12/12/2018
Postado em: Conteúdo

Entra ano, sai ano e as pessoas estão sempre em busca de novidades. Não tem jeito: quem não acompanha o ritmo acelerado das mudanças corre o risco de ficar deslocado, desatualizado e esquecido.

É por isso que, neste post, vamos falar sobre as tendências do design para 2019. Vamos mostrar quais são as cores, tipografias, estilos visuais, tudo o que você precisa saber para manter a comunicação e o marketing do seu negócio atualizados e em evidência.

A previsão é de que, no próximo ano, teremos cores vivas, fontes bem marcadas em bold e padrões artísticos. Você não vai ficar de fora dessa, né? Então, veja algumas tendências!

 

Cores

Quando se aproxima o final do ano, o Pantone Color Institute anuncia as suas apostas para o próximo período. Por isso, o instituto já escolheu a paleta para 2019 e ela é recheada de cores bem vivas!

O laranja avermelhado Fiesta é uma das principais tendências, ao lado do Turmeric, outro laranja vivo, e do Aspen Gold, um amarelo ensolarado. O rosa entra em um tom bem expressivo, chamado de Pink Peacock e o azul é royal brilhante, na cor apelidada de Princess Blue.

Há tons de verde, coral, marrom e outros mais neutros e pastéis, mas o brilho impera. O marrom Toffee, por exemplo, lembra uma bala de caramelo e contrasta muito bem com a cor do ano, o Living Coral.

living coral pantone 2019

A cor Pantone de 2019 é o Living Coral.

Tipografias

A extravagância não vai ficar limitada às cores. Ela é uma tendência, também, na tipografia: fontes artísticas, decorativas, serifadas e bold devem surgir com força.

Já vemos isso no lettering (arte de desenhar letras para uma finalidade específica) que, muitas vezes, é feita à mão. Na tipografia, as letras são feitas no computador, mas, com a nova tendência, serão mais artesanais.

A serifa, que havia ficado de lado para tornar os designs para dispositivos eletrônicos mais responsivos, está retornando, ancorada na melhora da qualidade dos monitores de computadores, celulares e tablets. Esse tipo de fonte deve ganhar mais espaço.

 

Logotipos

Os logotipos devem acompanhar as novidades tecnológicas, por isso, precisam se adaptar aos diversos tipos de telas de todos os dispositivos móveis. Grandes marcas já estão simplificando os seus logos para atingir essa necessidade do mercado.

É o caso, por exemplo, da Coca-Cola, que virou “Coke”, ou da Disney, que agora usa apenas um “D” com a sua fonte característica em algumas situações. Ou seja, quanto menor e mais simples o logotipo, mais facilmente ele poderá ser aplicado em sites e redes sociais.

 

Estilos visuais

O futuro está aí e ele sempre será inspirador. Mas, antes de chegarmos a ele, é preciso analisar o passado. Os designers de hoje são aqueles que nasceram nas décadas de 80 e 90. Por isso, suas referências falam muito sobre o que podemos esperar nos próximos anos.

Já apresentamos cores, tipografias e logotipos. Conheça, agora, alguns estilos visuais que completarão o design de 2019.

 

Degradê

A troca suave de cores, tão utilizada em apresentações do Power Point, está de volta! A popularização pode ter sido encabeçada pelo Instagram, quando lançou sua atual identidade visual, em 2016. Essa tendência ganhou tanta força que vai guiar alguns trabalhos gráficos no próximo ano e deve perdurar por mais algum tempo.

 

Duotone

O duotone ou bicromia é uma técnica que consiste na impressão de semitons. Ou seja, dois elementos são impressos em tons diferentes para criar uma ideia de duas cores.

Isso foi transportado para o meio digital e passou de monocromático para colorido, onde são usadas até quatro cores, em uma mescla de degradê com bicromia. O Spotify vem usando a técnica e nós, da Agência Hey!, também adotamos a tendência em nossa identidade visual.

imagem duo tone half tone

Profundidade e relevo

Há algum tempo, os designers vêm apostando nas sombras para criar profundidade e relevo. Essa tendência continua em 2019, porque torna o objeto fotografado palpável (quase um 3D) e estabelece uma hierarquia visual entre elementos gráficos.

 

Movimento e animação

Essa é uma aposta exclusiva do meio digital. Pequenas animações como GIFs e SVGs funcionam muito bem com os usuários da internet, pois criam uma comunicação dinâmica e envolvente. O movimento chama a atenção.

 

Ilustração

As pessoas já estão saturadas de imagens dos bancos digitais. Quem tiver uma ilustração personalizada e exclusiva ganhará pontos com a audiência, acreditam os especialistas da área. Os designers poderão dar asas à criatividade e desenhar, de fato.

 

Vintage

O estilo vintage nunca sai de moda. E ele tem relação com as tendências à tipografia desenhada e ilustrações personalizadas que citamos. Marcas que querem se diferenciar, costumam adotar um design sofisticado, bastante comum na indústria alimentícia, cosmética e têxtil.

 

Fotos autênticas

As fotos autênticas e genuínas, que comunicam algo real, chamam a atenção do público e, por isso, serão mais utilizadas no próximo ano. A ideia é que expressem emoção e contem uma história. Quanto mais natural parecer a imagem, melhor.

Os fotógrafos já estão ligados nessa tendência e pararam de usar muitos filtros e mexer demais no Photoshop. Por essa razão, os bancos de imagem da internet irão cobrir bem a demanda.

 

Maior tendência do design: marketing digital

Antes de encerrarmos essa lista de tendências do design para 2019, vamos falar da maior delas: o marketing digital. Ele ganha cada vez mais força entre as marcas e exige que os designers se atualizem.

Não estamos dizendo que a comunicação impressa deve acabar. Ao contrário, o digital tornou-se um complemento a ele. Assim, embalagens, folders, cartazes e outros materiais impressos trazem QR Codes, endereços de sites, redes sociais e outras informações que levem o consumidor a migrar para a internet para saber mais.

Essas são algumas tendências de design para 2019, que servem como um norte, um guia do que será relevante no próximo ciclo. Cada gestor, porém, deve avaliar, em conjunto com a sua agência ou parceiro de comunicação, aquilo que se enquadra no perfil da sua empresa.

Ou seja, não devemos abraçar determinadas estratégias apenas porque estão na moda. Elas precisam combinar com o estilo de cada um. Se o seu logotipo é bonito, tem a ver com a sua marca e faz sucesso, você não precisa mudá-lo. Nem vai sair aplicando cores brilhantes se a cara do seu negócio é mais tradicional. Tudo tem a sua medida.

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