05/06/2019
Postado em: Conteúdo

Logo que chegou, ele caiu nas graças dos internautas bons de papo e se transformou em um dos aplicativos mais populares e o preferido da maioria dos usuários da internet. Isso rapidamente evoluiu para uma forma de marketing no WhatsApp Business, que já é uma ferramenta prática, ágil e supereficiente para os negócios.

Seu uso por pequenas empresas têm aumentado muito devido à facilidade que suas funcionalidades proporcionam, como as tags, perfil empresarial, métricas e mensagens rápidas que levam os usuários a fazerem seus contatos com mais rapidez, familiaridade e comodidade.

Para usufruir melhor de suas vantagens, listamos algumas formas de usar esse aplicativo a seu favor e interagir cada vez mais com os seus clientes. Que tal conferir?

 

Divulgue novos produtos e serviços com moderação

Por se tratar de um aplicativo de fácil interação, as chances de melhorar o relacionamento com o público consumidor aumentam consideravelmente, tudo depende do bom senso de cada empresário. Feito isso, se você já tem clientes mais próximos ou fiéis, essa é a melhor maneira de apresentar as novidades e promoções especiais.

Tudo o que antes era oferecido em outros canais de divulgação, agora, pode ser feito por um bom marketing no WhatsApp Business e com a vantagem do imediatismo. Chame os clientes para um evento de lançamento, ofereça cupons de desconto e outras ações de acordo com o perfil de cada um.

Mas, atenção! Cuidado com os excessos, pois isso pode ser um tiro no pé! Não exagere nas mensagens promocionais enviando muitas imagens para não sobrecarregar a paciência do seu interlocutor. Algumas pessoas são mais criteriosas que outras em relação a isso, portanto, seja comedido e nunca invasivo.

A melhor atitude é manter uma postura objetiva, deixando que o cliente lidere a conversa. Enquanto isso, fique de olho nos resultados, estudando sempre quais as ações dão mais certo a fim de continuar otimizando as interações e manter a base de contato pelo maior tempo possível.

 

Seja pessoal com marketing no WhatsApp

A pessoalidade é uma característica própria deste aplicativo, já que ele foi criado especialmente para as pessoas conversarem e, no meio empresarial, o uso desse atributo é muito conveniente.

Então, comece o contato com o cliente usando o primeiro nome dele no início da mensagem, lembrando sempre de preservar a conduta profissional e respeitar o espaço alheio, embora, não seja necessário excesso de seriedade. O segredo é o equilíbrio.

Lembre-se de que você pode e deve conduzir a relação com um tom amistoso e dependendo da intimidade que existir entre você e determinado cliente, vale até um meme para descontrair. No entanto, para resultados mais eficientes, envie mensagens personalizadas e recomendações de acordo com a preferência de um.

Para ajudá-lo na tarefa de conhecer e entender melhor cada cliente, você pode lançar mão de um sistema CRM — Gestão de Relacionamento com o Cliente. Isso favorecerá um engajamento maior via WhatsApp.

 

Forneça serviços ágeis de atendimento

Em tempos de aceleração contínua e smartphone na mão, desenvoltura é o que todos querem, não é mesmo? Nesse quesito, o WhatsApp é perfeito e pode se tornar um recurso essencial para as suas estratégias de fidelização de clientes, especialmente quando é necessário dar suporte aos consumidores de forma mais pontual.

Não é fácil agradar todo mundo, mas uma coisa que costuma dar certo em todos os segmentos de negócio é um bom atendimento com educação, rapidez, que procure resolver todas as dores e dúvidas das pessoas, sem perder a qualidade. Essas ações têm tudo para ganhar qualquer cliente. Com o marketing digital bem direcionado no  WhatsApp Business tudo isso é possível e fácil de executar.

 

Mantenha o foco no pós-venda

Já se foi o tempo em que a única preocupação das empresas era vender um produto ou serviço sem se importar com a satisfação do cliente. Hoje, esse tipo de conduta não consegue mais sustentar um negócio, se você quiser conquistar e fidelizar clientes fique atento ao pós-venda.

Demonstrar interesse pela experiência do público com aquilo que você proporcionou é uma maneira de estreitar o relacionamento enquanto planta a semente da fidelidade.

O ideal é esperar por alguns dias depois de uma venda e, então, entrar em contato para oferecer ajuda e saber como foi a vivência da pessoa com a nova aquisição oferecida por você. Para garantir que a sua empresa está fazendo um bom trabalho, preste atenção às reações do cliente depois que ele adquiriu um produto ou serviço da sua marca.

 

Envie promoções por meio da lista de transmissão

Esta é mais uma qualidade do WhatsApp Business: a possibilidade de enviar promoções com o recurso “listas de transmissão”. Nele, você encaminha as novidades aos clientes com uma única mensagem, ou seja, não é necessário escrever para todos os contatos individualmente.

Assim, fica muito mais rápido enviar o mesmo conteúdo para até 256 usuários, eles só precisam ter o seu número salvo no smartphone. Mas, saiba que, se você quiser alcançar um resultado mais eficaz, o ideal é personalizar os textos e sugestões para cada cliente conforme suas preferências. Com isso, leva-se um pouco mais de tempo que pode compensar no final.

De qualquer maneira, é bom reforçar a viabilidade de um sistema CRM na empresa e usar da melhor forma para favorecer um engajamento maior por meio do marketing no WhatsApp.

 

Seja criativo nas suas mensagens

O bordão “pense fora da caixa” pode correr solto durante o uso dessa ferramenta. Use toda a sua criatividade com o máximo de leveza possível e atraia o público para o universo da sua marca. Se tem uma coisa que as novas tecnologias podem fazer por você é encurtar distâncias e descomplicar a interação com as pessoas, e disso você já sabe.

Aproveite essa chance para estreitar o relacionamento com os clientes criando conteúdo divertido e descolado, sempre relacionando ao produto apresentado e à sua empresa. Com o rápido compartilhamento das informações no WhatsApp, aumentam as oportunidades de o material virilizar e ser visto por incontáveis usuários.

 

Crie grupos no WhatsApp

Os grupos mais comuns no WhatsApp são espaços que reúnem amigos, parentes, colegas de trabalho etc. As empresas podem aproveitar esse formato de comunicação para criar ambientes com categorias distintas de clientes, reunindo aqueles que tenham interesses em comum.

Certifique-se de pedir autorização das pessoas antes de adicioná-las aos grupos e só faça isso se realmente receber um ok. No começo os grupos serão restritos, mas, dependendo da qualidade do seu trabalho, novos adeptos chegarão e quando você menos esperar, uma comunidade estará formada.

Cuide, ainda, de disponibilizar benefícios e descontos reais e que façam sentido para quem você está oferecendo. Uma grande vantagem dessa funcionalidade é a segmentação do público, o que permite a comunicação com perfis diferentes de consumidores.

 

Promover marketing no WhatsApp é extremamente viável, moderno e rápido. Garante uma comodidade muito maior, pois chega instantaneamente nas mãos do cliente. Sem dúvida, é um recurso poderoso que tem tudo para criar proximidade, intensificar as vendas e dar mais satisfação para todos os envolvidos.

 

Agora que você já conhece as principais vantagens dessa ferramenta turbinada, aproveite para compartilhar com os seus contatos nas redes sociais. Assim, o engajamento começa desde já!