Buscar inspiração em ideias que deram certo para melhorar o próprio negócio é um excelente caminho. Ler a história de outras empresas, saber como elas começaram e conseguiram chegar lá é um ótimo jeito para aprender e colocar em prática! O marketing da Uber é um bom exemplo. Mesmo em meio a algumas polêmicas com outros transportes, a empresa só vem crescendo e desenvolvendo muito bem os seus serviços. Em sua estratégia, o aplicativo promete levar conforto e melhorar a mobilidade urbana das cidades que o recebem.
Pronto para aprender com a história da empresa? Então, continue a leitura e se inspire no marketing da Uber!
Qual a história do aplicativo?
Assim como a maioria das empresas, a Uber começou do zero e por meio de uma necessidade. Em 2009, os amigos Travis Kalanick e Garret Camp, ambos recém-milionários, estavam em Paris para um evento de tecnologia. Eles não conseguiam pegar um táxi e foi aí que surgiu a ideia: um serviço no qual seria possível chamar um carro com motorista particular apenas com um toque no celular.
Eles voltaram para San Francisco, amadureceram o projeto e deram o nome, inicialmente, de UberCab. O aplicativo informava a localização do passageiro por meio do GPS e estava disponível para os sistemas IOS e Android.
Ele foi lançado oficialmente em julho de 2010. Ni início, eles queriam oferecer apenas carros considerados executivos, como o Mercedes-Benz S550 e o Cadillac Escalade. O serviço seria parecido com um táxi de luxo.
Um dos fatos que mais atraíram as pessoas foi a praticidade de poder chamar um carro pelo celular, fazer a corrida de forma confortável e não precisar tirar a carteira do bolso para pagar, já que era feito pelo próprio aplicativo.
Escalada de sucesso
A startup recebeu o seu primeiro financiamento no final de 2010, de um grupo de investidores que incluía Chris Sacca, um dos primeiros a colocar dinheiro no Twitter. No ano seguinte, conseguiu arrecadar mais de US$11,5 milhões e, com isso, expandiu os seus serviços para Nova York.
Logo após, começou a chegar em outras grandes cidades americanas, como Seattle, Boston, Chicago e Washington. O primeiro município fora dos EUA a receber o app foi Paris. Em 2012, foi criado o UberX, que permite a qualquer proprietário de veículo virar motorista. A partir daí, se tornou o sucesso que já conhecemos.
No Brasil, a Uber chegou com a Copa do Mundo de 2014, no Rio de Janeiro. Atualmente, ela está em mais de 100 cidades.
O serviço é simples: a pessoa baixa o aplicativo, insere seus dados, forma de pagamento, coloca a localização atual e para onde quer ir. O motorista mais próximo é acionado e é possível ver o nome de quem vai buscá-lo, o modelo do carro e a placa. Ao final de cada corrida, é feita a avaliação da experiência, que vai de 0 a 5.
O que o marketing da Uber utiliza?
A última campanha lançada pelo marketing da Uber, em novembro do ano passado, atesta que a mobilidade gera resultados. A propaganda mostra que quando nos movemos sem qualquer tipo de limitação, as possibilidades se transformam em um impacto positivo na vida e em toda comunidade.
O objetivo da empresa foi apresentar que é preciso sair do lugar para fazer a diferença. Ela oferece aos usuários um tipo de serviço para cada situação, seja para ir a uma entrevista, seja para a entrega de uma encomenda.
A verdade é que desde que entrou no mercado, a startup se destacou diante da concorrência e criou uma nova demanda. Segundo um estudo feito Conselho Administrativo de Defesa Econômica, entre os anos de 2014 e 2016, a presença da empresa trouxe uma redução de 56,8% no número de aplicativos de táxi no Brasil.
Por que? Segundo o Cade, a Uber conquistou muitos usuários, inclusive aqueles mais fiéis aos tradicionais táxis. A ação fez os concorrentes se mexerem e oferecerem mais descontos e conforto nos serviços. Quem acaba ganhando com isso? Os clientes, que têm mais opções para escolher.
