Essa tática de divulgação aumenta expressivamente a sua visibilidade, além de ser mais rápido e seguro para anunciar e atrair clientes pela internet.

Sabemos que o Google é uma das mais importantes ferramentas de busca de informações. Sendo assim, é possível usar o Google AdWords para fazer campanhas e promoções gerando mais tráfego para os seus canais digitais. Outras plataformas também oferecem alternativas pagas, escolha a que mais se encaixa ao seu perfil e invista.

5. Fazer bom uso de canais de relacionamento

Além de levar informação, conhecimento, campanhas e promoções, é muito importante disponibilizar canais de comunicação direta com os clientes e usuários da rede. Esse tipo de ação constrói uma relação de comprometimento e confiança entre o consumidor e a sua empresa e, com isso, a sua presença online aumenta.

Durante esse processo, fica mais fácil criar engajamento e desenvolver relacionamentos cooperativos com benefícios mútuos. Para que o cliente entre em contato, ofereça chats online, e-mails, telefones, aplicativos de mensagens e outros meios.

Crie, também, uma política de atendimento direcionada à equipe dos funcionários para que eles tenham condições de agir corretamente nas diversas situações e, assim, garantir a qualidade do atendimento.

6. Investir em um design profissional

A atratividade dos canais digitais pode e deve ser encantadora para os usuários. Por isso, não tenha receio de investir em um design profissional no site, no blog e em todas as páginas da web de forma coerente. Mantenha a identidade visual da marca, criando uma linguagem única para todos os portais.

Conte com um profissional da área e leve em conta não só a estética, mas a usabilidade das páginas. Seu público precisa sentir-se confortável ao acessar os canais, encontrando facilidade para navegar e achar tudo o que procura com cliques rápidos e acessíveis.

Lembre-se que o bom posicionamento da sua marca depende de todos os fatores acima descritos. Tudo o que for postado, desde conteúdo a ações no ambiente digital, deve estar alinhado e coeso para que o público tenha uma percepção personalizada e unificada da empresa.

As redes sociais têm um determinado perfil e objetivo, mas nem por isso a sua marca pode se apresentar com “personalidades” diferentes em cada uma delas. É necessário apenas adaptar-se às páginas, mantendo a unidade. É dessa forma que a sua presença online será visível.

7. Fazer monitoramento constante

Paralelo a todo o trabalho desenvolvido para atração e conexão com os clientes, é preciso assegurar a visibilidade na web com monitoramento constante. Se todos os canais online permitem a extração de dados e estatísticas, isso deve ser usado para acompanhar as interações entre os usuários e as empresas no ambiente digital.

Saiba quantos clientes visitam e interagem nos seus canais, quanto tempo eles permanecem analisando um conteúdo ou produto, qual a frequência de retorno ao blog, rede social ou site, em que horários e outros dados. Essas informações detalhadas e preciosas ajudarão a aprimorar as estratégias para manter ou melhorar ainda mais a sua reputação e presença na internet.

Com essas 7 dicas, já é possível traçar uma estratégia competente para conquistar autoridade e presença online de forma marcante e segura, cativando cada vez mais clientes enquanto colhe os resultados esperados.

E você, de que modo consegue atrair visitantes para os seus canais digitais e manter a sua visibilidade online? Nos acompanhe no FacebookLinkedInTwitter e fique por dentro de mais dicas como essas!