Mas como o aplicativo consegue atrair tantas pessoas? A resposta vem das estratégias de marketing utilizadas.
Propagação de uma missão
As iniciativas de marketing da Uber não ficam apenas em torno de carros e corridas. Em muitas das peças, eles usam parte da missão, que está relacionada à liberdade. O objetivo é fazer com que os seus usuários se sintam livres para serem o que quiserem e que possam ir até onde desejam com a ajuda da empresa.
Incentivo a recomendações
Todo os usuários do app têm um código que, quando repassado aos amigos, se converte em descontos para os dois. Trata-se de um recurso bem simples, mas que se torna decisivo para atrair novos clientes e dar mais satisfação aos que já têm um cadastro no serviço.
Atendimento personalizado
A empresa depende da boa visão de seu público a respeito dos seus serviços para ter sucesso — e tem plena consciência disso. Parte de sua estratégia de marketing diz respeito a proporcionar um bom atendimento aos usuários, dando a atenção aos passageiros e motoristas que precisam resolver problemas com as corridas.
Parcerias estratégicas
Uma parte da estratégia de marketing da Uber refere-se a parcerias que são feitas com outras empresas para o fortalecimento da experiência do cliente. É possível, por exemplo, conectar o perfil do Spotify para que ele possa ouvir as suas playlists durante a corrida.
Como anda a concorrência?
É que claro que, com todo o crescimento e sucesso da empresa, a concorrência logo apareceria. Foi o que aconteceu: surgiram 99 App, Cabify e Lytf, por exemplo. Fora os táxis, que já existiam e tiveram que mudar bruscamente suas estratégias para não continuarem perdendo seus clientes.
99 App
A empresa foi fundada em 2012 e conecta os passageiros diretamente com os taxistas registrados, sendo uma das primeiras formas de combater o sucesso dos motoristas particulares. Para aumentar a competitividade ainda mais, o aplicativo se transformou e adicionou novas ferramentas, como a que permite que os passageiros escolham carros populares.
Ele é um exemplo de adaptação, que torna a concorrência com a Uber muito acirrada. Opera com três categorias, sendo elas o 99 Pop, 99 Taxi e 99 Top.
Cabify
Criada por Juan de Antonio em 2011, a empresa é uma multinacional que chegou no Brasil no meio de 2016. Ele se diferencia da Uber no quesito cobrança, já que o seu cálculo é feito por quilometragem rodada.
Assim, o aplicativo calcula a melhor rota entre dois pontos e o passageiro só vai pagar pela mais direta, independentemente do caminho feito pelo motorista.
Easy Táxi
Esse é outro grande concorrente da Uber. Está disponível em 30 países e é um aplicativo exclusivo para táxis. Foi lançado no Brasil em 2011 e já tem mais de 17 milhões de usuários espalhados pelo mundo.
Lyft
O app é usado nos Estados Unidos. O compartilhamento de viagens com o Lyft permite que você faça a solicitação de uma corrida apertando apenas um botão. Em sua apresentação, eles dizem ser mais baratos que um táxi, mais rápidos que o ônibus e fáceis de usar.
Estima-se que realizam cerca de 1 milhão de viagens por dia em mais de 350 cidades norte-americanas. É a segunda empresa do ramo no país, ficando atrás apenas da Uber.
MeLeva
Esse é um concorrente da Uber que trabalha com inovação para os motoristas. Funciona de forma que eles podem fazer uma rede de passageiros. Assim, sempre que alguém precisar fazer uma viagem, vai conseguir chamar aquele que considera favorito. O app se difere dos demais nos valores cobrados, já que cada um escolhe sua própria tarifa.
Viu só? Como dissemos, é possível e necessário se inspirar e aprender com as histórias de sucesso. Como comprovamos, o marketing da Uber se encaixa na categoria. A empresa consegue ter destaque diante dos concorrentes e proporciona ao usuário uma boa experiência. Que tal levar isso para o seu empreendimento? Pode acreditar, não é impossível. Tente e surpreenda-se!
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